Esta terça-feira, 9 de abril, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, recebeu uma visita pouco habitual. Tratou-se de um Dash Q200 da SATA Air Açores.
A aeronave em questão era o CS-TRB com o número de série 476 que estava a realizar o voo SP9002.
A aeronave realizou uma escala técnica para reabastecimento na sua viagem com destino a Norwich, no Reino Unido, onde irá passar por trabalhos de pintura.
O momento da passagem foi assinalado pelo Spotter Carlos Seabra:
A título de curiosidade, recentemente o Grupo SATA, indicou que está a ser estudada na SATA Air Açores a substituição da frota mais antiga.
As aeronaves mais antigas na companhia são os dois Dash Q200, o CS-TRB ‘Graciosa’ (com o número de série 476) e o CS-TRC ‘Faial’ (com o número de série 480).
As duas aeronaves têm cerca de 27 anos e voaram anteriormente pela Horizon Air, chegaram aos Açores em maio de 2009.
A 27 de julho de 2009, realizava-se o voo inaugural entre a ilha de São Miguel e a Ilha do Corvo, com o Dash Q200, dois meses depois das aeronaves terem chegado aos Açores devido ao processo de certificação pelo então Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
Os dois aviões podem transportar até 37 passageiros e chegaram para substituir o Dornier que transportava apenas 18 passageiros.
A aquisição dos dois Q200, representou à data um investimento de 11 milhões de euros, e estava integrada na renovação da frota da SATA Air Açores, que contava também com a integração dos quatro novos Q400 Next Gen.
Resta saber qual a aeronave mais atual que pode responder tanto à capacidade de carga, transporte de passageiros e operacionalidade em pistas curtas.