Últimas Notícias:

Austrian Airlines despediu-se esta segunda-feira da sua frota Dash Q400


 

A Austrian Airlines despediu-se esta segunda-feira, 31 de maio, da sua frota Das Q400.

O último voo operado por uma aeronave do tipo foi realizado entre Viena para Innsbruck.

O voo OS 905/6 operado pelo OE-LGI marcou o fim de mais de 40 anos de voos  com os Dash na Áustria.

“A Austrian Airlines está bem preparada para a reforma da frota do Dash. Com os confortáveis e eficientes aviões Embraer e Airbus, continuaremos a oferecer aos nossos passageiros um bom serviço de alimentação, tendo Viena como nosso hub”, diz Michael Trestl, diretor comercial da Austrian Airlines.

“O Dash tem uma carreira impressionante na nossa companhia, faz e continuará a fazer parte da nossa história. Não nos vamos esquecer disso. Gostaria de agradecer a todos os que serviram os aviões Dash nas últimas décadas, desde a tripulação de cabina e do cockpit, à equipa técnica e a muitos mais”, referiu Francesco Sciortino, diretor de operações da Austrian Airlines.

“Nas horas de ponta, o Dash Q400 completou até 44.000 voos individuais por ano”, indicou o chefe de frota da Austrian Airlines Dash, Thomas Bleimuth. “Com este tipo de aeronaves, era também possível voar para locais particularmente exigentes. Por exemplo, a Tyrolean Airways costumava voar no Dash 7 com quatro motores para Courchevel nos Alpes franceses, um aeródromo situado a mais de 2.000 metros acima do nível do mar”.

Na Austrian Airlines, 18 Dash 8-Q400 foram os últimos em serviço em rotas de pequeno curso, por exemplo em voos de Viena para Milão, Varsóvia ou Zagreb. Após quase 20 anos de operação na transportadora aérea de origem austríaca, só este tipo de aeronave pode gabar-se de alguns números impressionantes:

» Mais de 20 milhões de passageiros voaram na frota Dash Q400 austríacos nos últimos 20 anos.

» O Dash Q400 voou 237 milhões de quilómetros sem acidentes, a mesma distância de 310 voos de ida e volta à lua.

» Os  Dash Q400 de registo austríaco passaram um total de “54 anos no ar”.

» Durante a sua operação, os aviões completaram mais de 520 000 aterragens seguras.

» Durante as suas verificações pré-voo, os pilotos do Dash Q400 percorreram mais de 52 000 quilómetros a pé, ou seja, 20 viagens de circum-navegação ao território da Áustria.

Os último 6 Dash Q400 da companhia encontra-se armazenados no aeroporto de Bratislava.

A futura frota da Austrian Airlines será inteiramente constituída por aeronaves da Airbus, Boeing e Embraer.