Últimas Notícias:

A330MRTT da Força Aérea Francesa transporta doentes de franceses com Covid-19

A pedido das autoridades francesas, o Corpo Grão-Ducal de Incêndio e Resgate, por decisão da unidade de crise do governo e em estreita colaboração com Luxairport, LuxairGroup e Polícia Grão-Ducal, coordenou o transporte e acompanhamento de 6 doentes em cuidados intensivos do Grande Leste na França.

O objetivo da missão é aliviar os serviços dos cuidados intensivos do Grande Leste francês, sobrecarregados de pacientes seriamente afectados pelo “coronavírus” e interná-los em hospitais de outras regiões francesas.

Os 6 pacientes transportados por ambulâncias de reanimação do SAMU de Mosela e ambulâncias médicas particulares foram recebidos na fronteira em Zoufftgen por um oficial de ligação e pelo director de assistência médica do CGDIS, depois escoltados para o aeroporto de Findel pela Polícia Grão-Ducal.

Graças ao apoio da equipa do LuxairGroup e das equipas da CIS Aéroport, os pacientes puderam ser transportados, instalados e apoiados pelas equipas médicas de um Airbus A330MRTT da Força Aérea Francesa equipado para o transporte de doentes em tratamento intensivo (“A330 Phoenix na configuração Morphée”) que aterrou às 11h20 (horas locais) na pista do aeroporto Findel.

Depois de recebidos a bordo de todos os doentes, o avião descolou às 13h30, rumo a Toulouse.

Este tipo de aeronave é  destinado ao uso militar e para feridos pela guerra, mas também para evacuar as vítimas de terrorismo.

Agora, são utilizado para o transporte de doentes com coronavírus e pela primeira vez este dispositivo está a ser utilizado em território francês, nesta configuração médica.