Últimas Notícias:

Técnicos de manutenção de aeronaves reúnem-se em congresso para dignificar a classe profissional


 

A terceira edição do congresso nacional do SITEMA – Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, dedicado ao tema “Relações de Poder”, decorreu em Lisboa e incluiu a intervenção de personalidades da aviação nacional e internacional.

Nesta terceira edição, dedicada ao tema “Relações de Poder”, o sindicato pretendeu valorizar a classe, contando com intervenções dedicadas à carreira dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA), por Abílio Nico (TMA), a sua interligação com outras profissões, por João Roque (piloto), a relação entre sindicato e os trabalhadores, pelo Presidente da SATA, Luís Rodrigues, homenagear a história de vida de Edilberto Moço (ex-TMA/Engenheiro e Professor Académico) e, ainda, uma palestra motivacional pelo coach Jorge Coutinho.

Jorge Alves, presidente do SITEMA, sublinhou que “o congresso anual é sempre dedicado a enaltecer a classe, não só na aviação civil como na sociedade em geral. Os TMA portugueses têm muito boa reputação a nível internacional, demoram em média 10 anos a qualificarem-se para a função, daí serem dos mais disputados no mercado. O objetivo do congresso é promover a retenção do talento português”.

O encontro contou com a representação internacional de Ola Blomqvist, Presidente da AEI -Aircraft Engineers International (Associação internacional de Engenheiros de Aviação) que apresentará os pilares base, objetivos e maiores desafios da profissão em aviação.

Luís Rodrigues, CEO da SATA, convidado como orador, adiantou que “É uma honra ser orador no congresso do SITEMA, em que vou partilhar a minha experiência e aprendizado sobre relações laborais. O foco vai ser no “milagre” da SATA e no papel que os Sindicatos tiveram nesse processo. Adicionalmente, vou ter a oportunidade de aprender com um painel de ilustres oradores sobre o tema mais lato de Relações de Poder”.

O SITEMA organiza, anualmente, o encontro nacional e conta com cerca de 900 associados integrados em empresas de transporte e manutenção de aeronaves em Portugal como a OGMA, TAP, SATA, SATA International, EuroAtlantic, PGA, MESA e Aeromec.