Conforme planeado, a Air France iniciou este domingo, 31 de outubro de 2021, os seus voos comerciais com o Airbus A220-300.
A primeira rota a ser servida com esta aeronave foi entre os aeroportos Paris-Charles de Gaulle e Berlim (Alemanha). No mesmo dia a aeronave também voou para Veneza.
Já esta segunda-feira a Air France irá operar para Madrid e Barcelona, estando planeado que durante este inverno, a aeronave passe a voar também para Bolonha, Roma (Itália), Lisboa (Portugal) e Copenhaga (Dinamarca).
A Air France indicou que para este inverno IATA tem previsto voar para 87 destinos de longo curso e 95 de curto e médio curso e ter novas rotas para todos os continentes.
De referir que a Air France recebeu no dia 29 de setembro o seu primeiro Airbus A220-300, a mais nova joia da frota na sua rede de curto e médio-curso. Desde a introdução dos Airbus A350 na rede de longo curso, a companhia prossegue a renovação da sua frota e, até ao final de 2025, vai ter integrados os 60 A220-300 encomendados em 2019, para substituir gradualmente os Airbus A318 e A319, bem como diversos Airbus A320. Esta encomenda – a maior de um cliente europeu – inclui um mix adicional de 30 opções e 30 direitos de aquisição.
“Este novo aparelho com um desempenho energético incomparável representa um grande avanço para a Air France. Até à data, a renovação da frota mantém-se a principal fonte de redução das emissões de CO2, por isso continuamos a investir em aviões de última geração. Estamos também a ativar todas as alavancas à nossa disposição, como os combustíveis sustentáveis ou a eco-pilotagem, para contribuir para a descarbonização do transporte aéreo e nos posicionarmos como líderes de uma aviação mais sustentável”, declarou Benjamin Smith, Diretor-geral da Air França-KLM.
“A entrada de um avião na frota é sempre um momento formidável para uma companhia aérea. Todas as equipas da Air France estão a preparar-se para isso há mais de dois anos e estamos ansiosos por apresentar aos nossos clientes o conforto deste avião. Esta cabina mais espaçosa, luminosa e 100% conectada, contribui para elevar o posicionamento da nossa oferta“, acrescentou Anne Rigail, Diretora-geral da Air France.
Batizado “Le Bourget” em homenagem à história da cidade, profundamente ligada à aeronáutica, a aeronava é adornada com as emblemáticas cores da Air France. Apresenta ainda o cavalo-marinho alado na frente da fuselagem e nas pontas das asas, símbolo que personifica o mito fundador da companhia.
Um avião económico e ambientalmente eficiente
O mais inovador e eficiente corredor único da sua categoria, o Airbus A220-300 é perfeitamente adaptado à rede de curto e médio curso da Air France. Oferece uma redução de 10% no custo por assento face aos Airbus A318 e A319 e destaca-se pelo desempenho energético: consome 20% menos combustível do que a aeronave que substitui e as suas emissões de CO2 são também reduzidas em 20%. A sua pegada de ruído é também 34% menor. Essas características vão desempenhar um papel decisivo na redução da pegada ambiental da Air France e na realização dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável. Até 2030, a companhia terá reduzido em 50% todas as suas emissões de CO2 por passageiro/km face a 2005, ou 15% em termos absolutos. A Air France está também empenhada em trabalhar com todas as partes interessadas e os poderes públicos para atingir o objetivo climático de zero emissões líquidas de CO2 até 2050.
O mais alto nível de conforto a bordo
O Air France Airbus A220-300 tem 148 assentos, numa configuração 3-2 (i.e., 5 assentos por fila), permitindo que 80% dos clientes desfrutem de um assento à janela ou no corredor. Propõe 2 cabinas de viagem, Business e Economy, e acesso ao Air France Connect, a oferta de Wi-Fi a bordo da companhia.
A poltrona é a mais larga do mercado (48 cm). Com inclinação de 118 graus e encosto para a cabeça ajustável, é revestida em couro e possui espumas ergonómicas para maior conforto. Um largo tabuleiro monobloco, porta-copos, bolsa para revistas e livros, tomadas USB A e C individuais e um porta-tablet ou smartphone integrado no encosto completam o pacote.
A cabina, a mais espaçosa e mais iluminada da sua categoria, está disponível nas cores da identidade da Air France: tons de azul, forte presença do branco a oferecer luz e contraste, e uns toques de vermelho que personificam a excelência e o savoir-faire da companhia. O tapete do chão revisita o tradicional padrão ornamental em espiga, simbolizando assim o emblemático universo “haussmaniano” dos apartamentos parisienses.
As grandes janelas panorâmicas oferecem uma luz natural durante toda a viagem. Do embarque à aterragem, as configurações de iluminação ambiente da cabina criam uma iluminação dinâmica e brilhante para a fase de boas-vindas e de desembarque e uma iluminação mais suave para uma atmosfera serena e descontraída durante o voo. Os compartimentos de bagagem espaçosos permitem o carregamento fácil das malas. O corredor central, particularmente amplo, facilita a deslocação.
Finalmente, como em toda a frota da Air France, o ar da cabina é completamente renovado a cada 3 minutos graças a um sistema de reciclagem que usa filtros do tipo H.E.P.A. (High Efficiency Particulate Air), que eliminam 99,9% das partículas e vírus.