
A Força Aérea Portuguesa anunciou que através da aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – “Linces”, realizou no passado dia 8 de julho, três transportes médicos urgentes, assegurando a transferência de doentes entre o Continente, os Açores e Espanha, numa missão que exigiu uma resposta rápida e coordenada para garantir a continuidade dos cuidados de saúde.
A FAP refere que a primeira missão consistiu no transporte de um bebé de três meses entre Lisboa e Madrid. O voo contou com o acompanhamento de uma equipa médica, constituída por um médico e dois enfermeiros, a fim de prestar todo o apoio médico necessário durante o transporte. A missão totalizou mais de duas horas de voo.
Posteriormente, a tripulação do Falcon 50 foi novamente empenhada em duas missões nos Açores. A aeronave descolou do Aeródromo de Trânsito N.º 1 (AT1), na Portela, para assegurar o transporte de um doente entre as ilhas de Santa Maria e de São Miguel.
No voo de regresso ao AT1, a tripulação dos “Linces” transportou ainda um doente em estado crítico da Ilha de São Miguel para Lisboa, para que o mesmo pudesse receber os cuidados de saúde especializados que não estavam disponíveis no arquipélago.
No total destas duas missões, o Falcon 50 voou cerca de quatro horas e 30 minutos. Durante ambos os transportes, os doentes foram acompanhados por equipas médicas, que asseguraram os cuidados necessários até à sua entrega às autoridades de saúde no destino, para posterior encaminhamento para unidades hospitalares especializadas.
A Força Aérea Portuguesa sublinha que, uma vez mais, respondeu presente, levando esperança a quem mais dela precisava. Estas missões evidenciam a capacidade permanente para assegurar o transporte médico e o apoio às populações, garantindo uma resposta rápida e eficaz, sempre que a vida e o bem-estar dos portugueses assim o exigem.
























