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Fim do programa A380 e nova encomenda da Emirates

 

A Emirates anunciou uma encomenda de 40 Airbus A330neo e 30 Airbus A350-900 num encomenda com um valor de 21.4 bilhões de dólares, preço de tabela.

Após uma revisão das suas operações e à luz dos desenvolvimentos em tecnologias de aeronaves e motores, a Emirates está a reduzir o seu A380 de 162 para 123 aeronaves. A Emirates irá receber mais 14 A380 nos próximos dois anos. Como consequência e dada a falta de pedidos em carteira com outras companhias aéreas, a Airbus irá cessar as entregas do A380 em 2021.

A Emirates também decidiu continuar a crescer com a nova geração de aeronaves widebody flexíveis da Airbus, encomendando 40 aeronaves A330-900 e 30 A350-900.

Em comunicado o diretor executivo da Airbus, Tom Enders disse: “Como resultado desta decisão, não temos uma carteira de pedidos substancial do A380 e, portanto, nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas com outras companhias aéreas nos últimos anos. Isso leva ao fim das entregas do A380 em 2021 ”,  “As consequências desta decisão estão amplamente incorporadas nos nossos resultados do ano de 2018”.

“O A380 não é apenas uma conquista industrial e de engenharia excepcional. Os passageiros de todo o mundo adoram voar nesta grande aeronave. Por isso, o anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo. Mas, lembrem-se de que os A380 ainda voarão pelos céus por muitos anos e a Airbus, é claro, continuará a apoiar totalmente as companhias operadoras do A380 ”, acrescentou Tom Enders.

“O A380 é o carro-chefe da Emirates e contribuiu para o sucesso da companhia aérea por mais de dez anos. Por mais que lamentemos a posição da companhia aérea, seleccionar o A330neo e o A350 para seu crescimento futuro é um grande endosso da nossa muito competitiva família de aeronaves widebody ”, disse Guillaume Faury, presidente da Airbus Commercial Aircraft e futuro CEO da Airbus. “No futuro, estamos totalmente comprometidos em cumprir a confiança que a Emirates está a depositar na Airbus”.

A Airbus irá iniciar discussões com os seus parceiros sociais nas próximas semanas sobre os 3.000 a 3.500 postos de trabalho afectados. No entanto, o aumento contínuo do A320 e o novo pedido da Emirates irão oferecer um número significativo de oportunidades de mobilidade interna.