Últimas Notícias:

BelugaST está a realizar o transporte de dois H175 para o serviço de emergência chinês


 

O BelugaST Nº3, com a matrícula F-GSTC, está a realizar o transporte de dois H175 para o serviço de emergência chinês.

A aeronave deverá realizar duas escalas técnicas até ao seu destino final.

Os dois helicópteros H175 destinam-se ao serviço de resgate aéreo de emergência chinês.

De recordar que, a China está a acelerar a construção de um sistema nacional de salvamento aéreo de emergência modernizado. “A situação dos desastres naturais na China é difícil e complexa. A construção de resgate aéreo de emergência é um trabalho sistemático de grande importância e também é importante na promoção da modernização do sistema e das capacidades nacionais de gestão de emergências”, disse Guo Zhiwu, um alto funcionário do Ministério de Gestão de Emergências.

A Airbus criou o Airbus Beluga Transport, serviço de transporte de cargas de grandes dimensões, operado pelos BelugaST.

A Airbus Beluga Transport, empresa subsidiária do grupo Airbus, obteve o seu Certificado de Operador Aéreo a 13 de novembro, que permitiu iniciar voos fretados de carga.

Foram desenvolvidas as instalações que incluíram a nova sede, perto do aeroporto de Blagnac, de Toulouse, e a base operacional de aeronaves no aeroporto de Francazal, próximo a Toulouse, com duas posições de estacionamento dedicadas.

Foto: Airbus

A partir daí, as equipas de serviços de solo têm desenvolvido a capacidade para preparar o Beluga e as suas missões, especialmente em termos de carga e descarga, bem como de gestão e manutenção da aeronave.

O outro pilar importante da operação foi a transferência oficial dos aviões BelugaST (Airbus A300-600ST) do registo de frota da ATI para o da AiBT (em arrendamento da Airbus). Atualmente, a frota da AiBT inclui três aeronaves, com a quarta prevista para integração em 2024.