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VIP RAF Voyager regressa à sua actividade operacional

Após a chegada do RAF VIP Voyager à base, na RAF Brize Norton em Oxfordshire, depois de concluído o seu novo esquema de pintura, a aeronave voltou ao seu papel principal, treino de abastecimento no ar. Reabastecimento ar-ar (AAR) para caças RAF Lightning e Typhoon durante o Exercício CRIMSON OCEAN.

Após várias semanas de trabalho meticuloso, o Voyager foi considerado como estando apto para assumir todas as funções operacionais, incluindo AAR e transporte de pessoal, juntamente com o restante da frota da RAF Voyager. Descolando da RAF Brize Norton, a aeronave passou a maior parte do dia no ar para efectuar vários  reabastecimentos aos caças que participavam do exercício conjunto da RAF e da Marinha Real.

“A nova decoração parece excelente, mas a realidade é que pilotar esta aeronave não é diferente de nenhuma das outras aeronaves que compõem a Força Voyager. É capaz de realizar as mesmas tarefas essenciais de Defesa, entre as quais o papel de reabastecimento ar-ar que nos permite estabelecer as nossas aeronaves Typhoon e Lightning em todos os cantos do globo. Participar do Exercise Crimson Ocean é uma óptima oportunidade para mostrar o que a Voyager pode fazer. ” Alistair Scott, Officer Commanding 10 Squadron

Exercício CRIMSON OCEAN permite que a Marinha Real e a RAF treinem e aprimorem sua capacidade de realizar operações rotineiras de caça e helicóptero em vários ambientes, desde o porta-aviões HMS Queen Elizabeth. Os aviões relâmpagos do Esquadrão 617 estão a bordo do porta-aviões desde 10 de junho, quando deixaram sua base na RAF Marham, em Norfolk.

Portanto, por enquanto, a VIP Voyager está de volta ao seu ‘dia de trabalho’, a aeronave em breve cumprirá o  seu  papel VIP, exibindo a nova pintura da Bandeira da União para o Reino Unido em todo o mundo ao transportar Ministros, Realeza e as suas delegações em missões comerciais, diplomáticas e outras. 

O projeto era  só  sobre o design visual, era um projeto de engenharia complexo que requer desenhos detalhados desenvolvidos pela AIRBUS. O Marshall Aerospace and Defense Group foi então escolhido para entregar o projeto dentro do prazo e do orçamento. O Voyager é um navio-tanque extremamente capaz,  permite transportar até 111 toneladas de combustível, a capacidade mais alta de todas as aeronaves-tanque, com a capacidade de distribuir 50.000 kg de combustível para uma ampla gama de aeronaves durante uma missão de quatro horas de espera por mais de 1.000 nm do ponto de descolagem.

Apesar das aparências, o design da bandeira segue a convenção de que a bandeira apareça como se estivesse voando enquanto viaja pelo ar. Ao visualizar o lado de estibordo (lado direito), isso pode dar a impressão equivocada de que o design está ao contrário ou de cabeça para baixo, quando na verdade o observador está simplesmente vendo o verso da bandeira.

Informações e Fotos RAF.