Os Estados Unidos reabriram hoje as suas fronteiras terrestres e aéreas aos passageiros estrangeiros com a vacina completa contra a covid-19, passado um ano e meio de terem sido encerradas.
Para assinalar esta data e a retoma dos seus voos a Bristish Airways e a Virgin Atlantic prepararam um momento especial no aeroporto de Heathrow descolando paralelamente e ao mesmo tempo, com destino ao aeroporto de JFK em Nova Iorque.
Às 08h50 (hora local) o Airbus A350-1000 da Bristish Airways com a matrícula G-XWBG a realizar o voo BA1 descolava da pista 27R e o Airbus A350-1000 com a matrícula G-VJAM da Virgin Atlantic a realizar o voo partia no voo VS3 descolava da pista 27L:
O momento ficou registado em vários vídeos:
Hoje, terminou assim a espera de regiões como a Europa, que aguardava uma medida recíproca de Washington desde que a União Europeia (UE) abriu suas portas aos norte-americanos vacinados no início do verão.
A partir de hoje, segundo a Casa Branca, os estrangeiros que desejem entrar nos Estados Unidos para visitas consideradas não essenciais, como turismo ou para encontros familiares, poderão fazê-lo tanto por via aérea como pelas fronteiras terrestres do México e Canadá.
Também poderão fazê-lo viajantes internacionais vacinados e que voem de países até então sujeitos a restrições de viagem devido à pandemia, lista que incluiu os 26 estados europeus do espaço Schengen, além do Reino Unido, Irlanda, Brasil, China, Irão, África do Sul e Índia.