A euroAtlatic através de comunicado informou que: um avião da companhia Boeing B767-300ER na atual crise do novo Coronavirus, aterrou em Barbados no Aeroporto Internacional Sir Grantley Adams (BGY), (voo MMZ-YU653), que serve a capital Bridgetown.
A escala da euroAtlantic na antiga colónia britânica, não fosse o motivo de realizar mais um voo repatriamento de paquetes da Carnival Cruise Lines, permitiria ao pessoal navegante português, conhecer um pouco da história da antiga colónia britânica, um cartão postal com praias de areias brancas, voltadas para o mar das Caraíbas, descoberta em 1511 por espanhóis e que a partir de 1536 tripulantes das naus portuguesas em rota para o Brasil, passaram a visitar.
A euroAtlantic airways renova mostrar o seu logotipo junto à Carnival Cruise Line, que integra a Carnival Corporation & pic, uma multinacional anglo-americana de cruzeiros, formada por 10 companhias, como a Holland America Line, Princess Cruises nos Estados Unidos a P&O Cruises e Cunard Line no Reino Unido, AIDA Cruises na Alemanha, Costa Crociere na Itália, estendendo ainda a sua rede de companhias a Espanha e Austrália.
A totalidade da frota da euroAtlantic está registada na Autoridade Aérea nacional e na atual pandemia da Covid-19, tem estado disponível para servir as capacidades estratégicas de Portugal, em necessidades de repatriamentos ou transporte de Carga aérea, evitando recursos a dependências externas.
O voo da euroAtlantic airways (MMZ-YU654) sai de Barbados dia 2 de maio pelas 14:00 (horas UTC) em direção ao Aeroporto Humberto Delgado (LIS) de Lisboa, onde deverá aterrar pelas 21:05 (horas UTC). Após rotação em Portugal, vai fazer uma escala técnica no Aeroporto Internacional de Tbilisi (TBS) na Geórgia, pelas 03:50 (horas UTC dia 3 de maio) e prevê estimar o destino final na Indonésia no Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta (CGK) que serve a região metropolitana de Jakarta, também destino do anterior voo repatriamento de Staff da Carnival Cruise Lines efetuado pela EAA a partir de Los Angeles, Estados Unidos.
A euroAtlantic airways recebeu da Carnival Cruise (Fleet Medical Operations) que opera 27 embarcações, com cerca de 40.000 tripulantes, garantias que todo o pessoal alvo de repatriamento, não estão infetados com o Covid-19, tendo já cumprido quarentenas superior a 14 dias. Para a EAA este o quinto repatriamento de navios atracados em portos do Japão, Tailândia, Estados Unidos e Portugal (MSC Fantasia).