
Os primeiros caças franceses Mirage 2000-5 prometidos à Ucrânia foram entregues, confirmou o Ministério das Forças Armadas francês.
“Em 6 de junho de 2024, Emmanuel Macron anunciou a entrega dos Mirage 2000 franceses à Ucrânia”, anunciou o ministro francês das Forças Armadas, Sébastien Lecornu. Com pilotos ucranianos a bordo que foram treinados durante vários meses em França, irão agora participar na defesa dos céus da Ucrânia.”
O número exato de aeronaves entregues não foi especificado, embora existam relatórios que afirmem que a França deveria fornecer três caças Mirage 2000-5 à Ucrânia durante o primeiro trimestre de 2025.
O Mirage 2000 é um caça monomotor francês fabricado pela Dassault Aviation. Ele pode voar quase 1.600 quilómetros utilizando apenas o seu combustível interno. Além disso, pode transportar tanques de combustível externos que aumentam significativamente o seu alcance de combate. Atualmente, dois esquadrões franceses, 1/2 Cigognes e 3/11 Corse, operam o Mirage 2000-5, que os caças Rafale irão eventualmente substituir.
Embora o 2000-5 seja uma variante de superioridade aérea, a Força Aérea Francesa atualizou a aeronave na Base Aérea de Cazaux, a fim de aumentar a sua eficácia no conflito em curso na Ucrânia.
“Trata-se de dotá-los de capacidades de combate ar-solo. E para fortalecer o seu sistema de guerra electrónica”, disse Lecornu.
As principais modificações incluem a capacidade de lançar mísseis de cruzeiro SCALP-EG/Storm Shadow – normalmente usados numa versão de assento duplo, mas também compatíveis com o Mirage 2000-9 de assento único desenvolvido para os Emirados Árabes Unidos.
Estes jatos também serão armados com mísseis ar-ar MICA e bombas AASM Hammer, que já foram fornecidas à Ucrânia para utilização nos seus caças MiG-29. Além disso, os sistemas de guerra eletrónica serão modernizados para combater os esforços de interferência russos.
A entrega destes Mirages marca o segundo caça a jato ocidental a ser introduzido pelos militares da Ucrânia. Desde o início de agosto de 2024, os pilotos ucranianos operam caças General Dynamics F-16 fornecidos por países europeus, incluindo Holanda e Dinamarca.

