AS TUAS ASAS COMEÇAM AQUI
A aviação enfrenta, a nível global, um desafio relacionado com a escassez de recursos humanos, agravado no período pós-COVID19. Durante a pandemia, o setor sofreu cortes drásticos de pessoal, com muitas companhias aéreas e operadores a reduzir o seu pessoal para se adaptarem à realidade imposta. Com a retoma das operações e o crescimento acelerado do setor, em algumas regiões do globo, a falta de profissionais qualificados, como pilotos, tripulantes de cabina, técnicos de manutenção de aeronaves, controladores de tráfego aéreo, entre outros, tem provocado constrangimentos operacionais.
Por outro lado, a aviação é um setor muito regulado e regulamentado, pelo que as exigências e requisitos técnicos a cumprir são, também, uma condicionante na procura das especificas qualificações técnicas e certificações próprias, o que agrava a dificuldade de atrair e reter talentos.
Para mitigar esses desafios, programas liderados pela ICAO e EASA procuram incentivar a entrada de novas gerações e promover a diversidade no setor. Iniciativas como programa “Next Generation of Aviation Professionals” (NGAP) da ICAO e o “Global Aviation Gender Summit”, são voltadas para atrair jovens talentos e aumentar a inclusão, enquanto campanhas singulares que promovem a participação feminina e destacam a importância de mais mulheres exercerem funções na aviação, dado que o setor tem uma subrepresentação de mulheres, que ainda enfrentam barreiras culturais e estruturais para ingressar em áreas historicamente dominadas por homens, como a pilotagem e a manutenção.
É, assim, fundamental formar novos profissionais para o setor e despertar nas camadas mais jovens o desejo de ser parte da equipa da aviação.
A ANAC, sabendo que para estas faixas etárias nunca existiu uma ação a nível nacional, transversal a vários ciclos de ensino, para motivar para a aviação, considera essencial esta campanha “As Tuas Asas começam aqui”, com o propósito de inspirar jovens e jovens adultos a explorar as oportunidades que o setor da aviação tem para oferecer.
Esta campanha insere-se na estratégia definida pelo Conselho de Administração de aproximação ao setor, em que pretende reforçar e estabelecer novas parcerias com entidades públicas e privadas, escolas e universidades, indústria e associações não governamentais, nacionais e internacionais com vista a robustecer o setor da aviação civil, garantindo a segurança, a competitividade e sustentabilidade.
























