Talvez pela primeira vez na história da companhia, a frota segue toda a mesma linha de pintura.
A última aeronave a receber as novas cores foi o A320 CS-TKK, que inicialmente não estava programada para receber.
A aeronave estava desde o dia 28 de fevereiro no Norwich International Airport onde foram realizados os trabalhos, tendo regressado esta segunda-feira, 8 de março, a Lisboa.
Em relação à frota da companhia e de acordo com fontes do sector a SATA Azores Airlines deverá começar a voar com equipamento A320neo a partir de 2024, altura em que terá feito a totalidade do phase out da sua actual frota A320.
Como é sabido estava programado a saída do A320 CS-TKK, durante este ano, mas a companhia decidiu prolongar o contrato de leasing até 2024 devido ao aumento da operação para este ano.
Este é um processo normal de qualquer companhia aérea por forma a ter a frota mais eficiente e económica possível:
CS-TKP – 18 anos
CS-TKK – 16 anos
CS-TKQ – 16 anos
Se ficar confirmado a entrada dos A320neo na frota da companhia a mesma deverá operar 2 unidades A320neo, para servir as suas rotas para o Pico e Faial.
Na totalidade a companhia ficará com uma frota composta por 7 modelos da família A320neo: 2 A320neo, 2 A321neo (CS-TSG, CS-TSF) e 3 A321LR (CS-TSI, CS-TSH, CS-TSJ).
O negócio poderá ser fechado com o lessor parceiro Air Lease Corporation.
O A320neo e os modelos derivados fazem parte da família de aviões de corredor único mais vendida no mundo, que conta já com mais de 6 500 encomendas vindas de mais de 100 clientes desde o seu lançamento em 2010. Pioneiro, este modelo integra as tecnologias mais recentes, incluindo motores de nova geração e uma cabine com um design de referência na indústria aeronáutica, o que proporciona uma poupança de 20% em combustível por passageiro.
O A320neo também tem outros benefícios a nível ambiental como uma diminuição na pegada sonora de cerca de 50% em relação aos aviões concorrentes de gerações anteriores.