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Emirates anuncia investimento de 20 milhões de dólares em nova campanha filmada no topo do edifício mais alto do mundo


 

A Emirates volta a lançar uma campanha filmada no topo do edifício mais alto do mundo, com o objetivo de promover a Expo 2020 e a cidade do Dubai. Desta vez, o anúncio contou com a participação do icónico A380 pintado exclusivamente a propósito do evento a decorrer na cidade.

Em agosto de 2021, a Emirates já tinha lançado o primeiro anúncio a ser filmado no topo do Burj Khalifa, numa campanha que transmitiu as mensagens da companhia aérea a mais de 800 metros de altura – tendo-se tornado viral e chegado às manchetes internacionais e feeds de redes sociais de milhões de pessoas.

Desta vez, a nova campanha apresenta um vídeo de um minuto no qual é possível ver a figurante, que veste o icónico uniforme da Emirates em representação da tripulação de cabine, de pé no topo do Burj Khalifa by Emaar e a segurar cartazes com frases que convidam turistas de todo o mundo a visitar a Expo 2020 Dubai, a bordo da Emirates.

Em seguida, surge por entre a icónica skyline do Dubai, e posteriormente por detrás do Burj Khalifa, o famoso A380 da Emirates com a pintura exclusiva e alusiva à Expo 2020 Dubai. O vídeo culmina num flypast sobre a impressionante cúpula Al Wasl, na Expo 2020 Dubai. Algumas cenas dos bastidores destas filmagens podem ser vistas no canal de YouTube da Emirates, bem como nas páginas de redes sociais da companhia aérea.

Sir Tim Clark, Presidente da Emirates Airline, declarou: “Numa altura em que chegamos a meio dos seis meses de exibição da Expo, vemos que o entusiasmo e a dinâmica à volta do evento continuam muito fortes. A nossa última campanha transmite a mensagem da Expo de forma ousada e convida os turistas a visitar e a experimentar aquele que é verdadeiramente o maior espetáculo do mundo. Neste momento, não há outro lugar que ofereça tantas atrações, entretenimento e eventos musicais de primeira categoria, desportos fascinantes, pavilhões de vários países e pavilhões temáticos, um cenário gastronómico riquíssimo e muito mais – tudo num só local. O Dubai e a Expo já são atrações de excelência e o nosso objetivo é dar a turistas internacionais ainda mais razões para escolherem a Emirates e o Dubai para as suas próximas férias de Inverno e Primavera”.

Embora o vídeo seja curto e simples, o projeto foi resultado de um rigoroso planeamento composto por ensaios, testes e um rígido protocolo de segurança. A sua execução envolveu stakeholders de todo o setor da aviação do Dubai, com um especial foco na segurança em todos os momentos em que se realizam as manobras de baixa altitude com o A380.

Embora o vídeo seja curto e simples, o projeto foi resultado de um rigoroso plano composto por ensaios, testes e um rígido protocolo de segurança, envolvendo stakeholders de todo o setor de aviação do Dubai, com um forte enfoque na segurança.

O flypast, cuidadosamente planeado, exigiu que o A380 voasse a baixa altitude – apenas 2.700 pés, a altura exata do Burj Khalifa by Emaar – e a uma velocidade de apenas 145 nós – tendo em conta que a velocidade média de cruzeiro de um A380 é de cerca de 480 nós. A baixa velocidade garantiu que o avião pudesse circular eficiente e continuamente à volta do Burj Khalifa. No total, o A380 voou 11 vezes à volta do Burj Khalifa até conseguir o plano de filmagem desejado. Embora no vídeo pareça que o avião está a voar muito perto da tripulante, estava na realidade a voar a quase um quilómetro de distância do edifício.

Durante as fases de planeamento, pilotos da Emirates, equipas de Operações de Voo, controladores de tráfego aéreo, pilotos de helicóptero, operadores de aviões, equipas de filmagem, a equipa de marketing da Emirates, a equipa Emaar, equipas reguladoras bem como a GCAA (General Civil Aviation Authority dos EAU) e o DCAA (Dubai Civil Aviation Authority) trabalharam em conjunto para discutir e deliberar todos os detalhes e aspetos do projeto. Isto incluiu delinear um plano de voo seguro, realizar avaliações de risco, contabilizando o tráfego aéreo, áreas sobrevoadas, bem como a verificação de potenciais condições eólicas e meteorológicas que assegurassem as condições necessárias. Os pilotos treinaram várias vezes no simulador de voo do A380 para assegurar que cada manobra era verificada antes de ser realizada e que cada ponto de referência visual era coberto e testado. Os treinos no simulador também permitiram que toda a equipa determinasse e treinasse o modo de comunicação durante os flypasts e as filmagens para garantir que todos realizavam o seu trabalho em segurança.

Além disso, a equipa esteve em contacto permanente com o Controlo de Tráfego Aéreo do Dubai para assegurar que toda a atividade fosse protegida, bloqueando assim o espaço aéreo através de uma Área Temporariamente Restrita.

Como medida adicional para eliminar quaisquer riscos, as filmagens e os voos de baixa altitude foram realizados a 13 e 14 de Outubro de 2021 – num horário fora do período com maior afluência de partidas do Aeroporto do Dubai.

A nova campanha global multicanal decorrerá em 12 idiomas e em 19 países, e irá ser disponibilizada em plataformas televisivas, cinematográficas, digitais e na comunicação social. O anúncio faz parte de um investimento mais amplo de 20 milhões de dólares, que a Emirates encetou com o objetivo de gerar notoriedade, entusiasmo e, em última análise, resultar em mais visitas ao Dubai e à Expo 2020 Dubai.

Desde a reabertura da cidade do Dubai para viagens de negócios e turismo em Julho de 2020, a companhia aérea já realizou 15 grandes campanhas internacionais e regionais em 25 países. A primeira campanha foi apelidada “Dubai is Open”, mas destacam-se igualmente campanhas como a que contou com a participação do ator Chris Hemsworth para promover a Expo 2020 Dubai, e a própria campanha “Emirates Crew on Burj Khalifa” – realizada em agosto do ano passado e que se volta a repetir agora como a sua mais recente campanha de Inverno, que pretende realçar as imensas atividades que o Dubai tem para oferecer a turistas que procuram umas férias de verão durante o inverno.

A companhia aérea dedicou-se à promoção da Expo 2020 Dubai através de uma série de campanhas táticas globais, incluindo ofertas de passes diários por cada bilhete reservado, oferta de Milhas Skywards pelo tempo passado no Dubai durante o período da Expo, descontos para os primeiros dias, ofertas exclusivas para famílias e PMEs, entre outras promoções especiais.

Em exibição até 31 de Março de 2022, a Expo 2020 Dubai reúne países do mundo inteiro, acolhendo eventos únicos que levam muitos visitantes a voltarem, uma vez que o evento proporciona um programa de colaboração entre países, mostrando os avanços humanos e as últimas novidades em tecnologia, cultura, música artística, gastronomia, desporto e muito mais, incluindo mais de 190 pavilhões de várias nações para conhecer.