O Governo Regional do Açores solicitou ao Grupo SATA a realização de um voo de carga para o transporte de material médico para a ajuda do Covid-19.
Seria mais um voo de “rotina” de carga destes últimos dias não fosse o destino.
Trata-se de um voo entre Lisboa – Xangai – Lisboa – Ponta Delgada e visa a recolha do material encomenda pelo Governo Regional num investimento de cerca de 9,3 milhões de euros.
O A321neo CS-TSF descolou ontem de Lisboa, tendo realizado uma escala técnica para reabastecimento e descanso da tripulação no Novosibirsk Tolmachevo Airport.
A etapa final até Xangai está quase a começar.
De acordo com o planeado o A321neo deverá chegar a Ponta Delgada na próxima segunda-feira.
Nas palavras de um dos membros da tripulação, o Comandante Jorge Gaspar:
“Somos 11 nesta foto, na realidade somos 1500 os que hoje vão iniciar esta importante missão com destino à China, onde iremos recolher equipamento médico e sanitário, para a reforçar a Nossa Região Autónoma dos Açores.
Enorme é o sentimento de honra, orgulho e responsabilidade de representar a nossa bandeira e todos os nossos colegas que estão espalhados por todas as ilhas nos Açores, Continente, Canadá e USA e que fazem do Grupo SATA uma grande família!!”
Ontem o Presidente Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, numa publicação no Facebook:
“Julgo ser impossível que esta situação tenha passado pelo espírito de qualquer um daqueles que, a 21 de Agosto de 1941, fundaram a Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos.
Tenho sérias dúvidas que este cenário tenha sido sequer aventado por aqueles que, anos mais tarde, fizeram surgir, a partir daquela, o Serviço Açoriano de Transportes Aéreos.
Há, porém, uma certeza, comprovada e evidente: quando os Açores precisam da SATA, a SATA responde presente!
Um entre vários exemplos: Vôo da SATA Internacional-Azores Airlines a sobrevoar, há pouco, o espaço aéreo russo, a caminho da China para ir buscar diverso material médico para o nosso Serviço Regional de Saúde.”
Recentemente demos conta de como a Azores Airlines “transformou” o seu A321 CS-TSF para transportar um maior número de carga, através da utilização da cabine de passageiros.
De recordar que para proteção do Arquipélago dos Açores, para mitigação dos riscos, para zelar pelo bem-estar de todos os Açorianos foi decidido pelo Governo Regional a suspensão de todos os voos de passageiros da SATA | Azores Airlines apenas sendo operados voos de carga para transporte de bens de primeira necessidade, transporte de material hospitalar, transporte de casos de força maior, transporte de medicamentos, carga especial.