A EAA – euroAtlantic Airways, companhia aérea portuguesa de wet leasing e charters, anunciou hoje que Stewart Higginson foi nomeado CEO e Presidente do Conselho de Administração da euroAtlantic Airways, sendo acompanhado por uma equipa de gestão altamente experiente, composta por Mário Alvim, Lourenço Gomes e João Nunes, que completarão o restante Conselho de Administração.
Juntamente com as mudanças deste órgão executivo, a Njord I-Jet Aviation S.A.R.L (“Njord I-Jet”), que detém o controle acionista da EAA, comprometeu-se a continuar a financiar a Empresa, demonstrando a confiança da Njord I-Jet Aviation nas perspetivas positivas de futuro para o negócio e posicionando a EAA para um crescimento à medida que esta entra numa fase importante do seu desenvolvimento. O foco da equipa de gestão será otimizar a melhoria de desempenho e a expansão da frota atual composta por cinco aeronaves Boeing de forma a responder à procura de mercado e melhorar os seus serviços de ACMI e charter.
Stewart Higginson, o novo CEO e Presidente do Conselho de Administração, tem uma vasta experiência profissional em melhorias de desempenho operacional em várias empresas de diferentes setores. É Operating
Partner da Njord Partners desde fevereiro de 2015, período durante o qual ocupou vários cargos relevantes de liderança, incluindo de CEO da Geoquip Marine e CEO da Nuova Deroma, e ocupando város cargos em Conselhos de Administração, quer como como diretor, quer como presidente. Ao longo da sua carreira recebeu vários prêmios e indicações pelas reestruturações e turnarounds corporativos em que participou, incluindo o International turnaround of the Year pela DeepOcean em 2012 e pela SolidAl em 2020.
Stewart Higginson foi diretor da Alix Partners por nove anos e é membro do UK Institute of Turnaround. Mário Alvim, Lourenço Gomes e João Nunes têm coletivamente mais de 40 anos de experiência na euroAtlantic e cerca de 100 anos de experiência na indústria da aviação. Mário Alvim é Piloto-Chefe da euroAtlantic e está na Empresa desde o seu ano de fundação (1993), tendo começado a sua carreira na Air Atlantis.
Lourenço Gomes é Diretor de Operações (COO), ingressou na Empresa em março de 2016, tendo anteriormente ocupado cargos de gestão na TAP, iniciando a sua carreira como piloto da Portugália Airlines, TAP Air Portugal e Emirates.
João Nunes regressou à euroAtlantic em março de 2023, depois de ter trabalhado anteriormente na mesma Empresa entre 2004 e 2008. Exerce presentemente a função de Accountable Manager. A sua carreira de mais de 25 anos na aviação inclui funções experientes na TAP Air Portugal, Netjets e JetCapitalAviation, onde foi Airworthiness Manager e Deputy Accountable Manager.
A Njord I-Jet é detida por fundos de capital geridos pela Njord Partners LLP, um investidor de longo prazo no mercado de PME’s na Europa Ocidental, com uma experiência comprovada em vários turnarounds bem- sucedidos. A Njord Partners gere um portfólio de ativos num valor superior a mil milhões de euros, fornecendo soluções de capital e participando ativamente nas melhorias estratégicas e operacionais nas empresas que
fazem parte do seu portfólio, gerando valor para todos os stakeholders.
Stewart Higginson, o novo CEO e Presidente da euroAtlantic, declarou: “Estou muito satisfeito por me juntar à euroAtlantic, onde espero trabalhar com o novo Conselho de Administração de forma a impulsionar a
próxima fase do crescimento da euroAtlantic e oferecer Serviços de ACMI e Charter de nível mundial”.
Jakob Kjellberg, Co-Founder e Co-Portfolio Manager da Njord Partners, deu nota que: “Estamos entusiasmados com as perspetivas futuras de EAA, bem capitalizada e sob nova liderança. A Empresa não poderia ter ninguém melhor do que o Stewart e o resto da equipa para liderar esta fase de transformação, e fornecer serviços de alta qualidade, económicos e flexíveis aos nossos importantes e valiosos Clientes. A experiência do Stewart na otimização de operações e desempenho empresarial não é equiparável e sabemos que o negócio irá prosperar com ele nesta nova função.”