A Emirates anuncia o seu mais recente anúncio publicitário, que apresenta um membro da tripulação de cabine da companhia aérea no seu icónico uniforme, de pé, na ponta do Burj Khalifa by Emaar – a 828 metros de altura. A protagonista junta-se, assim, ao conjunto restrito de pessoas que tiveram a oportunidade de estar no topo do edifício mais alto do mundo – entre as quais se incluem o ator Tom Cruise e o príncipe herdeiro de Dubai, H.H Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
O vídeo de 30 segundos inicia com um close up da tripulante de cabine a segurar alguns cartazes com mensagens, numa homenagem à famosa cena do filme “Love Actually” (2003). À medida que a câmara se vai afastando, é possível perceber que a tripulante da Emirates está na verdade no topo do Burj Khalifa by Emaar, mostrando em seguida uma vista panorâmica do Dubai.
“Na Emirates procuramos sempre desafiar o que é banal e ultrapassar os limites. Fazemo-lo todos os dias através dos nossos serviços inovadores, dos nossos produtos de alta qualidade e, claro, da nossa publicidade. A calma e a confiança da tripulação de cabine que o público vê no anúncio são a personificação da nossa equipa que está na linha da frente e que serve os passageiros, garantindo a sua segurança. Temos orgulho em estar entre os poucos privilegiados que puderam filmar no topo do Burj Khalifa by Emaar e ainda mais orgulhosos em podermos mostrar a nossa bela cidade do Dubai ”, afirmou Sir Tim Clark, Presidente da Emirates.
Segurança em primeiro lugar
O anúncio foi filmado sem qualquer tela verde ou efeitos especiais e foi resultado de um rigoroso planeamento composto por ensaios, testes e um rígido protocolo de segurança. No topo do edifício, a 828 metros de altura, a protagonista trabalhou numa circunferência com apenas 1,2 metros. Embora houvesse vários candidatos dentro da própria equipa de tripulantes de cabine da Emirates que se mostraram disponíveis e capazes, o anúncio foi gravado com uma instrutora profissional de skydiving – por forma a garantir toda a segurança – e que funcionou enquanto “duplo”.
Durante as filmagens e na preparação das mesmas, a segurança foi, de facto, sempre a principal prioridade. Foi contruída uma plataforma personalizada com um mastro anexado ao topo do edifício para que a protagonista do anúncio pudesse ficar em pé. A “tripulante” estava presa ao mastro, assim como a outros dois pontos, que por sua vez estavam diretamente ligados ao topo do edifício – através de um arnês escondido por baixo do uniforme da Emirates.
As filmagens começaram ao amanhecer, para que fosse possível capturar a luz da “golden hour”, e a equipa – incluindo a estrela principal do anúncio – começou a sua subida ao topo do Burij Khalifa by Emaar ainda durante a noite. A subida demorou 1 hora e 15 minutos, desde o piso 160 do edifício, e foi necessário escalar vários lances e escadas dentro de um tubo para conseguir chegar ao topo. Aqui, a equipa de filmagens trabalhou durante cerca de 5 horas com a protagonista do anúncio. Foi utilizado apenas um drone para para capturar as imagens num só take – conseguindo filmar uma sequência completa e contínua.
A 828 metros acima do solo, este é um dos poucos anúncios alguma vez filmados a uma altura como esta, e foi concebido e dirigido pela equipa interna da Emirates com a ajuda da Prime Productions AMG, com sede no Dubai.
O anúncio será adaptado para diversos mercados da rede Emirates, incorporando mensagens relevantes para diferentes públicos. A primeira campanha de TV irá para o ar no Reino Unido.