O Aeroporto de Lisboa (LPPT /LIS) está desde hoje, dia 16 de abril ligado ao Eurocontrol Network Manager.
É o 28° aeroporto com operação A-CDM total e apenas o 3° que já usa os serviços B2B para enviar todas as mensagens DPI
O Aeroporto de Lisboa passa assim a ter uma plataforma tecnológica que torna mais eficiente a operação do aeroporto, através da partilha de informação relevante e da adopção de processos coordenados.
Os parceiros envolvidos neste projeto CDM (Collaborative Decision Making) são a ANA Aeroportos de Portugal (VINCI Airports), NAV, TAP, Portway e Groundforce.
Há alguns anos que todas estas companhias estão comprometidas com a implementação do Airport Collaborative Decision Making, um dos pilares tecnológicos do Single European Sky, cujo grande objetivo é organizar o espaço aéreo europeu em blocos funcionais e não tanto pelas fronteiras nacionais dos vários países. Isto para conseguir acomodar em condições de seguranças os crescimentos de tráfego aéreo previstos.
Chega agora o momento de o projeto A-CDM ver a luz do dia, depois de terem já sido feitos os primeiros testes operacionais que demonstraram a grande potencialidade desta nova forma de partilha e trabalho colaborativo.
Os objectivos inerentes a este acordo são:
- Assegurar mecanismos técnicos e processuais de partilha de informação operacional no Aeroporto de Lisboa que possibilitem uma maior eficiência no processo aeroportuário no seu todo e nos processos específicos de cada parceiro;
- Implementar procedimentos que possibilitem, para além da partilha de informação relevante e em tempo útil, obter maior previsibilidade sobre as etapas fundamentais associadas aos voos processados;
- Promover a troca de informação entre o Aeroporto de Lisboa e o NMOC (Network Manager Operations Control) para potenciar essa previsibilidade e fornecer informação mais rigorosa;
- Criar um sistema que avalie as melhorias decorrentes da partilha de informação e condições de previsibilidade e do qual resultem propostas de ações concretas de melhoria.