Últimas Notícias:

SATA duplica número de lugares nos voos para o Pico


 

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral anunciou que a companhia aérea SATA vai oferecer 67.700 lugares nos voos para a ilha do Pico no verão de 2023, o “dobro” do que disponibilizou em 2022.

“O Pico não só está bem servido em número de lugares oferecidos, como também poderá ter voos extraordinários, caso haja necessidade”, destacou a governante, em declarações feitas no parlamento açoriano.

A titular da pasta dos transportes na região entende que este aumento da oferta de lugares nos voos da companhia aérea regional representa “uma oferta robusta”, e que resulta também do crescimento turístico que se tem verificado na ilha montanha.

A deputada socialista Marta Matos, eleita pelo Pico, entende que o Governo Regional não tem cumprido as suas promessas para com a ilha, nomeadamente, em matéria de acessibilidades, dando como exemplo a prometida ampliação da pista do Aeroporto do Pico, que considerou não passar de “propaganda” política.

Rui Martins, deputado do CDS, acusa os socialistas, que estiveram no Governo até 2020, de terem “inviabilizado” o projeto de ampliação da pista do Aeroporto do Pico, ao autorizarem projetos de revitalização da cultura da vinha do Pico, comparticipadas por fundos comunitários, através do programa VITIS, junto a uma das cabeceiras da pista, que agora a região pretende ampliar.

“Esses projetos, aprovados em 2020, inviabilizam, na prática, a ampliação da pista do Aeroporto do Pico até 2035”, lamentou o deputado centrista, adiantando que os socialistas dizem agora uma coisa, mas fizeram o seu contrário no passado.