Um Boeing 787-9 da Virgin Atlantic e um Airbus A350 da British Airways colidiram este sábado, 6 de abril, no aeroporto de Heathrow.
De acordo com as informações, o acidente aconteceu enquanto o Boeing B787-9 da Virgin Atlantic, com a matrícula G-VDIA, estava a ser rebocado do stand do Terminal 3 tendo a ponta da asa esquerda atingido o estabilizador horizontal do A350-1000 da British Airways, com a matrícula G-XWBC.
O B787-9 da Virgin Atlantic tinha aterrado de Washington algumas horas antes enquanto o avião da A350 da British Airways estava estacionado após o voo de Accra.
Accident at #heathrow involving a #virginatlantic #boeing787 and a #britishairways #A350 #bigjettv @BigJetTVLIVE pic.twitter.com/Hm5Vh6ehrc
— specialise cyclists (@slaytor_roger) April 6, 2024
De acordo com o porta-voz de Londres Heathrow: “Estamos a trabalhar em conjunto com os serviços de emergência e com as nossas companhias aéreas parceiras em resposta a um incidente envolvendo duas aeronaves em terra hoje cedo. O Virgin Atlantic Dreamliner estava a ser rebocado por uma empresa privada separada para um local diferente no campo de aviação. Nenhum passageiro estava a bordo quando ocorreu a colisão.”
O estabilizador horizontal direito, mas também o elevador do Airbus 350-1041 da British Airways foram afetados no incidente.
A área da ponta da asa esquerda do Boeing 787-9 da Virgin Atlantic também sofreu danos estruturais que o deixarão fora de operação durante alguns dias. A aeronave foi transferida para uma área remota do aeroporto para trabalhos de manutenção.