Últimas Notícias:
×

Base Aérea Nº4, recebeu pela primeira vez, KC-390 da Esquadra 506 “Rinocerontes” em escala para os EUA


O Spotter Clelio Garcia capturou através da sua objetiva a passagem do KC-390 da Esquadra 506 “Rinocerontes”, Base Aérea Nº4.

O momento aconteceu no passado dia 25 de outubro, tendo a aeronave feito recentemente uma nova escala.

Esta escala fez parte de duas missões de transporte transatlântico, entre a costa leste dos EUA e o Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1) / Base Aérea N.º 8 (BA8), em Ovar, para o transporte dos dois primeiros helicópteros UH-60A “Black Hawk”, o 29801 e o 29802 para a Força Aérea Portuguesa.

A primeira missão teve lugar a 26 de outubro de 2023, voando com o “callsign” AFP11, aterrando em Ovar, pelas 22h20.

A segunda missão, com o “callsign” AFP12, aconteceu a 2 de novembro de 2023, aterrando em Ovar perto das 22h00.

No mesmo dia que chegava a segunda unidade, o primeiro UH-60A “Black Hawk” com o número de cauda 29801, realizava o seu primeiro voo como BLACK01. O voo foi realizado pelas 11h00  no perímetro da pista da AM1/BA8 em Ovar.

De referir que, os Sikorsky UH-60 “Black Hawk” para a Força Aérea Portuguesa passaram por um processo de modernização extremamente significativo, que os transforma num helicóptero completamente atual.

A operação de requalificação inclui novos sistemas aviónicos, rádio e comunicações por satélite, além de toda a parte mecânica ter sido recondicionada. Por questões de segurança foram ainda incorporados sistema “data” e “voice recorder”.

O recondicionamento inclui ainda uma nova pintura ajustada às cores associadas à missão que terá ao serviço da Força Aérea.

Estes helicópteros distinguem-se pela capacidade de transportar até 12 bombeiros e respetivos equipamentos, além da capacidade de carregar consigo perto de três mil litros de água, pelo que são recursos valiosos para o combate a incêndios florestais.

Além daquelas, estas aeronaves estarão aptas a cumprir outras missões militares, conferindo à Força Aérea uma maior flexibilidade nas suas operações.

O contrato com a Arista prevê a entrega gradual das seis aeronaves nos próximos três anos, garantindo que a Força Aérea esteja pronta para enfrentar futuros desafios. Além disso, o contrato prevê ainda a formação de seis pilotos e 27 mecânicos, garantindo o início da operação da aeronave pela Força Aérea Portuguesa.

Com quatro anos de manutenção no local e apoio logístico incluídos, a Força Aérea estará preparada para manter e operar os UH-60 Black Hawk de maneira eficiente.

Esse investimento, que advém do Plano de Recuperação e Resiliência do Governo português com o objetivo de dotar o Estado Português de meios próprios de combate a incêndios rurais, reflete o compromisso contínuo da Força Aérea em proteger o território nacional.