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Airbus A321XLR recebe certificação da EASA


 

A Airbus anunciou que o A321XLR equipado com motores CFM LEAP-1A recebeu a Certificação de Tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), preparando o caminho para a entrada em serviço da nova aeronave no final do verão.

O Certificado de Tipo foi entregue por Florian Guillermet, Diretor Executivo da EASA, a Isabelle Bloy, Engenheira Chefe do A321XLR. A certificação da versão do motor Pratt & Whitney está prevista para o final de 2024.

“Lá vem o A321XLR, um produto diferenciado que traz novo valor ao mercado, ampliando as possibilidades para os nossos clientes e passageiros. Com o seu longo alcance, o A321XLR possibilita uma série de novas rotas diretas, oferecendo oportunidades naturais de crescimento aos nossos clientes e ao público viajante. A nova aeronave oferece às companhias aéreas a eficiência da uniformidade dentro da linha de produtos A320/A321 e a sua cabine versátil, uma gama de possibilidades de serviços que são simplesmente únicas!”, diz Christian Scherer, CEO do negócio de Aeronaves Comerciais da Airbus.

“Com a certificação, alcançamos um marco importante. O próximo passo é preparar a aeronave para as suas primeiras missões comerciais com clientes em todo o mundo.”

O A321XLR fica lado a lado com widebodies na frota de uma companhia aérea. Introduz a flexibilidade para adicionar capacidade, abrir novas rotas ou mesmo continuar a operar rotas existentes quando a procura é variável. Tudo isso ao mesmo tempo em que queima 30% menos combustível por assento do que as aeronaves concorrentes da geração anterior e custa cerca de metade do custo de viagem dos widebodies modernos.

A nova cabine Airspace do A321XLR proporcionará conforto aos passageiros em viagens de longa distância em todas as classes.

O primeiro A321XLR completou o seu voo inaugural em junho de 2022, tendo depois seguido um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves.

Até agora, mais de 500 Airbus A321XLR foram encomendados.

De recordar que a primeira companhia aérea a receber o Airbus A321XLR será a Iberia.

Foto: Tobias Gudat