Últimas Notícias:

Beiras Airshow: Festival Aéreo em Castelo Branco de 10 a 12 de maio


 

Castelo Branco prepara-se para receber entre os dias 10 e 12 maio mais uma edição do seu Festival Aéreo, renomeado Beiras Airshow.

Desde 1996 e até ao ano 2019, o AEROUBI organizou o Festival Aéreo, o único no mundo organizado única e exclusivamente por estudantes universitários, que se insere no evento “ENA-Encontro Nacional de Aeronáutica”, também realizado pelo AEROUBI & AS Covilhã ao longo de décadas.

Em 2023 e após um interregno de alguns anos sem este importante evento ser realizado, foi pela Câmara Municipal de Castelo Branco lançado um novo desafio ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, o de unir o AEROUBI e a autarquia para retomar a realização do festival aéreo, com o importante objetivo de lhe dar uma nova imagem e identidade, com vital importância quer para a atividade aeronáutica quer para o desenvolvimento económico da região e o impulsionamento da Beira Interior.

Desta união nasceu um novo Festival Aéreo que culminou num conjunto de performances acrobáticas, exibições, debates e short talks. O evento conta com a presença das mais variadas empresas do ramo aeronáutico e aeroespacial no formato de stands para um contacto mais direto com os importantes players destas atividades, com os estudantes e com toda a população geral.

Em edições anteriores o Festival Aéreo teve lugar na Covilhã e em Castelo Branco, sendo que a última edição foi caracterizada de um enorme sucesso, contando com uma afluência de cerca
de cinco mil pessoas, a presença de várias empresas do ramo Aeronáutico e Aeroespacial, as mais variadas aeronaves, exibições e ainda a presença da Força Aérea Portuguesa que promoveu a possibilidade de realização de voos de batismo às crianças institucionalizadas e/ou portadoras de deficiência do concelho de Castelo Branco.

Para a edição de 2024 a organização sublinha que tem a ambição de inovar e elevar o Festival Aéreo a um novo patamar: um evento maior e melhor, uma ode à maravilha dos céus e à incrível tecnologia aeronáutica, proporcionando uma experiência inigualável para entusiastas da aviação, famílias e amigos.

O Festival Aéreo será uma celebração única durante três dias inesquecíveis no decorrer do início de maio onde o céu será palco para algumas das mais incríveis acrobacias aéreas que já viu. Pilotos habilidosos irão realizar manobras incríveis, rasgar os céus e marcar a memórias de todos aqueles que estiverem presentes.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar stands de empresas do setor, descobrir as últimas tecnologias e a indústria aeronáutica no seu esplendor. Além disso, debates e short talks proporcionarão insights valiosos sobre o futuro da aviação, sustentabilidade e as oportunidades emocionantes que o mundo aeronáutico tem para oferecer.