
A Corendon Dutch Airlines apresentou recentemente a primeira aeronave totalmente tatuada do mundo, marcando um momento simbólico tanto na aviação quanto na arte.
Em comunicado, a companhia indicou que para celebrar o seu 25º aniversário colaborou com o renomado tatuador Henk Schiffmacher, conhecido por tatuar ícones globais como Lady Gaga e Kurt Cobain.
A aeronave, Sweet Louise, apresenta uma tatuagem que cobre quase 200 metros quadrados da sua fuselagem, servindo como uma homenagem aérea às viagens.
Batizada de Sweet Louise, em homenagem à esposa de Schiffmacher, a tatuagem é inspirada em símbolos náuticos clássicos e executada no estilo tradicional de tatuagem. Este projeto celebra o legado artístico único de Schiffmacher.
“O design é uma homenagem ao viajante”, diz Schiffmacher. “A tatuagem no motor representa um pirata, o eterno viajante dos mares, transformado para a Corendon num símbolo em forma de coração. Tatuagens contam histórias, e esta reflete os meus anos a viajar pelo mundo e a conectar-me com pessoas de todas as esferas da vida. Ela simboliza movimento, conexão e o desejo de explorar. Tenho orgulho de que ela possa agora voar pelos céus.”
A ideia nasceu durante uma conversa entre o CEO da Corendon, Gunay Uslu, e Schiffmacher, que sonhava em tatuar uma aeronave inteira. Uslu abraçou a oportunidade de fundir arte e aviação de uma forma sem precedentes.
Para celebrar o 25º aniversário da Corendon, queríamos fazer algo ousado e inesquecível, algo que refletisse quem somos. Esta colaboração com Henk Schiffmacher é mais do que apenas chamativa; simboliza o espírito aventureiro da Corendon e a nossa disposição para ir além dos roteiros tradicionais. A aeronave tatuada é uma homenagem às nossas raízes e à nossa jornada, e mostra que viajar, assim como a arte, pode contar histórias poderosas e unir as pessoas de maneiras inesperadas”, explicou Gunay.
Aplicar o desenho da tatuagem foi um processo complexo. O desenho teve que ser cuidadosamente dimensionado para se ajustar aos contornos da aeronave sem perder a sua integridade artística.
“Trabalhámos em estreita colaboração com especialistas em aviação e arte para garantir que o design mantivesse a sua integridade. Foi um processo meticuloso, mas ver o resultado final foi incrivelmente gratificante”, diz Uslu.

