Últimas Notícias:

CS-TSJ e CS-TSI com registo de hard landing


O site The Aviation Herald indica que o Airbus A321LR da Azores Airlines, com a matrícula CS-TSJ, que realizou o voo S4 175 no dia 3 de fevereiro entre Porto para Ponta Delgada sofreu um hard landing ao aterrar na pista 12 do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

A aeronave não sofreu qualquer problema. O GPIAAF – Unidade de Aviação Civil relatou a aterragem forçada, mas afirmou que apenas registou o evento e não vai investigar (essencialmente classificado como dano menor e a ocorrência como um incidente).

Metars:
LPPD 040200Z 06012KT 9999 FEW020 15/10 Q1024=
LPPD 040130Z 05011KT 020V090 9999 FEW020 15/11 Q1024=
LPPD 040100Z 05014KT 9999 FEW020 15/11 Q1024=
LPPD 040030Z 06015KT 9999 FEW020 15/11 Q1024=
LPPD 040000Z 05014KT 9999 FEW020 15/11 Q1024=
LPPD 032330Z 06013KT 9999 FEW020 15/11 Q1023=
LPPD 032300Z 05015KT 9999 FEW020 15/11 Q1024=
LPPD 032230Z 05015G25KT 020V080 9999 FEW020 15/11 Q1024=
LPPD 032200Z 05015G25KT 9999 FEW020 15/11 Q1023=
LPPD 032130Z 03017G27KT 360V060 9999 FEW018 15/11 Q1023=
LPPD 032100Z 03015KT 360V060 9999 FEW020 16/11 Q1023=
LPPD 032030Z 03018G29KT 9999 FEW020 16/11 Q1022=

A aeronave permaneceu no solo cerca de 17 horas, tendo depois voltado ao serviço.

Uma ocorrência semelhante aconteceu cerca de 7,5 horas depois com o A321LR CS-TSI, que estava a realizar o voo S4 280 entre Boston e Ponta Delgada, com 90 passageiros e 7 tripulantes, tendo sofrido também um hard landing ao aterrar na pista 30 do mesmo aeroporto.

Mais uma vez sem qualquer registo de danos, tendo o GPIAA informado que registou a ocorrência, mas não vai investigar (essencialmente classificado como dano menor e a ocorrência um incidente).

Metars:
LPPD 040900Z 05012KT 9999 FEW020 15/09 Q1025 WS R12=
LPPD 040830Z 04013KT 9999 FEW020 14/10 Q1025 WS R12=
LPPD 040800Z 04013KT 9999 FEW020 14/09 Q1025 WS R12=
LPPD 040730Z 04013KT 9999 FEW020 14/09 Q1024=
LPPD 040700Z 04012KT 9999 FEW020 14/10 Q1024=
LPPD 040630Z 04011KT 9999 FEW020 14/10 Q1024=
LPPD 040600Z 04011KT 010V070 9999 FEW020 14/10 Q1024=
LPPD 040530Z 05010KT 010V070 9999 FEW020 14/10 Q1024=
LPPD 040500Z 03014KT 9999 FEW020 14/10 Q1024=
LPPD 040430Z 03013KT 360V060 9999 FEW020 14/10 Q1024=
LPPD 040400Z 04009KT 010V070 9999 FEW020 15/10 Q1024=
LPPD 040330Z 04011KT 9999 FEW020 15/10 Q1024=

A aeronave permaneceu no solo até 17 de fevereiro de 2022, depois realizou um voo de posionamento para Lisboa e retomou o serviço a 24 de fevereiro de 2022.