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Airbus completa primeiro reabastecimento em voo totalmente automático. F16 da Força Aérea Portuguesa participou no exercício.

 

A Airbus cumpriu com êxito a primeira operação de reabastecimento  air-to-air (A3R) totalmente automática, através de um sistema de lança ( boom system). A campanha de testes de voo, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu um avião-cisterna de teste da Airbus, equipado com a solução Airbus A3R, e uma aeronave de combate F-16 da Força Aérea Portuguesa, que atuou como como recetor. Este momento-chave está integrado na fase de industrialização dos sistemas A3R, antes de sua implementação no desenvolvimento do avião-cisterna A330 MRTT.

A campanha envolveu  um total de 45 horas de teste de voo e 120 contatos secos feitos através do sistema A3R, e cobrindo todo o envelope de reabastecimento aéreo, ao mesmo tempo em que o F-16 e o MRTT consolidam a maturidade e as capacidades do desenvolvimento neste estágio. A fase de certificação começará em 2021.

Didier Plantecoste, responsável pelos programas de cisternas e derivados da Airbus, agradece à   “Força Aérea Portuguesa pelo seu apoio contínuo e ajuda neste desenvolvimento crucial” e considera que “a conquista deste marco fundamental para o programa A3R destaca o excelente desenvolvimento das capacidades do A330 MRTT e mais uma vez confirma que nosso navio-cisterna é a referência mundial para operações de reabastecimento atuais e futuras”.

O sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO), melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento  air-to-air em condições operacionais, ajudando a maximizar a superioridade aérea.

Vídeo de arquivo:

Assim que o procedimento é ativado pelo ARO, o sistema A3R solta a lança automaticamente e mantém o alinhamento entre a ponta da lança e o recetáculo com extrema precisão; o alinhamento adequado e a estabilidade do recetor são verificados em tempo real para manter uma distância segura entre a lança e o recetor e também para determinar o momento ideal para estender o feixe telescópico para alcançar a conexão com o recetor. Nesta altura, a transferência de combustível é iniciada para abastecer a aeronave recetora e, uma vez concluído o abastecimento e dada a ordem de desconexão, a lança é afastada do recetor, retraindo o feixe telescópico para manter uma distância de separação segura. Durante esse processo, o ARO simplesmente monitoriza a operação.

Vídeo de arquivo com A310MRTT:

Emirates deverá retomar voos para Lisboa em junho e para o Porto em setembro

 

A Emirates atualizou recentemente o seu planeamento de voos, bem como a implementação de novas regras nos seus voos.

De acordo com as informações, a companhia prevê retomar os seus voos para Lisboa a 1 de junho e para a cidade do Porto a 1 de setembro.

O voo para Lisboa será operado diariamente em equipamento Boeing B777-300ER, aumentando para dois voos diários a partir de 1 de agosto.

Para o Porto, a companhia irá operar quatro voos por semana em equipamento Boeing 777-200LR.

A Emirates irá retomar brevemente voos comerciais de passageiros para Jacarta, Manila Taipei, Chicago, Tunis, Argélia e Cabul, além dos voos já em operação para Londres e Frankfurt.

A companhia também já solicitou autorização para reiniciar a sua operação par São Paulo, no Brasil.

A Emirates também aplicou uma nova política para a sua bagagem.

Assim sendo, bagagem de cabine não será aceite nesses voos, estando limitada ao portátil e à respectiva bolsa, ou a uma pequena bolsa de mão.

A companhia aumentou a sua franquia de bagagem de porão.

 

Azores Airlines contratada para operar voo para Viena

 

A Azores Airlines realizou hoje, 16 de abril, um voo especial entre a cidade do Porto e Viena.

O voo foi operado pelo A321 CS-TSF “Breathe”.

O voo S46542 foi contratado para transportar cerca de 160 passageiros portugueses, para Viena, onde nos próximos dias deverão retomar as suas actividades profissionais.

 

No regresso a Lisboa o A321neo realizou uma escala no Aeroporto de Tarbes para recolher as tripulações que realizaram os voos do A321LR CS-TSH e do A320 CS-TKK que ficaram estacionados naquele aeroporto, durante esta fase de baixa actividade provocada pelo Covid-19.

Brasil freta seis voos à TAP para repatriar mais de 1.300 cidadãos

 

As autoridades brasileiras fretaram à TAP seis voos este mês para repatriamento de cidadãos que se encontram em Portugal.

O primeiro desses voos de repatriamento partiu hoje, às 11h00, do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, rumo a São Paulo.

“São seis voos. Em princípio, operaremos cinco e poderemos vir a operar um sexto, ao longo do mês de Abril”, afirmou à Lusa a primeira secretária do consulado do Brasil em Lisboa, Izabel Cury.

Segundo a diplomata, se for necessário realizar os seis voos – porque o sexto ainda não é certo que seja necessário -, esta operação de repatriamento de cidadãos nacionais custa ao Estado brasileiro 1,4 milhões de euros.

Para já, está garantida a realização de cinco destes voos.

Mais dois voos descolaram esta tarde, será realizado mais um no sábado a partir de Lisboa e outro do Porto.

Na próxima semana, estão previstos mais dois, ambos de Lisboa: um no domingo, dia 19, e outro na quarta-feira, dia 22.

Todos os voos têm como destino São Paulo. A bordo vão, na sua maioria, viajantes brasileiros que, por causa dos cancelamentos de voos e outras restrições resultantes da pandemia da covid-19 tinham ficado retidos em Lisboa, mas também cidadãos brasileiros residentes em Portugal que se encontravam em situação de vulnerabilidade.

easyJet adia recepção de 24 novos aviões e garante que tem liquidez para aguentar nove meses sem voar

 

A easyJet informou que chegou a acordo com a Airbus para adiar a recepção de 24 novos aviões, dez dos quais no exercício em curso, 12 no próximo e dois no seguinte, porque a sua primeira prioridade é preservar a liquidez.

A companhia especificou aliás que, desta forma, no exercício de 2021, que começa em outubro deste ano, não receberá qualquer novo avião.

Adicionalmente, a companhia indica que nos próximos 16 meses tem que tomar decisões relativamente a 24 contratos de leasing, o que o seu CEO Johan Lundgren realça lhe conferir “outro nível de flexibilidade para responder à procura futura”.

Johan Lundgren, durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, anunciou que, após várias iniciativas de financiamento, a companhia aérea gerou uma liquidez adicional de cerca de 2,24 mil milhões de euros, levando a um fluxo de caixa de cerca de 3,8 mil milhões de euros.

Estas iniciativas permitiram à easyJet gerar liquidez suficiente para aguentar até nove meses com os aviões estacionados, se assim for necessário devido à pandemia de covid-19, o que lhes custaria cerca de 3,4 mil milhões de euros.

Para isso contribuíram acções estratégicas de controlo de custos, tais como o adiamento da aquisição de 24 novas aeronaves como referimos acima), redução de custos com trabalhadores, combustível, empresas de handling, manutenção não urgente, entre outros.

A companhia divulgou ainda que prevê que o seu prejuízo, antes de impostos, nesta primeira metade do ano, se fixe entre os 212 e 235 milhões de euros, representando uma melhoria face ao período homólogo do ano passado, em que tinha tido perdas de 316 milhões, igualmente antes de impostos.

HiFly realiza mais um voo de carga entre a China e Portugal

Aterrou esta quarta-feira, 15 de abril, à noite no Aeroporto Humberto Delgado mais um voo da HiFly proveniente da China.

O A340-300 9H-JAI da companhia transportou mais 24 toneladas, cerca de 3000 caixas, de material médico para a ajuda no combate à pandemia do Covid-19 em Portugal.

Para além dos voos de repatriamento contratados à companhia, a HiFly está com uma forte operação nos voos de carga especialmente para França e Portugal.

Lufthansa estaciona toda a frota Airbus A340-600

 

A Lufthansa anunciou hoje, 16 de abril, que decidiu retirar das suas operações os modelos Airbus A340-600 da sua frota.

A companhia indica que não deverá colocar no seu planeamento este modelo pelo menos dentro de um ano a um ano e meio, estando a ser considerada, caso regressem que apenas sejam alguns modelos.

Assim sendo, a Lufthansa vai estacionar todos os seus 17 A340-600 no aeroporto de Teruel, na Espanha, onde já estão três unidades do modelo.

O Aeroporto de Teruel está localizado entre Saragoça e Valência, no nordeste da Espanha. Com cerca de 240 dias de sol por ano e poucas chuvas, a região é particularmente adequada para aeronaves estacionadas.”

Azores Airlines vai estacionar aeronaves em Tarbes

 

A Azores Airlines vai enviar, para já,  para o Aeroporto Internacional de Tarbes-Lourdes Pyrénées duas das suas aeronaves.

Trata-se do A321LR CS-TSH, com chegada prevista às 17h e do A320-200 CS-TKK às 17h20 para armazenamento.

Várias companhias têm procurado soluções para estacionarem as suas aeronaves nesta fase.

Por volta das 18h30 está prevista a chegada do A321neo CS-TSF proveniente de Viena, e ao que tudo indica, para realizar o transporte das tripulações para Lisboa.

A título de curiosidade está também estacionado neste aeroporto o A330 CS-TRY da HiFly mais conhecido como “cachalote” que esteve ao serviço da companhia.

TAP já fez pedido de auxílio ao Estado – Miguel Frasquilho

 

O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, afirmou hoje que a transportadora aérea “já endereçou um pedido de auxílio ao Estado português”, tendo expectativa de que possa ser conhecida “muito em breve” uma resposta.

Miguel Frasquilho falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito de um requerimento do Bloco de Esquerda (BE) sobre a situação da TAP e planos para o futuro.

“A TAP já endereçou um pedido de auxílio ao Estado português”, afirmou o ‘chairman’ da empresa, salientando que a transportadora aérea portuguesa tem “a vantagem de ter o Estado como acionista”.

Miguel Frasquilho referiu ainda que o apoio às operadoras aéreas acontece “em todos os países europeus”, tal como nos Estados Unidos, “onde foi negociado um pacote de auxílio às empresas” e onde está em cima da mesa a tomada de participações na estrutura acionista em diversas empresas de aviação.

O ‘chairman’ salientou que o “reforço da posição acionista do Estado não pode ser descartada” no contexto atual, como “nenhum cenário pode ser descartado”, tendo em conta a pandemia do novo coronavírus.

“Temos a expectativa que possamos conhecer essa resposta muito em breve”, acrescentou.

“Estou certo que vamos encontrar a melhor solução para a TAP para garantir o futuro da companhia”, salientou o gestor.

Além disso, “estamos conscientes que esse auxílio” irá aparecer “com condicionalismo associado”, uma vez que “quem ajuda pode impor condições”, apontou.

EuroAtlantic vai operar voo de repatriamento entre Angola e Brasil

 

A EuroAtlantic Airways solicitou à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil operação de um voo entre Angola e o Brasil para repatriamento de cidadão brasileiros.

O voo contratado à companhia portuguesa será realizado no próximo dia 18 de abril.

De acordo com as informações conhecidas, o voo será operado com o Boeing 767-300ER com a matrícula CS-TKR, entre Luanda – Recife – São Paulo (Guarulhos) – Lisboa

A380 da British Airways danifica pista do Aeroporto Chateauroux

 

A British Airways enviou para o Aeroporto Chateauroux (CHR), na França, cerca de metade da sua frota de Airbus A380 para ficarem estacionados durante esta fase de pandemia Covid-19.

Hoje, 15 de abril, chegou mais um A380 para estacionamento, o G-XLED.

Durante o reboque para a posição de estacionamento a pista de taxi way ficou danificada na parte lateral esquerda devido ao peso da aeronave.

Na quarta-feira, da última semana, chegaram os primeiros modelos A380 da companhia para estacionar:

Réception A380: Jour 1

Jour 1: retour en images sur la réception des 4 premiers Airbus A380 British Airways qui, en fin de journée, ont pris leur place sur T2.A terme, pas moins de 11 appareils du même type seront présents à l' Aéroport Marcel Dassault – Châteauroux pour plusieurs mois durant lesquels le staff technique de la compagnie devrait procéder à bon nombre d'opérations de maintenance.Merci encore une fois à la compagnie British Airways pour sa confiance.

Publicado por Aéroport Marcel Dassault – Châteauroux em Quarta-feira, 8 de abril de 2020

De acordo com as informações nos próximos dias a British Airways irá enviar mais cinco unidades Airbus A380 da British Airways para ficarem estacionados naquele aeroporto.

T2 change de visage.

La moitié de la flotte A380 de British Airways a investi T2. Et ce n'est pas fini, ils seront bientôt rejoints par 5 autres appareils du même type. Images impressionnantes d'un de nos agents AFIS, Jonathan ZANINGER. (Instagram : jon_wait09)Réalisation: Damien NOËL

Publicado por Aéroport Marcel Dassault – Châteauroux em Quarta-feira, 8 de abril de 2020

De recordar que a companhia tem na sua frota um total de 12 Airbus A380.

Boeing elimina mais de 300 aviões da lista de encomendas. GOL reduz a sua encomenda de B737MAX

 

A Boeing eliminou mais de 300 aviões da sua lista de encomendas em março, devido aos pedidos de cancelamento resultantes da quebra de procura no setor da aviação, provocada pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a fabricante aeronáutica.

Dos 300 cancelamentos registados pela fabricante norte-americana, 150 eram pedidos do modelo 737 Max, que teve de ser retirado do espaço aéreo internacional, depois de estar envolvido em dois acidentes mortais resultantes de uma falha técnica.

Além de cancelamentos existem também alterações quanto ao número final das encomendas, como é o caso da companhia aérea brasileira GOL.

A companhia solicitou uma redução de 34 unidades de Boeing 737 MAX das 130 unidades encomendas de MAX 8 e MAX 10.

A GOL tem sete unidades do MAX 8 estacionadas em Confins (CNF) e outras 13 na fábrica da Boeing, aguardando a recertificação do modelo.

“Estamos a trabalhar com os nossos clientes, muitos dos quais enfrentam uma pressão financeira relevante para reverem os planos de frota e fazer ajustes apropriados. A Boeing continua a ajustar o livro de encomendas para adaptar-se a uma produção de curto prazo do 737 MAX inferior ao planeado”, disse a empresa através de uma declaração à imprensa.

Segundo a sua página na internet, a Boeing regista 5.049 pedidos de aviões no final do primeiro trimestre deste ano, depois de reduzir a lista em 307 unidades devido às baixas expectativas de que sejam entregues devido às dificuldades que o setor atravessa.

A Boeing, que no ano passado teve o primeiro exercício com prejuízo em duas décadas, suspendeu este mês a produção de aviões comerciais devido às medidas impostas pelas autoridades norte-americanas para conter a propagação da covid-19.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estimou hoje uma quebra de receitas das companhias aéreas mundiais superior a 50% devido ao “agravamento da crise” do novo coronavírus, que reduziu em 80% o número de voos a nível mundial em comparação com o mesmo período do ano passado.

Com informação da:

TAP reduz frequências para Maceió, adia início dos voos para Montreal e Boston e coloca em sistema as novas rotas

 

A TAP já colocou nos sistemas de reservas as suas novas rotas, conhecidas recentemente, bem como realizou algumas atualizações a rotas já programadas.

A rota entre Lisboa e Maceió inicialmente programada com três voos semanais, será operada com dois voos semanais.

Os voos estão programados para iniciarem a 12 junho e serão operados em equipamento A321LR.

A rota entre Lisboa e Montreal deverá iniciar a 26 de junho, em vez de 23 de maio.

Os voo serão operados seis voos por semana em equipamento A321LR.

Já os voos entre Ponta Delgada e Boston, inicialmente estavam programados para começar a 4 de junho, terão inicio a 22 de junho.

A companhia vai operar cinco voos por semana em equipamento A321LR.

Quanto à rota anunciada recentemente entre Ponta Delgada e Toronto deverá iniciar no dia 25 de junho, com dois voos por semana em A321neo.

Os voos serão operados às quintas e Sábados.

A segunda nova rota a começar será Porto – Ilha do Sal, com um voo por semana em A319, à saída do Porto às sextas-feiras (TP1553) às 22h25, para chegar ao Sal pelas 00h55 do dia seguinte. Os voos de regresso (TP1552) partem aos Sábados às 01h45 para chegar ao Porto pelas 7h55.

A rota Lisboa – Agadir está prevista começar a 25 de outubro, com quatro voos por semana em ATR72, às segundas, sextas, sábados e domingos.

A ligação Lisboa – Cancun, por sua vez, arranca a 27 de outubro com três voos por semana em A330-900neo, às terças, quintas e sábados.

Os voos Lisboa – Cidade do Cabo também estão programados com três frequências semanais, em A330-900neo, com partidas de Lisboa às quartas, sextas e domingos.

Azul vai transportar medicamentos para várias cidades através da TwoFlex

 

A Azul anunciou hoje nas suas redes sociais que está a realizar decolagens muito importantes!

A companhia indica que o seu compromisso é fazer com que todos possam continuar a sonhar.

A Azul vai levar medicamentos para várias cidades do Brasil e, a partir de 15 de abril, começará a ligar pequenas cidades do Brasil com voos operados pela TwoFlex para:

Água Boa – GGB,

São Felix do Araguaia – SXO,

Parintins – PIN,

Maués – MBZ,

Tangará da Serra – TGQ

Juína – JIA.

Os voo serão operados a partir de Manaus e Cuiabá.

Mais um voo da TAP a caminho da China

 

O Airbus A330neo CS-TUR está neste momento a realizar o voo TAP9185 entre Lisboa e Pequim.

Esta é a quarta vez que a companhia está a realizar um voo de carga entre Portugal e a China.

Siga o voo AQUI

Voo humanitário TAP com destino a Pequim

Voo humanitário TAP entre Pequim e Lisboa com 20 toneladas de material médico!Leia a notícia completa no nosso site em: https://kiosquedaaviacao.pt/ja-chegou-a-lisboa-a330neo-da-tap-com-20-toneladas-de-equipamento-medico/(Vídeo: TAP Air Portugal)

Publicado por Kiosque da Aviação em Terça-feira, 7 de abril de 2020

 

O voo da TAP que chegou no passado dia 12 de Pequim transportou 16 toneladas de carga médica (aproximadamente 160m³ de material) que incluiu máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, viseiras, luvas e fatos de proteção individual.

António Costa: Já havia accionistas da TAP a querer vender as suas participações e aeroporto do Montijo é para manter

 

O primeiro-ministro afirmou hoje também que o Governo tenciona manter o calendário da construção do novo aeroporto do Montijo, mesmo tendo em conta as consequências económicas da covid-19, e não excluiu o recurso à nacionalização da TAP.

Estas posições foram assumidas por António Costa em entrevista à Rádio Observador, conduzida pelos jornalistas Pedro Benevides e Rita Tavares, António Costa falou entre outros temas sobre as consequências da pandemia de covid-19 no transporte aéreo, mais concretamente na TAP.

No que respeita ao futuro da TAP, tal como na segunda-feira à noite o ministro Mário Centeno tinha admitido em entrevista à TVI, também António Costa defendeu que “não há nenhuma razão para excluir nenhum instrumento de ação pública que se revele necessário”.

Neste ponto, o líder do executivo recorreu ao humor: “Seguramente não está na nossa mente [do Governo] nacionalizar o Observador. Relativamente à TAP, onde o Estado já é acionista, todos sabemos que o setor da aviação civil sofreu de forma devastadora esta situação de crise”.

“Aliás, sabemos que já havia vontade de alguns acionistas no sentido de poderem alienar as suas posições, e a TAP é uma empresa absolutamente estratégica para o país”, argumentou.

Interrogado se o Governo tenciona manter a construção do novo aeroporto do Montijo, numa fase de previsível redução do transporte aéreo em todo o mundo, o primeiro-ministro defendeu que a projetada quebra não compromete “os cenários de desenvolvimento de uma infraestrutura essencial” como essa em termos de médio prazo.

“O novo aeroporto internacional será sempre necessário. Como vimos, no passado, o crescimento ultrapassou muito as previsões. Espero que o calendário se mantenha, porque este não é o momento de se desinvestir, mas de investir. Aliás, há obrigações contratuais nesse sentido e têm de ser criadas as condições institucionais para que esse investimento seja possível de realizar”, apontou o líder do executivo.

A atual situação de quase encerramento do tráfego aéreo, de acordo com o primeiro-ministro, tem apenas a vantagem de permitir a Portugal “ganhar tempo relativamente ao seu atraso nos projetos de desenvolvimento de expansão da capacidade aeroportuária.

“Dos contactos que tenho tido com a ANA, não obstante o gigantesco prejuízo diário que está a ter, [a intenção] é manter o calendário de investimento”, reforçou.

Questionado se o Governo garante um aumento de 1,1% dos salários da administração pública em 2021, o líder do executivo alegou que, antes do Orçamento do Estado para o próximo ano, ainda se colocará o Orçamento Suplementar para 2020, “incorporando o aumento brutal da despesa que resultou seja dos investimentos no Serviço Nacional de Saúde, seja nos custos de medidas sociais de apoio ao rendimento e ao emprego”.

“Se me pergunta se pode não haver condições [para aumentar os salários da administração pública], respondo que pode não haver condições, como pode ser que haja condições”, sustentou, antes de salientar que o conjunto de opções económico-financeiras a tomar pelo seu executivo nessa fase ainda se encontram em aberto.

Antonov An-225 já aterrou em Varsóvia (veja o vídeo do cockpit e do lowpass)

O Antonov An-225 Mriya UR-82060 aterrou hoje em Varsóvia depois de um à China para realizar o transporte de 95 de toneladas de material médico, para ajudar alguns países europeus no combate à pandemia de Covid-19.

Graças às redes sociais conseguimos acompanhar estes momentos quase em tempo real.

Um dos pilotos do AN225 filmou os momentos finais da aterragem a partir do cockpit:

Durante o lowpass de analise à pista os pilotos fizeram questão de fazer uma saudação aeronáutica:

David Neeleman reduziu a sua posição na Azul

 

David Neeleman reduziu a sua posição na Azul para liquidar um empréstimo pessoal, de acordo com um comunicado da companhia aos investidores.

Segundo as informações, David Neeleman tinha feito um empréstimo pessoal em 2019, no valor de 30 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros), tendo utilizado como garantia parte das suas ações na Azul, uma vez que “não tinha intenção de as vender, por acreditar no seu potencial”.

No entanto, a pandemia do coronavírus e o consequente impacto no mercado obrigou a uma “chamada de margem no empréstimo, e devido à velocidade do movimento e ao facto de Neeleman ter outros investimentos no setor sem liquidez como na TAP e na Breeze, não houve tempo para conseguir a liquidez adequada“, esclarece a companhia aérea, no mesmo comunicado:

A Azul S.A. comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que seu acionista Controlador teve sua participação em ações sem direito à voto reduzida de 11.432.352 ações preferenciais, correspondentes a 3,34% dessa espécie de ações, para 2.116.004 ações preferenciais durante o mês de março de 2020.

A companhia esclarece que não houve alteração na posição de ações votantes detidas pelo acionista controlador, totalizando 622.406.638 ações ordinárias. David Neeleman, fundador e acionista controlador da Azul, esclarece que havia feito um empréstimo pessoal em 2019 no valor de US$ 30 milhões usando como garantia parte de suas ações da Azul, dado que ele não tinha intenção de vender suas ações da Azul por acreditar em seu potencial.

O impacto da pandemia do Covid-19 no mercado de ações, porém, ocasionou uma chamada de margem no empréstimo, e devido à velocidade do movimento e o fato de ele ter outros investimentos no setor sem liquidez como TAP e Breeze, não houve tempo para levantara liquidez adequada.

Assim, os bancos custodiantes executaram a garantia. David afirma ainda que não vendeu de maneira ativa nenhuma ação da Azul.

Airbus A350-1000 e Boeing 777-300 embateram no aeroporto de Dubai

O Airbus A350-1000 da British Airways com a matrícula G-XWBA e o Boeing 777-300 da Emirates com a matrícula A6-EBR ficaram danificados no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB).

Ambas as aeronaves sofreram danos no estabilizador horizontal durante a colisão, enquanto o A350 da British Airways estava a realizar o pushback.

Foto: @airline_kitty

O A6-EBR tinha realizado um voo EK-9706 entre Riade e o Dubai, já o A350 da tinha realizado o voo entre Londres e o Dubai.

 

A400M das Forças Armadas do Luxemburgo faz voo inaugural (com imagens)

 

O Airbus A400M de nova geração, encomendado pelas Forças Armadas de Luxemburgo, fez o seu primeiro voo. A aeronave descolou ontem de Sevilha (Espanha), onde está localizada a linha de montagem final, às 16h08 (hora local) e aterrou cinco horas depois no mesmo local.

Este Airbus A400M será operado pelas forças armadas da Bélgica e Luxemburgo, integrado numa unidade binacional sediada na Bélgica.

A entrega desta aeronave está programada para o segundo trimestre de 2020.

Ministro das Finanças admite nacionalização da TAP

 

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu hoje a nacionalização da transportadora aérea TAP como uma possibilidade de viabilizar a companhia, recusando descartar opções de recuperação da economia na sequência da pandemia de covid-19.

“[…] Já ouvi colegas meus, insuspeitos, de lhes passar pela cabeça tomar decisões, até como ministros das Finanças, que não nos passaria pela cabeça tomar há mês e meio. Portanto, não seria correto nem verdadeiro que eu dissesse […] que qualquer opção fosse tabu”, afirmou Mário Centeno, em entrevista à TVI, quando questionado se admite no plano de recuperação da economia intervenções diretas ou indiretas, como a nacionalização de empresas.

“Sobre a TAP, por exemplo, tem desafios únicos. Há muitas formas de intervir, mas essa também é uma delas”, declarou Mário Centeno, quando confrontado com uma eventual nacionalização da transportadora em que o Estado é o maior acionista com 50% do capital.

Referindo que o Governo terá de “reagir a algo para o qual não existe um guião”, o ministro das Finanças recusou “tirar qualquer possibilidade para dar resposta” aos impactos do novo coronavírus na economia, por desconhecer que “desafios se vão colocar amanhã”.

Na mesma entrevista, Centeno afirmou hoje que as estimativas do Governo apontam para uma queda de 6,5% do PIB anual por cada 30 dias úteis em que a economia esteja paralisada devido à covid-19.

“As estimativas que existem e apresentaremos brevemente números nesse sentido estão enquadradas em factos que vão desde 6,5% do PIB anual por cada 30 dias úteis em que a economia esteja, como ela está hoje em Portugal”, referiu o governante.

United vai retomar voos de Newark para Lisboa e Porto

 

A companhia de aviação norte-americana United atualizou a sua programação de voos, indicando que vai retomar as suas operações para vários destinos, incluindo os voos de Newark para Lisboa e Porto.

A United vai retomar os voos entre Newark e Lisboa no dia 20 de maio, com voos  diários operado com equipamento B787-10.

Já a rota entre Newark e cidade do Porto, os voos serão retomados a dia 2 de julho, com um voo diário em avião B757-200.

O Boeing 787-10 Dreamliner da United Airlines conta com 44 lugares na United Polaris Business Class, 21 na classe United Premium Plus, 54 em classe United Economy Plus e ainda 199 assentos em United Economy.

“Com o lançamento do último modelo Boeing 787-10 Dreamliner na rota de Lisboa – Nova Iorque/Newark, a United Airlines melhora a experiência dos clientes que voam para os Estados Unidos”, sublinha a companhia aérea norte-americana no comunicado em que foi apresentada a operação inicialmente.

A United Airlines, no seu comunicado, referiu ainda que foi “a primeira companhia norte-americana a receber o B787-10 e também a primeira companhia aérea do mundo a ter toda a família de Boeing Dreamliners (787-8, 787-9 e 787-10)”, tornando-se agora na primeira a oferecer viagens neste aparelho à partida de Lisboa.

Conviasa cria caixa acrílica para transportar passageiros com covid-19

 

Por forma a permitir o transporte de doentes positos com Convid-19 a Conviasa – Consorcio Venezolano de Industrias Aeronáuticas e Serviços Aéreos SA , instalou no seu Airbus A340-200 uma cabine de acrílico com capacidade para 12 passageiros, como medida de proteção para a tripulação e restantes passageiros passageiros.

De referir que as aeronaves no geral já estão equipadas com filtros HEPA, que garantem a troca do ar da cabine a cada minuto diminuindo assim os riscos para a saúde dos que voam.

Na sexta-feira, dia 10 de abril, a Convisa realizou um voo entre Toluca, no México, e Caracas, por forma a repatriar um grupo de venezuelanos que estavam presos nos Estados Unidos, bem como, fazer regressar aos EUA alguns americanos.

De acordo com as informações, a Venezuela recebeu um pedido através do Gabinete Externo dos EUA para o país coordenar o regresso de cidadãos americanos.

“Os EUA solicitaram a saída da Venezuela de 120 cidadãos americanos. A Conviasa autorizou um voo especial para o México, porque os EUA recusaram voos diretos. 27 cidadãos dos EUA apareceram . Nós cumprimos”, escreveu Jorge Arreaza, Ministro para as Relações Exteriores.

Como os Estados Unidos não autorim voos da Conviasa a solução passou por uma operação através de Toluca, no México.

Beijing Capital Airlines opera voo de carga humanitária para Portugal

 

A Beijing Capital Airlines operou no passado dia 11 de abril um voo de carga entre Pequim e Lisboa com equipamentos médicos para a ajuda do combate à pandemia do Covid-19.

O voo foi operado pelo A330-300 B-8679.

Foto: Aeroporto de Lisboa

De recordar que a Beijing Capital Airlines anunciou que iria retomar os seus voos comerciais de passageiros para Lisboa no dia 24 de abril, com uma ligação semanal entre Pequim Daxing – Xi’an – Lisboa.

Os voos serão operados com equipamento Airbus A330-200 e têm hora prevista de aterragem no Aeroporto Humberto Delgado às 7h20.

De acordo com as informações partilhadas, a retoma da operação para Lisboa resulta das novas directrizes anunciadas pela autoridade chinesa para a aviação civil (CAAC – Civil Aviation Administration of China), tendo determinado que as companhias aéreas chinesas só podem operar uma rota por país, cada uma com um voo semanal, enquanto as companhias estrangeiras só podem operar uma rota para a China, também com um voo semanal.

As novas directrizes obrigam que os voos de/ para a China sejam operados com uma ocupação máxima de 75% e façam uma escala técnica para inspecção num dos 12 aeroportos designados na China.

Voo do Grupo SATA à China já chegou aos Açores

 

Às 12 horas e quinze minutos aterrava no Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada, Açores o A321neo CS-TSF da Azores Airlines com material médico proveniente da China.

De recordar que o Governo Regional do Açores solicitou ao Grupo SATA a realização de um voo de carga para o transporte de material médico, num investimento de cerca de 9,3 milhões de euros, para a ajuda do Covid-19.

Este voo especial teve inicio no dia 10 de abril, sexta-feira, quando a aeronave descolou rumo a Xangai com uma equipa composta por 11 elementos… 1500 elementos;

Nas palavras de um dos membros da tripulação, o Comandante Jorge Gaspar:

“Somos 11 nesta foto, na realidade somos 1500 os que hoje vão iniciar esta importante missão com destino à China, onde iremos recolher equipamento médico e sanitário, para a reforçar a Nossa Região Autónoma dos Açores.
Enorme é o sentimento de honra, orgulho e responsabilidade de representar a nossa bandeira e todos os nossos colegas que estão espalhados por todas as ilhas nos Açores, Continente, Canadá e USA e que fazem do Grupo SATA uma grande família!!”

Devido à autonomia da aeronave foi necessária realizar uma escala técnica para abastecimento e descanso da tripulação em Novosibirsk, na Sibéria.

Foto: Jorge Gaspar

Enquanto o voo de ida decorria, o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, publicava na sua conta oficial de Facebook:

“Julgo ser impossível que esta situação tenha passado pelo espírito de qualquer um daqueles que, a 21 de Agosto de 1941, fundaram a Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos.
Tenho sérias dúvidas que este cenário tenha sido sequer aventado por aqueles que, anos mais tarde, fizeram surgir, a partir daquela, o Serviço Açoriano de Transportes Aéreos.
Há, porém, uma certeza, comprovada e evidente: quando os Açores precisam da SATA, a SATA responde presente!
Um entre vários exemplos: Vôo da SATA Internacional-Azores Airlines a sobrevoar, há pouco, o espaço aéreo russo, a caminho da China para ir buscar diverso material médico para o nosso Serviço Regional de Saúde.”

 

Às 10h45 (horas locais) aterrava no Shanghai Pudong International Airport finalmente “Marciano Vieiga”.

Atualização #6O A321neo CS-TSF da Azores Airlines já está a caminho de Portugal!Pelo caminho irá realizar uma escala técnica.✈️ Leia mais sobre o voo em: https://bit.ly/34uoB6U🌍 Siga o voo em: https://www.flightradar24.com/RZO25F/2459b9f2(Vídeo: CMD Jorge Gaspar)

Publicado por Kiosque da Aviação em Domingo, 12 de abril de 2020

Às 14h46 (horas locais) hora de descolar para o voo de regresso rumo a Portugal:

Depois de descolar de Xangai o A321neo CS-TSF realizou duas escalas técnicas para reabastecimento no Novosibirsk Tolmachevo Airport e no Aeroporto de Munique.

1h50 aterrava no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa o “Marciano Veiga” carregado com o material médico aguardado, chegando assim ao fim a grande etapa para a tripulação envolvida nesta operação.

Foto: Maria Delgado

Devido às imposições sanitárias o voo entre Lisboa e Ponta Delgada foi realizada por outra Tripulação.

Hoje segunda-feira, 13 de abril, aterrou finalmente no Aeroporto João Paulo II o voo RZO025F.

Foto: Eduardo Resendes

Foi uma grande aventura para todos mas certamente estarão com os corações mais cheios do que nunca.

Chegou hoje a Portugal da China o terceiro voo humanitário da TAP

 

Passam doze minutos das sete da manhã quando aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mais um voo humanitário da TAP proveniente da China.

O primeiro voo foi realizado para Xangai e o segundo e este tiveram como destino Pequim.

Esta missão humanitária foi realizada em conjunto com o Ministério da Saúde e dos Negócios Estrangeiros de Portugal e teve como finalidade o transporte de 16 toneladas de carga médica (aproximadamente 160m³ de material) que incluem máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, viseiras, luvas e fatos de proteção individual, que serão para uso do nosso SNS.

O aparelho que esteve afecto a esta operação foi o Airbus A330neo CS-TUR

A330-200 da Air France atingido por tiros

O Airbus A330-200, com a matrícula F-GZCK da Air France que estava a realizar o voo entre o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e o Aeroporto Internacional A. Agostinho-Neto, Pointe-Noire, Congo, foi atingido na fuselagem por tiros durante a aterragem, no dia 11 de abril.

O avião iria realizar um voo de repatriamento de cerca de 100 cidadãos franceses.

Segundo os relatórios indicam que o atirador era um sargento do serviço na brigada do aeroporto, que apontou a sua arma para a aeronave.

A companhia enviou entretanto uma equipa técnica num Boeing 777 que irá operar o voo AF380V.

A340 da HiFly realiza voo sanitário com doentes Covid-19 (com vídeos)

 

Dezasseis horas e dez minutos foi o tempo que o A340-300 9H-SUN da Hi Fly demorou entre Montevideu, no Uruguai e Melbourne, na Austrália.

Este voo podia-se tratar de mais uma operação de repatriamento de cidadão em que a companhia tem estado envolvida, não fosse a classificação dada aos passageiros de como todos possíveis positivos Covid-19.

A bordo do A340-300 da Hi Fly seguiram 112 pessoas que estavam a bordo de um navio de cruzeiro que tinha iniciado uma expedição no Antártico.

Todo o processo de repatriamento, denominado de “corredor humanitário” foi trato em conjunto pelo Ministério das Relações Exteriores, juntamente com o Ministério da Saúde Pública, o Ministério da Defesa, o Ministério do Interior, o Ministério dos Transportes e Obras Públicas e o Ministério da Economia e Finanças do Uruguai bem como pelo Ministério das Relações Exteriores da Austrália.

A operação começou por volta das 18h30 (hora local) na sexta-feira, quando o navio deixou a área de ancoragem e atracou no porto de Montevidéu. Três horas depois, os passageiros desembarcaram e embarcaram em quatro autocarros que os levaram, com uma forte escolta policial, diretamente para a pista do terminal do aeroporto.

No aeroporto os passageiros embarcaram no Airbus A340 especialmente equipado para evacuação médica e com técnicos de saúde a bordo.

O avião foi organizado por zonas de risco, com passageiros sentados com base nos resultados dos testes e no nível de acompanhamento necessário.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai indicou que cinco das oito pessoas que nos últimos dias tiveram que deixar o navio para serem hospitalizadas em Montevidéu devido a graves sintomas de coronavírus receberam alta, informou o ministro das Relações Exteriores na sexta-feira. Entre eles estão três passageiros australianos que embarcaram no voo humanitário. Os outros são dois tripulantes filipinos que irão regressar ao navio para quarentena.

Foto da tripulação envolvida:

De recordar que recentemente a companhia anunciou a criação de uma equipa médica “Covid Ready To Go”, para orientar as suas tripulações no voos de repatriamento.

A Hi Fly continua a desempenhar o papel principal no repatriamento internacional de pessoas afectadas pela pandemia mundial de Coronavírus (COVID 19), a empresa tomou uma série de preparações médicas e introduziu medidas de segurança para proteger passageiros e tripulações em voos de repatriação.

Para responder rapidamente a qualquer emergência, a Hi Fly estabeleceu várias equipas “Covid Ready To Go”.

Estas equipas têm como responsabilidade informar todas as equipas, equipa técnica e engenheiros sobre o vírus e suas implicações e perigos; coordenar adequadamente a distribuição de todos os equipamentos de protecção; monitorar os stocks médicos de emergência a bordo das aeronaves e garantir a chegada de novos materiais, conforme necessário; actuar como um link entre as tripulações da Hi Fly e o departamento médico da empresa e montar os kits médicos para as aeronaves Hi Fly.

A equipa de resposta a emergências, cujo lema é “Espere o melhor, mas prepare-se para o pior”, mantém contacto regular e lidera o departamento médico da Hi Fly.

Portanto, todos os voos de repatriamento da Hi Fly estão totalmente equipados com máscaras, roupas de segurança, aventais, desinfectantes, luvas, sacos de risco biológico e outros kits relevantes.

Todas as tripulações de não repatriamento da Hi Fly também receberam equipamentos de protecção.

As tripulações da Hi Fly também receberam três níveis de roupas de segurança, tendo sido totalmente informadas sobre os riscos a bordo.

Que medidas devem ser tomadas para proteger a tripulação; o que fazer se um passageiro apresentar sintomas do vírus e em vários procedimentos pós-voo relacionados ao avião e passageiros potencialmente infectados.  

Após a aterragem dos voos de repatriamento, os procedimentos diferem dependendo do país de chegada. Informações sobre, possíveis testes na chegada ou procedimentos de isolamento serão fornecidos aos passageiros caso a caso.

Não são 11, são 1500 na Missão Xangai do Grupo SATA

 

O Governo Regional do Açores solicitou ao Grupo SATA a realização de um voo de carga para o transporte de material médico para a ajuda do Covid-19.

Seria mais um voo de “rotina” de carga destes últimos dias não fosse o destino.

Trata-se de um voo entre Lisboa – Xangai – Lisboa – Ponta Delgada e visa a recolha do material encomenda pelo Governo Regional num investimento de cerca de 9,3 milhões de euros.

O A321neo CS-TSF descolou ontem de Lisboa, tendo realizado uma escala técnica para reabastecimento e descanso da tripulação no Novosibirsk Tolmachevo Airport.

A etapa final até Xangai está quase a começar.

De acordo com o planeado o A321neo deverá chegar a Ponta Delgada na próxima segunda-feira.

Nas palavras de um dos membros da tripulação, o Comandante Jorge Gaspar:

“Somos 11 nesta foto, na realidade somos 1500 os que hoje vão iniciar esta importante missão com destino à China, onde iremos recolher equipamento médico e sanitário, para a reforçar a Nossa Região Autónoma dos Açores.
Enorme é o sentimento de honra, orgulho e responsabilidade de representar a nossa bandeira e todos os nossos colegas que estão espalhados por todas as ilhas nos Açores, Continente, Canadá e USA e que fazem do Grupo SATA uma grande família!!”

Ontem o Presidente Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, numa publicação no Facebook:

“Julgo ser impossível que esta situação tenha passado pelo espírito de qualquer um daqueles que, a 21 de Agosto de 1941, fundaram a Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos.
Tenho sérias dúvidas que este cenário tenha sido sequer aventado por aqueles que, anos mais tarde, fizeram surgir, a partir daquela, o Serviço Açoriano de Transportes Aéreos.
Há, porém, uma certeza, comprovada e evidente: quando os Açores precisam da SATA, a SATA responde presente!
Um entre vários exemplos: Vôo da SATA Internacional-Azores Airlines a sobrevoar, há pouco, o espaço aéreo russo, a caminho da China para ir buscar diverso material médico para o nosso Serviço Regional de Saúde.”

 

Recentemente demos conta de como a Azores Airlines “transformou” o seu A321 CS-TSF para transportar um maior número de carga, através da utilização da cabine de passageiros.

De recordar que para proteção do Arquipélago dos Açores, para mitigação dos riscos, para zelar pelo bem-estar de todos os Açorianos foi decidido pelo Governo Regional a suspensão de todos os voos de passageiros da SATA | Azores Airlines apenas sendo operados voos de carga para transporte de bens de primeira necessidade, transporte de material hospitalar, transporte de casos de força maior, transporte de medicamentos, carga especial.

Bristish Airways estaciona em França os seus Airbus A380

 

A British Airways enviou para o Aeroporto Chateauroux (CHR), na França, cerca de metade da sua frota de Airbus A380 para ficarem estacionados durante esta fase de pandemia Covid-19.

Na passada quarta-feira chegaram os primeiros modelos A380 da companhia para estacionar:

Réception A380: Jour 1

Jour 1: retour en images sur la réception des 4 premiers Airbus A380 British Airways qui, en fin de journée, ont pris leur place sur T2.A terme, pas moins de 11 appareils du même type seront présents à l' Aéroport Marcel Dassault – Châteauroux pour plusieurs mois durant lesquels le staff technique de la compagnie devrait procéder à bon nombre d'opérations de maintenance.Merci encore une fois à la compagnie British Airways pour sa confiance.

Publicado por Aéroport Marcel Dassault – Châteauroux em Quarta-feira, 8 de abril de 2020

De acordo com as informações nos próximos dias a British Airways irá enviar mais cinco unidades Airbus A380 da British Airways para ficarem estacionados naquele aeroporto.

T2 change de visage.

La moitié de la flotte A380 de British Airways a investi T2. Et ce n'est pas fini, ils seront bientôt rejoints par 5 autres appareils du même type. Images impressionnantes d'un de nos agents AFIS, Jonathan ZANINGER. (Instagram : jon_wait09)

Publicado por Aéroport Marcel Dassault – Châteauroux em Quarta-feira, 8 de abril de 2020

De recordar que a companhia tem na sua frota um total de 12 Airbus A380.

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