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Companhia aérea afegã Ariana retomou os voos domésticos

 

A companhia aérea afegã Ariana retomou os seus voos domésticos, três semanas após a reconquista do poder pelas forças talibãs.

“Recebemos luz verde dos talibãs e das autoridades de aviação e hoje prevemos retomar os voos”, disse Tamim Ahmadi, um responsável da companhia de aviação afegã.

O primeiro voo BM215 ligou Cabul a Mazar-I-Sharif, tendo sido operado pelo Boeing B737-500.

A frota da Ariana é compota por 5 aeronaves: 1 A310, 2 Boeing B737-400 e 1 Boeing B737-500.

Devido à idade de fabrico dos aviões e ao estado dos aparelhos a companhia está proibida de realizar voos para os Estados Unidos e para a União Europeia.

Buzz (Ryanair Polónia) recebeu o seu primeiro B737MAX

 

A Buzz recebeu esta sexta-feira, 3 de setembro, o seu primeiro Boeing B737-800.

A aeronave realizou o voo RYS82E directo entre Seattle e Dublin. Posteriormente seguirá para a Varsóvia, na Polónia, base da companhia.

De referir que, o grupo Ryanair anunciou em março de 2019 que iria relançar a sua marca Ryanair Sun sob o nome Buzz.

Esta companhia aérea irá voar com COA (Certificado de Operador Aéreo) polaco e irá operar com os seus próprios operadores turísticos e com voos da Ryanair. Através da aplicação da Buzz os passageiros terão a possibilidade de comprar todos os serviços da Buzz bem como voos da própria Ryanair.

A nova companhia tem planeado operar com uma frota de 25 modelos B737-800

Portugal Air Summit de 13 a 17 de outubro em Ponte de Sor

 

O “Portugal Air Summit” está de regresso no próximo mês de outubro entre os dias 13 e 17 com o tema “Flying for a New Start”.

Considerada a “maior cimeira aeronáutica” da Península Ibérica, a iniciativa promovida pelo município regressa este ano ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, depois de ter decorrido em 2020 num formato híbrido devido à pandemia de covid-19.

A edição deste ano conta com mais um dia e promete muitas novidades que serão reveladas brevemente.

Para quem está a pensar visitar o Portugal Air Summit é de salientar que a entrada é gratuita, mas deverá fazer o registo AQUI no site oficial.

O evento, que este ano já vai poder contar com a presença de público, vai manter o formato híbrido, sendo transmitido como uma emissão televisiva continua via ‘streaming’.

Além de uma forte componente digital, com transmissões de debates entre outras atividades através da Internet, a edição deste ano do “Portugal Air Summit” vai voltar a contar no espaço do aeródromo com áreas dedicadas a várias temáticas e um espaço para exposições.

Esperemos que este ano possamos voltar a ser surpreendidos como em 2017, ano em que a TAP brindou-nos com a passagem de um A330-200:

A iniciativa terá o apoio de vários setores da aeronáutica, entre os quais a Agência Espacial Portuguesa, que promove a competição de lançamento de ‘rockets’ – “EuRoc- European Rocletry Challenge”.

Este evento reúne alunos de várias universidades europeias no lançamento de ‘rockets’, contando este ano com 20 equipas, cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

Os ‘rockets’ vão ser lançados no Campo Militar de Santa Margarida, contando esta iniciativa com o apoio do Ministério da Defesa, mas toda a montagem deste evento decorrerá no ‘Portugal Air Summit’”.

O Evento deste ano vai contar com 47 conferências, distribuídas por dois estúdios, contando com a presença de 204 oradores, além do Air-show e do espectáculo nocturno de sábado.

Eurowings retoma voos para destinos como Faro e Lisboa

A Eurowings anunciou hoje que vai retomar, em setembro e outubro, os voos diretos para vários destinos de negócios, devido ao atual “cenário de procura crescente” que estas rotas registam, o que vai ditar o regresso dos voos entre Faro, Hamburgo e Estugarda, assim como entre Dusseldorf e Lisboa,

A companhia sublinha que as viagens de negócios estão de volta após uma longa pausa provocada pelo Covid-19, isto devido à procura por parte dos clientes, o que está a motivar que a companhia aumente significativamente a sua operação para destinos de negócios clássicos, como Paris, Londres, Roma, Bruxelas, Zurique e Viena.

“Por um ano e meio, a maioria dos viajantes de negócios quase não mantém qualquer contato pessoal com clientes, parceiros de negócios ou operações internacionais. Estas viagens estão agora a ser compensadas – por toda a Europa ”, afirma Jens Bischof, CEO da Eurowings.

“A Eurowings está a aumentar significativamente o seu planeamento de voos para viajantes de negócios nos maiores aeroportos alemães. Com o início das viagens de negócios no mês de setembro, a companhia vai dobrar a sua oferta num curto prazo em comparação com agosto de 2021. Esta é a resposta da companhia aérea à crescente procura por destinos de negócios clássicos, como Paris, Londres, Roma, Bruxelas, Zurique e Viena”.

A Eurowings vai retomar os voos diretos de Hamburgo para Faro, Lisboa, Praga, Paris, Barcelona, ​​Málaga, Cagliari, Roma, Londres, Nápoles e Valência, assim como de Colónia/Bonn para Budapeste, Brindisi, Roma, Málaga, Bolonha, Londres, Milão, Nápoles, Lamezia Terme e Salzburgo, e ainda entre Estugarda e Alicante, Bilbao, Bruxelas, Graz, Roma e Milão.

Em Dusseldorf além de Lisboa, a companhia vai voar para Linz, Zagreb, Kiev, Wroclaw, Genebra, Lyon, Dublin, Bucareste, Edimburgo, Jerez e Newcastle, enquanto as Ilhas Canárias voltam a contar com voos de Berlim, Hamburgo, Colônia/Bonn, Estugarda e Düsseldorf.

A Eurowings acrescenta que prevê também duplicar os voos para alguns dos mais tradicionais destinos de negócios, a exemplo de Zurique, Copenhague, Dresden ou Bremen, que passam a contar com dois voos por dia, desde Düsseldorf, Hamburgo, Stuttgart e Colônia/Bonn.

Aviator signs partnership agreement with Norwegian for de-icing services

 

Aviator Airport Alliance, a full-range provider of aviation services at 15 airports across the Nordics and a family member of one the largest aerospace service groups Avia Solutions Group, has signed a new partnership agreement with Norway’s largest airline Norwegian for de-icing services.

The new De-icing contract with Norwegian was signed for a 3-year period and will go into effect on the 22nd of September 2021 in Bergen, Bodø, Bardufoss, Tromsø and Trondheim Airports in Norway. Aviator will provide the airline with de-icing services, ensuring safe flights for the airline over the harsh winter seasons.

One of the largest low-cost carriers in Europe Norwegian offers a high-frequency domestic flight schedule within Scandinavia, convenient business destinations such as London, as well as popular holiday destinations in the Mediterranean and the Canary Islands.


Jo Alex Tanem, CEO of Aviator Airport Alliance, commented: “We are delighted that starting this winter Aviator’s professional de-icing team will take care of Norwegian airlines aircraft. We feel proud that such an established company has recognised our experience and professionalism and chose us to ensure the safety of their winter operations.”

“We are very pleased to have entered into a de-icing contract with Aviator for these domestic Norwegian destinations where Aviator already handles our traffic. De-icing is a vital safety requirement during the Nordic winter months, and Aviator will contribute to ensuring that our aircraft are ready for on-time departures,” said Adrian Dunne, EVP Operations in Norwegian.

Aviator provides high-quality ground handling services: from passenger and baggage handling, to de-icing, cargo and full-freight handling, to station services, including airport security and the Nordic Dino aircraft washing robot.

GOL realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil na rota Recife-Fernando de Noronha

 

Artigo escrito em português do Brasil:

O voo G3 1862, que decolou em Recife às 13h40 no dia 1º de setembro de 2021 e pousou no arquipélago de Fernando de Noronha às 15h55, não foi apenas mais um voo operado com êxito pela GOL. A maior Companhia doméstica brasileira realizou, com sucesso, o que é um grande passo na preservação do espaço aéreo onde atua, do meio ambiente e da vida na Terra: o primeiro voo carbono neutro do Brasil.

Desde 1º/09, todos os voos da GOL de ida e volta para ilha, a partir de Recife, têm emissão neutra de carbono, uma iniciativa totalmente em linha com as práticas ambientais vigentes em Fernando de Noronha e arquitetadas com competência e entusiasmo pelo Governo do Estado de Pernambuco e pela administração da ilha. Além disso, a campanha #MeuVooCompensa, encabeçada pela Companhia, reforça o propósito da GOL de se tornar uma referência em aviação sustentável no País.

Essa atitude inédita no Brasil nasce de uma parceria entre a GOL e a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo. Funciona desta forma: a MOSS doa a todos os Clientes da Companhia e moradores da ilha que voam na rota Recife-Fernando de Noronha-Recife a compensação da pegada carbônica de suas viagens, neutralizando as emissões totais de carbono nos dois trechos. Assim, a pegada carbônica deixada nas duas viagens é automaticamente “apagada”, sem custo extra aos passageiros.

O primeiro voo carbono neutro do Brasil foi pilotado pelo comandante Pedro Scorza, que é também o assessor de projetos ambientais da GOL. Em speech feito a bordo, durante o trajeto, disse Scorza: “Vocês são os primeiros Clientes do primeiro voo brasileiro carbono neutro. A GOL, em parceria com a MOSS, está compensando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da operação do nosso voo, transformando a experiência de vocês nessa etapa, seja na ida ou seja na volta, em uma experiência de impacto neutro na mudança climática e nas emissões”.

Ao final da viagem, após o pouso em Fernando de Noronha, todos os Clientes foram presenteados com um certificado “verde” pela compensação individual de carbono já providenciada pela MOSS e GOL. Em papel semente, o certificado germina se depositado em terra úmida, um estímulo ao cuidado com o meio ambiente. No voo, foi distribuída água em lata aos passageiros que a solicitaram, em um serviço de bordo condizente com a proibição do uso de recipientes plásticos de pequeno tamanho em Noronha, favorecendo a reciclagem de resíduos.

Estavam presentes no voo carbono neutro Ciro Camargo, gerente para a América do Sul e de Relações Governamentais da GOL, Luis Adaime, fundador e CEO da MOSS, Guilherme Rocha, administrador da ilha de Fernando de Noronha, Antônio Peres Neves Baptista, presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) e José Bertotti, secretário do Meio Ambiente de Pernambuco, entre outros representantes do Time de Águias da Companhia.

Todos os convidados da GOL circularam em Noronha com carros elétricos cedidos pela Renault, ou seja, sem combustível poluente. De acordo com o decreto estadual nº 306/2019 (Projeto de Lei Ordinária), será proibida a entrada na ilha, em 10 de agosto de 2022, de carros que fazem a emissão de dióxido de carbono. E, a partir do ano de 2030, de acordo com o projeto Noronha Carbono Zero 2030, todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel deverão ser retirados do local.

“É uma meta do Governo do Estado reduzir a emissão de gases de efeito estufa na ilha de Fernando de Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente. É essa a proposta do programa Carbono Zero. Até 2030, não teremos mais carros a combustão circulando no arquipélago. Sabemos que precisamos vencer várias etapas e, com calma e planejamento, nós vamos atingir o nosso objetivo final, que é mudar 100% a nossa matriz energética para a energia limpa e renovável. Estamos olhando para o futuro, para as próximas gerações, e fazendo da ilha um exemplo a ser seguido”, explicou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

“É com muita alegria que o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, participa, com a GOL, do primeiro voo de carbono neutro do Brasil, na rota Recife-Fernando de Noronha. Uma ação de grande importância para o meio ambiente, e o destino escolhido não poderia ser melhor: Noronha, com tudo o que representa para a preservação da natureza não só em Pernambuco, como também para o Brasil e o mundo. Aproveitamos a oportunidade para fazermos nossas ações promocionais aqui em Noronha, tanto para a divulgação do novo voo da GOL, quanto para a divulgação dos destinos, por meio da qual distribuímos os passaportes, os selos e os carimbos na nossa campanha Bora Pernambucar”, diz Antônio Peres Neves Baptista, presidente da Empetur.

“Ficamos muito felizes que o primeiro voo neutro em emissão de carbono do Brasil tenha partido do Aeroporto do Recife, e esperamos novas ações como esta, em prol da sociedade. Sabemos que, para a sustentabilidade, é preciso trabalhar em várias frentes. Alcançar a descarbonização do setor está no foco da Aena Brasil. Devemos trabalhar com todos os nossos parceiros para conquistar um transporte aéreo sustentável”, destaca o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti.

Os voos G3 1862 e G3 1863 (Noronha-Recife) são operados com o jato Boeing 737 700, de última geração, com capacidade para 138 passageiros. As aeronaves que atendem a essa rota especial da GOL foram pintadas com os dizeres “A 1ª Rota Carbono Neutro do Brasil – Recife-Noronha”, na parte dianteira, e “#MeuVooCompensa”, na posterior.

O investimento da GOL e MOSS para neutralizar o carbono em Noronha busca colaborar com a diminuição de ¼ das emissões na ilha (mais da metade das emissões totais são geradas pelo transporte aéreo que serve a Noronha). Mas não só. É também um alerta sobre a responsabilidade compartilhada: as companhias aéreas precisam, sim, procurar mitigar o impacto dos voos no efeito estufa, mas essa é uma preocupação que não pode ser só delas – é também de cada um daqueles que utilizam esse serviço.

Há 11 anos a Companhia busca implementar melhorias operacionais e novas tecnologias, assim como aperfeiçoar procedimentos que contribuem para a redução de seus impactos no clima e na natureza. A renovação contínua de sua frota por aeronaves mais econômicas e menos poluentes e ruidosas é apenas uma das medidas que objetivam o balanço líquido de zero carbono até 2050. Desde 2012, por exemplo, a GOL se empenha em ações que fomentam a implantação da cadeia de valor do bioquerosene no Brasil, com o qual já realizou mais de 360 voos. O apoio da empresa a projetos de produção de biocombustíveis em diferentes partes do Brasil é outro destaque entre as suas atuais práticas sustentáveis.

Os Clientes da GOL podem, desde 5 de junho de 2021, voluntariamente, compensar a pegada carbônica de seus voos, uma iniciativa estabelecida pela Companhia com pioneirismo na América Latina. A compensação em voos nacionais e internacionais é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global lastreado em blockchain, criado pela MOSS para neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.

No caso do voo carbono neutro, turistas e moradores de Noronha, além da vida no planeta, são beneficiados. Ao comprarem os bilhetes para a ilha, todos os passageiros terão o direito de resgatar com a MOSS o certificado de créditos de carbono já compensados referentes aos seus voos. Eles ainda recebem um convite para, se quiserem, comprar o MCO2 e assim neutralizar as demais rotas que completam suas viagens: São Paulo-Recife, Recife-Rio de Janeiro, por exemplo.

Para se ter uma ideia da emissão e compensação em números, cada viagem de avião ao arquipélago de Noronha deixa uma pegada ambiental média de 14,18 toneladas de CO2e. A cada 25 idas e voltas a Noronha, a GOL e a MOSS asseguram 1 hectare preservado da Floresta Amazônica.

“Sabemos que quem vive na ilha é fortemente afetado pelo aumento do nível dos oceanos gerado pelas mudanças climáticas. Conter esse processo exige esforços imediatos e coletivos. A expansão da parceira da MOSS com a GOL, com o primeiro voo carbono neutro do Brasil, é parte dessa resposta. Ao mesmo tempo, a parceria atende aos Clientes da Companhia tendo a certeza de que o impacto de sua viagem será compensado”, conclui Luis Adaime, fundador e CEO da MOSS.

Primeiro Airbus A321neo para a Luftwaffe

 

O primeiro Airbus A321neo para a Luftwaffe – Força Aérea Alemã, foi visto recentemente em Hamburgo e capturado pela objectiva do Spotter Tobias Gudat.

Depois de serem instalados os motores, a aeronave deverá seguir para as intenções da Lufthansa Technik, subsidiária de manutenção da companhia aérea Lufthansa, que será responsável pela configuração interna especial da aeronave, como de resto aconteceu com os A350ACJ.

A Luftwaffe fechou um acordo para a compra de duas unidades Airbus A321LR, que poderão transportar tropas como também serem transformados em “unidades de cuidados intensivos voadoras”.

De acordo com as informações disponíveis a aeronave pode transportar até 136 passageiros mais seis unidades de cuidados intensivos ou 163 passageiros e 12 macas.

Transavia anunciou que vai manter a rota Faro-Lyon no inverno 2021-22

 

A Transavia France anunciou hoje o seus planos de operação para o inverno de 2021-22. A companhia indica que vai operar um total de 120 rotas globalmente este inverno, cinco das quais novas de/para Paris-Orly.

O programa de inverno inclui a continuação a partir do verão da rota Faro-Lyon, bem como, a oferta de destinos convenientes e de exceção na Europa de/para os 4 aeroportos portugueses de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

À medida que continuamos a abrir as vendas para o inverno de 2021-22, estamos muito satisfeitos por poder oferecer aos nossos clientes novos destinos e prolongar outros a partir do verão, como o serviço entre Faro e Lyon. Com quase 120 rotas operadas este inverno, os nossos passageiros podem agora planear as suas férias ou city breaks para descobrir França e a Europa ou encontrarem-se com os seus entes queridos. Quanto a Portugal, mercado-chave para a nossa operação global, a extensão de Faro-Lyon no inverno, especialmente num cenário desafiante e ainda em evolução, é sinal da grande e continuada confiança neste mercado dinâmico e sempre surpreendente”, afirmou Nicolas Hénin, Chief Chief Commercial Officer da Transavia France.

Extensão de rotas em França e internacionalmente

A Transavia está a estender para o inverno 8 rotas operadas este verão. Internacionalmente, Faro (de Lyon) e Hammamet (de Paris) são novamente oferecidas. 6 ligações domésticas também são continuadas este inverno: Córsega a partir de Nantes e Montpellier e Brest e Toulon de Paris-Orly. E, a partir de 21 de outubro, a Transavia oferece também 5 novos destinos a partir de Paris-Orly: Amã, Roma, Cracóvia, Berlim e Estocolmo.

O programa de voos, que se mantém em constante evolução, continua sujeito às condições sanitárias e às restrições impostas pelas autoridades dos países em causa.

Para permitir aos seus clientes cada vez mais flexibilidade na organização e na escolha das suas viagens, a Transavia oferece o adiamento de bilhetes sem custos de modificação (excluindo a diferença tarifária). Os viajantes também podem alterar os seus bilhetes até 2 horas antes do voo. Finalmente, graças ao Seguro Viagem, a cobertura Covid-19 está incluída em todas as ofertas de seguro oferecidas na reserva de bilhetes na Transavia, para que os passageiros possam viajar tranquilamente. Bilhetes já à venda em www.transavia.com.

Rotas operadas em Portugal neste inverno de 2021-22:

De LISBOA:

Paris-Orly: até 4 voos por dia

Nantes: até 6 voos por semana

Montpellier: até 2 voos por semana

Amesterdão: até 2 voos por dia

Roterdão: até 2 vols voos por semana

Eindhoven: até 5 voos por semana

 

Do PORTO:

Paris-Orly: até 6 voos por dia

Nantes: até 5 voos por semana

Lyon: até 1 voo por dia

Amesterdão: até 1 voo por dia

Funchal: até 2 voos por dia

 

De FARO:

Lyon: até 2 voos por semana

Paris-Orly: até 3 voos por dia

Nantes: até 3 voos por semana

Amesterdão: até 2 voos por dia

Roterdão: até 1 voos por dia

Eindhoven: até 6 voos por semana

 

Do FUNCHAL:

Paris-Orly: até 3 voos por semana

Nantes (via Porto): até 3 voos por semana

Lyon (via Porto): até 3 voos por semana

Amesterdão: até 3 voos por semana

Porto: até 2 voos por dia

TAAG atualiza voos e prevê três ligações a Lisboa a partir de 27 de outubro

 

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola atualizou a sua programação da retoma de voos nacionais e internacionais, para este mês, que é realizada em três fases, prevendo três ligações a Lisboa a partir de 27 de outubro.

Na primeira fase, os voos para Lisboa, com uma frequência, acontecem às sextas-feiras, a partir de 24 de setembro, passando na segunda fase, a partir de 10 de outubro, para os domingos, e na terceira, desde 27 de outubro, para as quartas-feiras.

A primeira fase inclui também voos para Joanesburgo, África do Sul, com uma frequência, às terças-feiras, a partir de 21 de setembro, mantendo na segunda fase uma frequência para as quintas-feiras, a partir de 07 de outubro.

Já os voos para a Cidade do Cabo, África do Sul, com uma frequência cada, na primeira e terceira fases, estão programados para domingos e terças-feiras, respetivamente, a partir de 26 de setembro e 12 de outubro.

Os voos para São Tomé e Príncipe, com apenas uma frequência aos sábados, aparecem na primeira fase, a partir de 25 de setembro.

A capital de Moçambique, Maputo, terá uma ligação às quintas-feiras, a partir de 30 de setembro, e às segundas-feiras, a partir de 11 de outubro.

Na retoma da programação de voos da TAAG, São Paulo, Brasil, surge na segunda fase, com duas frequências às terças-feiras e quintas-feiras, a partir de 05 de outubro.

A companhia aérea angolana programou a retoma de voos para Lagos, Nigéria, às segundas-feiras, a partir de 27 de setembro, e sextas-feiras, a partir de 08 de outubro.

Kinshasa, República Democrática do Congo, tem voos programados para os domingos, a partir de 10 de outubro, e quintas-feiras, a partir de 14 de outubro.

Por último, para Windhoek, Namíbia, os voos programados, na terceira fase, contemplam duas frequências às segundas-feiras e quintas-feiras, a partir de 11 de outubro.

A nível interno, a província de Cabinda surge na programação de voos nas três fases, com duas frequências às sextas-feiras e domingos, na primeira fase, a partir de 10 de setembro, uma frequência na primeira fase às quartas-feiras, a partir de 06 de outubro, e uma frequência às sextas-feiras, a partir de 29 de outubro.

Cliente de lançamento Qatar Executive exibe em Doha o primeiro Gulfstream G700 do mundo antes da entrega em 2022

 

A Qatar Executive (QE) saudou a chegada ao Estado do Qatar do primeiro avião a jato G700 Gulfstream do mundo, como parte de uma demonstração especial do fabricante em honra do QE enquanto cliente de lançamento.

Equipado com os novíssimos motores Rolls-Royce Pearl 700 e um design sofisticado de asa de alta    velocidade, o G700 é capaz de voar a uma velocidade e alcance recordes com uma eficiência ambiental excecional, promovendo uma aviação de negócios sustentável. O G700 será a mais recente adição à frota de aeronaves de longo e ultralongo curso da Qatar Executive. O prestador de serviços de charter executivo encomendou 10 dos maiores jatos comerciais do mundo, e irá receber a primeira aeronave da linha de montagem Gulfstream na Geórgia, EUA, em 2022. A aeronave foi fabricada exclusivamente à medida, com cabines de qualidade superior, para satisfazer os exigentes padrões da Qatar Executive.

O Chefe do Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, afirmou: “Temos um grande orgulho na expansão da Qatar Executive durante a pandemia em curso. A chegada do Gulfstream G700 a Doha sublinha a nossa posição como um dos principais fornecedores de serviços de aviões a jato de negócios no Médio Oriente e por todo o mundo. Como cliente do lançamento global deste jato tecnologicamente avançado, esperamos receber o G700 na frota da Qatar Executive em 2022 e continuar a estabelecer novos padrões nas viagens aéreas durante os próximos anos.

“Como cliente de lançamento, também nos orgulhamos de reafirmar o nosso compromisso de enfrentar as alterações climáticas e outros impactos ambientais através da incorporação do G700 tecnologicamente avançado na nossa frota.”

“A Qatar Executive cresceu exponencialmente durante a pandemia de COVID-19, em que a média mensal de blocos de horas reservadas aumentou em 76% ao longo do ano e os pedidos de reserva aumentaram mais de 100%. O crescimento acentuado resultou das novas estratégias implementadas pela Qatar Executive e do posicionamento dinâmico dos serviços no mercado certo, para além de compreender as necessidades dos seus clientes e oferecer pacotes de horas de voo à medida. “Hoje, celebramos os nossos laços fortes com a Gulfstream Aerospace Corporation, e esperamos
estabelecer uma relação ainda mais estreita à medida que continuamos a receber novos jatos da sua parte num futuro próximo”.

“Estamos gratos pela confiança contínua da Qatar Executive na Gulfstream”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Com esta parceria, estamos a apresentar aos seus clientes as tremendas capacidades de desempenho e conforto da cabine do G700, e aguardamos com expectativa as suas primeiras entregas do G700”.

A nova aeronave de última geração foi concebida para voos de ultralongo curso, e pode operar sem escalas de Doha para Nova Iorque em cerca de 12 horas, e de Doha para Seul em pouco mais de oito horas.

A Gulfstream introduziu o G700 em 2019 como o novo avião de bandeira da indústria. Possui a cabine mais espaçosa da aviação de negócios e pode voar para mais longe e mais rapidamente do que qualquer outro concorrente na indústria dos aviões a jato de negócios. Movido por dois motores Rolls-Royce Pearl 700, o G700 pode voar 7.500 milhas náuticas/13.890 quilómetros a Mach 0,85 ou 6.400 mn/11.853 km a Mach 0,90. Apresenta o galardoado Symmetry Flight Deck com varas laterais de controlo ativo e o uso mais extensivo da tecnologia de ecrã táctil na indústria.

A aeronave conta com a cabine mais espaçosa, inovadora e flexível da indústria, oferecendo uma enorme cozinha com sala ou compartimento para a tripulação, até cinco salas de estar e uma grande suíte espaçosa com casa de banho. O jato dispõe também de um sistema de iluminação revolucionário e totalmente novo, desenvolvido pela Gulfstream, que imita ritmos circadianos. Juntamente com 20 janelas panorâmicas e o ambiente de cabine Gulfstream de 100 por cento de ar fresco, baixa altitude da cabine e níveis de som muito reduzidos, o G700 promove a saúde e o bem-estar em voo e reduz substancialmente o impacto físico de viajar por meio mundo sem parar.

A Qatar Executive é o maior proprietário-operador mundial do Gulfstream G650ER e opera atualmente sete aeronaves desse tipo, com mais oito a serem entregues nos próximos 10 meses, para além das entregas planeadas da frota do G700. A Qatar Executive também opera três Bombardier Global 5000s, um Bombardier Global XRS e um Airbus A319CJ, tornando a frota atual 12 vezes mais forte.

Grupo SATA faz balanço positivo da operação aérea dos últimos meses

 

Em comunicação dirigida aos trabalhadores das empresas do Grupo SATA, Luís Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração fez um balanço positivo e agradeceu o empenho de todos os que contribuíram para o sucesso da operação aérea, na altura de maior pressão para a aviação.

“O caminho que estamos a percorrer é repleto de obstáculos e desafios e está longe de estar completo ou perto do fim. Mas também é feito de vitórias intercalares, que, entre outras coisas, nos reforçam o ânimo para seguir em frente”.

Foram estas as palavras – às quais juntou a citação de um elogio enviado por um passageiro muito satisfeito – que iniciaram a comunicação que Luís Rodrigues dirigiu aos trabalhadores do Grupo SATA, e que poderia ser igualmente estendida aos parceiros e passageiros, que tornaram possível o que era improvável no início do ano de 2021: alcançar
níveis de procura muito próximos, ou acima, dos que haviam sido registados, antes da pandemia e acrescentar a estes resultados, níveis de pontualidade históricos.

“Hoje queremos dar os parabéns a todos pela excelente performance que conseguimos entregar naquele que é, historicamente, o momento de maior desgaste para a organização e de ansiedade para os nossos passageiros: agosto, o pico do verão!” referiu Luís Rodrigues.

Depois de um 1o semestre muito difícil, transversal a toda a indústria, o grupo SATA atingiu uma retoma interessante de tráfego já em julho, ao transportar no conjunto da rede de voos oferecidos, cerca de 82% dos passageiros que havia transportado, em julho de 2019, antes da pandemia.

Os resultados do mês de julho já eram motivo de satisfação, mas o mês de agosto revelou-se ainda mais animador. O saldo do mês que agora terminou, apresentou níveis de tráfego iguais a agosto de 2019.

A Azores Airlines, que serve rotas domésticas e internacionais, ficou-se apenas a 3% do número de passageiros transportados há 2 anos; e na SATA Air Açores, a companhia aérea que serve as nove Ilhas do Arquipélago dos Açores, registou um aumento de 3%, equivalente a mais 3417 passageiros, quando comparado com 2019.

Um aspeto fundamental que o Presidente do Grupo SATA procurou realçar, foram os níveis de pontualidade alcançados por ambas as companhias em 2021, uma vez que atingem até à data, o valor de 90%, o que é literalmente o dobro da pontualidade apresentada em 2019. É um fator considerado muito relevante na medida em que permite a recuperação do tráfego, promovida por passageiros que se mostraram mais satisfeitos com o serviço prestado, mas também, leva à diminuição de custos e promove maior motivação interna.

Apesar dos tempos difíceis e ainda incertos que se continuam a viver, o balanço operacional positivo dos últimos meses (e, em particular, no momento do ano em que a operação aérea é posta à prova tendo em conta a maior procura), permite encarar os desafios futuros com reforçado ânimo.

LATAM vai operar 6 voos semanais entre Guarulhos e Lisboa

 

A LATAM acaba de anunciar que permanece atenta à diminuição das restrições internacionais para viajantes brasileiros e, por essa razão, decidiu aumentar de 4 para 6 voos semanais a operação da rota São Paulo/Guarulhos-Lisboa a partir de novembro deste ano.

Em dezembro, o voo voltará a ser operado diariamente. A rota conta com aeronaves Boeing 767, que acomodam 30 passageiros na classe Premium Business e outros 191 em Economy, e as passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e nos demais canais de venda.

“Muitos brasileiros estavam ansiosos por essa notícia, pois Portugal é, sem dúvida, um dos nossos destinos internacionais mais procurados. Por isso, é uma satisfação anunciar esse aumento e que o voo para Lisboa voltará a ser diário já em dezembro deste ano, exatamente como era antes da pandemia”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil. “Já voltamos para 13 destinos no exterior a partir do Brasil. É nosso compromisso observar cada reabertura internacional para que mais brasileiros possam retomar os seus planos de viagem na medida em que avança o processo de vacinação contra a Covid-19”.

Em meio a retomada do seus voos, a LATAM continua reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua.

Destinos internacionais da LATAM já abertos a brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19:

Espanha: a rota São Paulo/Guarulhos-Barcelona será retomada em novembro com 3 voos diretos por semana (sempre às terças, quintas e sábados). Além disso, em outubro, a rota São Paulo/Guarulhos-Madri passará de 3 para 4 voos diretos por semana (sempre às terças, quartas, sextas e domingos).

França: a LATAM já opera 3 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Paris (sempre às terças, quintas e sextas-feiras). A partir de outubro, vai começar a operar um quarto voo semanal na rota, sempre aos sábados.

Alemanha: a LATAM já opera 3 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Frankfurt (sempre às terças, quintas e sábados).

Uruguai: a LATAM já opera 3 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Montevidéu (sempre às segundas, quintas e sábados).

México: a LATAM já opera 1 voo direto diário na rota São Paulo/Guarulhos-Cidade do México. Além disso, opera 2 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Cancún (sempre às segundas e sextas-feiras)*.

Colômbia: a LATAM já opera 3 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Bogotá (sempre às terças, sextas e domingos).

13 destinos do Brasil para o mundo

Ao todo, a LATAM já voltou a voar diretamente para 13 destinos internacionais a partir do Brasil. Além de Lisboa e dos destinos mencionados acima, a companhia já restabeleceu operações para Santiago, Assunção, Miami, Nova York e Buenos Aires. Todas essas operações estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Emirates vai receber os seus últimos A380 já este ano

A Emirates anunciou hoje que vai receber mais três aeronaves A380 da Airbus este ano com a sua última unidade programada para integrar a frota em novembro, antecipando o cronograma de entrega original de junho de 2022.

Tratam-se do A6-EVQ, A6-EVR e o A6-EVS.

Todos os três novos A380 a serem entregues serão equipados com a muito elogiada cabine Premium Economy da Emirates, bem como os seus mais recentes interiores de cabine A380 e recursos exclusivos, incluindo suítes privativas e chuveiros na primeira classe, o popular lounge a bordo, assentos totalmente planos na classe executiva Classe e as maiores telas de encosto do setor para os clientes em todas as cabines para desfrutar da ampla seleção de conteúdo de entretenimento da companhia aérea.

Estas entregas elevarão a frota total de A380 da Emirates para 118 unidades em novembro, incluindo seis aeronaves equipadas com assentos Premium Economy numa configuração de 4 classes.

Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “Chegámos a um acordo com a Airbus para antecipar a entrega dos nossos pedidos restantes do A380 e garantimos o financiamento dessas unidades. Essas novas aeronaves também adicionarão mais assentos da Premium Economy muito procurados,  enquanto nos preparamos para lançar totalmente este produto de cabine nos próximos meses. ”

A Emirates continuará a ser a maior operadora desta aeronave espaçosa e moderna pelas próximas duas décadas, e estamos empenhados em garantir que a experiência do Emirates A380 continue a ser a favorita do cliente, com investimentos contínuos para aprimorar os produtos e serviços.

À medida que as restrições de viagens diminuem com o lançamento global das vacinas COVID-19, em outubro, a Emirates terá restabelecido as suas operações do A380 em mais de uma dúzia de rotas populares entre o Dubai e: Amã, Cairo, Dusseldorf, Frankfurt, Guangzhou, Londres Heathrow, Los Angeles, Manchester, Maurício, Moscovo, Munique, Nova Iorque JFK, Paris, Toronto, Viena, Washington DC e Zurique.

Os A380 da Emirates com 4 Classes estão a operar atualmente nas suas rotas London Heathrow e Paris Charles De Gaulle. Os confortáveis ​​e luxuosos assentos da Emirates Premium Economy, revestidos em couro creme, com amplo espaço para as pernas, são oferecidos atualmente como upgrades especiais para clientes valiosos, de forma discricionária.

Todas as outras cabines exclusivas do Emirates A380 First, Business e Economy estão disponíveis para reserva em emirates.com ou por meio de agentes de viagens.

Conheça em detalhe o interior dos novos A380:

Com uma excelente inclinação, o assento económico premium da Emirates reclina a uma posição confortável e com amplo espaço para se esticar.

Revestidos em couro creme anti-manchas com detalhes de costuras e acabamento em painel de madeira semelhante ao Business Class, cada assento é projectado para oferecer conforto e apoio ideal com encosto de cabeça ajustável ​​em 6 posições, apoios para pernas e pés.

Cada assento tem uma tela de 13,3 “, uma das maiores na sua classe, para desfrutar da variedade incomparável de música, filmes, TV, notícias e outros conteúdos.

Os clientes também encontrarão  pontos de recarga nos assentos de fácil acesso, uma ampla mesa para refeições e mesa lateral para bebidas. A Emirates Premium Economy está localizada na cabine frontal, com lavabos exclusivos dos passageiros.


Primeira classe: mais privacidade e luxo, 14 suites privativas de primeira classe, neste último A380 da Emirates, foram aprimoradas e agora são um pouco mais largas, tendo mais privacidade e conforto.

Os detalhes e acabamentos da cabine também foram renovados com novos motivos e cores, desde as escadas arrebatadoras que vão do convés principal ao convés superior, até as modernas instalações do SPA.


Classe Executiva: novos acabamentos de luxo. A Emirates manteve os assentos da Classe Executiva A380, que oferecem acesso direto ao corredor para todos os passageiros, reclinam para uma posição totalmente plana e oferecem mini-bares pessoais, amplo armazenamento pessoal e um alto grau de privacidade.

Todos os 76 assentos foram renovados para apresentar capas de couro cor de champanhe e acabamento em madeira, inspirados em jatos executivos, semelhante à Classe Executiva da aeronave Boeing 777 Gamechanger da Emirates.

O mesmo esquema de cores clássico também foi aplicado ao Lounge de bordo na parte de trás  da cabine superior, para uso exclusivo dos passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva.

Classe económica: assentos Gamechanger A Emirates substituiu todos os 338 assentos da Economy a bordo de seu mais novo A380 por assentos ergonomicamente projetados que vêm com encosto de cabeça totalmente em couro e painéis laterais flexíveis que podem ser ajustados verticalmente para melhor suporte.

Este último modelo de assento é um avanço em relação à versão atualmente instalada na aeronave Boeing 777 Gamechanger da Emirates.

É mais leve, sem comprometer o conforto ou a função. Cada assento apresenta um acabamento de textura de madeira, bem como uma tela pessoal de 13,3 “para desfrutar do sistema de entretenimento a bordo “ICE”, premiado da Emirates.

Interior renovado da cabine; Em todo o interior do Emirates A380, os clientes verão novos acabamentos e design renovado.

Todas as classes de cabine são equipadas com a última geração do premiado sistema de entretenimento “ICE” a bordo da Emirates, oferecendo qualidade de imagem superior e aprimorada. Cada tela no assento terá ângulos de visão ultra-amplos, uma tela de toque capacitiva, luz de fundo LED e tela full HD.

Os assentos de classe económica premium da Emirates também serão instalados em alguns de seus Boeing 777X que deve se juntar à frota em 2023. A Emirates está considerando planos para reformar sua frota de A380 existente.

Primeiro A330neo da Air Belgium realizou primeiro voo de testes

 

O primeiro Airbus A330neo para a Air Belgium realizou hoje em Toulouse o seu primeiro voo de testes.

A companhia fez uma encomenda de duas unidades que visam substituir gradualmente os dois A340 em operação.

De acordo com as informações, o primeiro A330neo e futuro OO-ABG irá operar todas as terças e sextas-feiras do aeroporto de Bruxelas para as Maurícias a partir de 15 de outubro de 2021.

Equipados com motores Rolls-Royce Trent 7000, os A330neos da Air Belgium serão configurados com 3 classes (Business, Premium e Eco) com capacidade para transportarem até 286 passageiros em comparação com 265 nos actuais A340.

Como referido acima o primeiro A330neo irá operar entre o aeroporto de Bruxelas e as Maurícias a 15 de outubro de 2021 e o segundo avião devera entrar ao serviço no final de novembro e reforçará o programa de destinos de inverno 2021/2022.

“A Air Belgium está muito feliz e orgulhosa em apresentar estas novas aeronaves na Bélgica. São as aeronaves mais modernas que vão operar sob a bandeira belga. Estamos muito satisfeitos com a nossa experiência na operação dos Airbus A340s, demonstrando confiabilidade, conforto e desempenho. Com os A330neos, os clientes irão beneficiar directamente de um conforto ainda maior e serviço superior a bordo, enquanto reduzem o nosso impacto ambiental em 25% ”, disse Niky Terzakis, CEO da Air Belgium.

Segundo Christian Scherer, Diretor Comercial e Diretor da Airbus International: “Estamos felizes que a Air Belgium reconheça as vantagens de produtividade e flexibilidade do A330neo, como a melhor aeronave da classe e mais económica para a rede de longa distância da companhia aérea. Graças a um alcance máximo de 8.150 milhas náuticas e 25% de redução de combustível e menores emissões de CO2 em comparação com aeronaves da geração anterior, o A330neo é a escolha ideal para as companhias aéreas superarem a crise e responde à procura de passageiros ansiosos por voar novamente. Por este motivo, a Família A330 é a aeronave de corpo largo mais popular do mundo, com 1.500 A330 entregues, e tem sido a aeronave de longo curso mais usada durante a pandemia ”.

The Republic of Kazakhstan orders two Airbus A400Ms (video)

 

The Republic of Kazakhstan has placed an order for two Airbus A400M aircraft and becomes the ninth operator together with Germany, France, United Kingdom, Spain, Turkey, Belgium, Malaysia and Luxembourg.

With delivery of the first aircraft scheduled in 2024, the contract includes a complete suite of maintenance and training support. Together with the agreement a Memorandum of Understanding has also been signed to collaborate on Maintenance and Overhaul services and with a first step of creating a local C295 maintenance centre.

”The A400M will become the cornerstone of Kazakhstan’s tactical and strategic airlifting operations,” said Michael Schoellhorn, CEO of Airbus Defence and Space. “This new export contract brings the total number of A400M orders to 176 aircraft, a figure that we expect to increase in the near future. With more than 100 aircraft delivered and 100,000 flight hours in operation, the A400M has proven its capabilities, reaching a state of maturity that many potential customers were waiting for.”

With the capacity to accommodate the country’s inventory and conduct military, civil and humanitarian missions, the A400M will enable Kazakhstan to quickly respond to any mission by rapidly deploying game-changing capabilities over long distances and enabling effective access to remote areas.

Equipa técnica do Qatar a bordo do primeiro voo a aterrar no aeroporto de Cabul

De acordo com vários órgãos de comunicação social alguns países têm discutido com os Talibãs uma forma de serem retomadas as operações no lado civil do aeroporto de Cabul.

Segundo o Doha News, uma equipa técnica do Qatar chegou ao aeroporto internacional Hamid Karzai de Cabul esta quarta-feira.

Um vídeo que está a circular nas redes sociais mostra os momentos em que um avião da Qatar Amiri Flight aterrou no aeroporto de Cabul – a primeira aeronave a chegar às instalações após a retirada das tropas em 31 de agosto.

A aeronave transportava uma equipa técnica para discutir a retomada das operações no aeroporto, no mesmo grupo ia também uma equipa turca. Segundo as informações, não foi alcançado para já nenhum acordo mas as negociações ainda estão em andamento no nível de segurança e operação.

Relatórios anteriores, citando várias autoridades dos Talibãs, disseram que conversas entre os Talibãs, Qatar e Turquia estão em andamento sobre o fornecimento de suporte técnico no aeroporto. Isso também ocorreu quando um porta-voz do Taleban confirmou à Al Araby TV que o grupo pediu oficialmente ajuda do Catar na ajuda a operar o aeroporto “o mais rápido possível”.

Em declarações, o porta-voz dos Talibãs, Zabihullah Mujahid, confirmou à Novosti que a maior parte do equipamento restante do aeroporto de Cabul foi deixado destruído e que a equipa está lá para ajudar a reparar os danos.

GOL disponibiliza 412 voos diários em sua malha aérea de setembro

 

Artigo escrito em português do Brasil:

Comprometida com a retomada consciente das viagens e confiante no avanço da vacinação contra a Covid-19 no País, a GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica nacional, anuncia a sua malha aérea para setembro de 2021. A Companhia prevê 12.385 decolagens no mês, o que conclui 412 voos diários, com picos de 490 voos/dia no período do Feriado da Independência, 7/09.

Levando em consideração a oferta geral, setembro traz um acréscimo de 10% em decolagens, na comparação com agosto. A ampliação da capacidade acontece principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, tanto nas capitais quanto nos mercados regionais. Destaque para a malha aérea com maior retomada nos aeroportos de Congonhas (CGH), Brasília (BSB), Santos Dumont (SDU) e RIOgaleão (GIG).

A GOL reforça sua malha em muitos dos maiores mercados nacionais, onde a Companhia identifica uma demanda por novas viagens em todo o País. Entre as principais rotas com aumento de capacidade destacam-se:

– De Congonhas para Rio de Janeiro/Santos Dumont (SDU), Curitiba (CWB), Florianópolis (FLN), Belo Horizonte (CNF), Goiânia (GYN) e Porto Alegre (POA);

– De Guarulhos (GRU) para Cuiabá (CGB), Campo Grande (CGR), Florianópolis (FLN), Vitória (VIX) e Salvador (SSA);

– De Brasília (BSB) para Palmas (PMW), Belém (BEL), Rio de Janeiro/Santos Dumont, Teresina (THE), Campinas (VCP) e Manaus (MAO);

– De Salvador para Campinas, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Maceió (MCZ), Vitória, Brasília e Natal (NAT).

 

No âmbito dos mercados regionais, a Companhia também avança a oferta para destinos diversos, em todas as regiões do Brasil. Destaques:

– De Guarulhos para Vitória da Conquista (VDC), Petrolina (PNZ), Juazeiro do Norte (JDO), Jericoacoara (JJD), Cascavel (CAC), Caxias do Sul (CXJ), Uberlândia (UDI), Montes Claros (MOC), Londrina (LDB), Presidente Prudente (PPB), Joinville (JOI) e Araçatuba (ARU);

– De Salvador para Porto Seguro (BPS) e Vitória da Conquista;

– De Brasília para Carajás (CKS) e Barreiras (BRA);

Por fim, a GOL ainda retomará, em setembro, duas de suas rotas: as que ligam Congonhas a Vitória e o RIOgaleão a Goiânia.

“A malha aérea de setembro é resultado da busca do equilíbrio entre capacidade e demanda e leva em consideração os horários de voos mais convenientes para os Clientes, permitindo que se façam rápidos deslocamentos para localidades distribuídas por todo o Brasil. A estratégia de crescer nos maiores mercados nacionais e nos destinos regionais reforça a abrangência da nossa malha e a adaptabilidade do modelo de negócios de sucesso da GOL”, afirma Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.

Nesse processo de retomada do turismo brasileiro e da volta gradual das viagens corporativas, a Companhia se apoia na confiança em seus rigorosos protocolos de Segurança praticados a bordo e nos aeroportos onde mantém operações. São medidas certificadas com o selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19, voltadas para resguardar a Saúde e o bem-estar de todos os seus Clientes, Colaboradores e parceiros.

Os bilhetes para o mês de setembro já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site www.voegol.com.br, no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

Para consultar toda a malha aérea de setembro da GOL, clique aqui.

TAP com 941 voos por semana no Inverno incluindo 101 à partida do Porto

 

A TAP anunciou hoje que vai ter mais 91 voos semanais em dezembro do que a sua oferta atual de pico de verão.

Este inverno, a companhia vai realizar mais 91 voos por semana do que aqueles que oferece atualmente, no pico de verão, período que é tradicionalmente o de maior atividade nas companhias aéreas.

O plano de voos da TAP para o Inverno IATA, que tem início a 31 de outubro e se prolonga até 26 de março de 2022, prevê, no período de pico de operação programado pela Companhia, um total de 941 voos de ida-e-volta por semana, mais 91 frequências semanais do que as 850 que a Companhia está a oferecer este verão.

Este aumento da oferta da TAP no pico de inverno dá um sinal positivo e de confiança na recuperação da procura de viagens, em linha com as projeções internacionais para o setor, contribuindo para as perspetivas de recuperação operacional e económica da empresa.

Nos aeroportos nacionais, a TAP vai realizar 101 voos por semana à partida do Porto, ligando diretamente a Invicta a Lisboa, Funchal, Londres, Paris, Zurique, Genebra, Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Madeira vai beneficiar de 49 voos por semana para Lisboa e Porto. Ponta Delgada terá 15 voos por semana para Lisboa e a Terceira sete frequências semanais para a capital. Faro vai ter 21 voos semanais para Lisboa.

No total, a TAP vai ligar Portugal a 37 cidades do resto da Europa, com 585 voos por semana. As ligações semanais diretas a África e Médio Oriente vão ascender aos 93 voos para 15 destinos.

Nos Estados Unidos da América, México e Canadá, a TAP vai repor a operação em todas as rotas em que já operava antes da pandemia, com um total de 59 voos por semana em 11 rotas – Boston, Newark (à partida de Lisboa e do Porto), Washington, Nova Iorque (JFK), Miami, Chicago, San Francisco, Montreal e Toronto (Canadá) e Cancun (México).

Para o Brasil a transportadora vai oferecer 52 voos semanais nas 12 rotas que vai operar este inverno e, por fim, para a Venezuela, a transportadora aérea vai realizar um voo por semana.

Referência ainda para a grande novidade da TAP para este inverno IATA, a já anunciada inauguração de voos regulares para Punta Cana, na República Dominicana, com uma oferta de três ligações semanais.

A TAP continua assim a consolidar e diversificar a sua operação no hub de Lisboa, oferecendo aos clientes casa vez mais opções de destinos e de viagens e aumentando também a sua oferta nos restantes aeroportos nacionais.

Com o aumento da operação programado para este inverno, a TAP dá também sequência ao seu papel de central importância para a economia portuguesa, ao promover a chegada de turistas das mais variadas partes do mundo e estimular os negócios do setor do turismo.

Paralelamente, com o reforço de voos neste inverno, a Companhia assegura também, em períodos tão importantes como o Natal e Ano Novo, as viagens das comunidades portuguesas e torna possíveis as reuniões familiares dos portugueses que se encontram distantes das suas famílias.

Microssatélites lançam o futuro dos jovens portugueses

 

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor acolhe, entre hoje e 5 de setembro a 8.ª edição do CanSat Portugal. Nesta competição anual desde 2014, alunos do ensino secundário de todo o país lançam modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) está integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

A equipa vencedora das treze a concurso representará Portugal na final internacional, que se realiza este ano em formato online, através das plataformas digitais da ESA – European Space Agency (Agência Espacial Europeia). Este ano, os MiniSalSat (Colégio Salesianos de Lisboa), vencedores da 1.ª edição do CanSat Júnior farão uma participação especial, extra-concurso. A competição regressa após um interregno desde 2020 e, ao longo das oito edições, já contou com a participação de mais de 700 jovens do ensino secundário.

O júri que avaliará os projetos conta com a participação de Ricardo Conde (presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space), Rui Agostinho (professor auxiliar do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), Eduardo Ferreira (vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e chefe de Divisão da Manutenção da NAV), Agostinho Fonseca (professor auxiliar de sensores e sistemas do Instituto Superior Técnico), Duarte Cota (professor e coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores – ENTA – e ex-participante como professor de edições anteriores da competição, tendo já sido campeão nacional e europeu) e Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva).

Na sexta-feira, 3 de setembro, os microssatélites serão lançados de uma altura de 1000 metros*. Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolher dados científicos e imagens para desenvolver uma proposta que será avaliada por vários especialistas. A sessão de encerramento ocorre no dia 5 de setembro, domingo às 16:00 e contará com a presença de Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Ricardo Conde, Diretor Geral PT SPACE, e representantes ESA. Mais detalhes no programa infra.

Foto: Pepe Brix

O CanSat Portugal 2021 é organizado pelo ESERO Portugal, um projeto educativo da ESA – European Space Agency (Agência Espacial Europeia) e da Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

A organização sublinha que este evento cumpre as normas previstas da DGS e não é aberto ao público em geral.

Air France reforça oferta na Europa e prolonga Faro-Paris no Inverno de 2021

 

A Air France anunciou hoje que prossegue a adaptação da sua rede e o reforço do seu serviço para destinos de “lazer”. Após anunciar a abertura de Zanzibar (Tanzânia), Colombo (Sri Lanka) e Muscat (Omã), a companhia acaba de desvendar novos destinos no inverno de 2021 (outubro 2021 – março 2022), oferecidos a partir de Paris-Charles de Gaulle e Paris-Orly.

No que respeita a Portugal o maior destaque vai para a continuação da operação da rota entre Faro e París, no Inverno.

Estes destinos podem ser alcançados a partir de Lisboa, do Porto ou agora de Faro no Inverno (em continuação do verão) via hub da companhia em Paris-CDG.

Novidades no inverno de 2021:

De Paris-Charles de Gaulle:

Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha): 2 voos semanais às segundas e sábados a partir de 1 de novembro de 2021, operados em Airbus A319 de 143 lugares.

Rovaniemi (Lapónia, Finlândia): até 2 voos semanais às quartas e aos sábados, de 4 de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022, operados em Airbus A319 de 143 lugares.

De Paris-Orly:

Berlim e Munique (Alemanha): voos diários a partir de 31 de outubro de 2021, operados em Airbus A318 de 131 lugares. Estes voos vêm completar a oferta da Air France a partir de Paris-Charles de Gaulle.

As rotas de verão entre Paris-Charles de Gaulle e Sevilha (Espanha), Las Palmas (Ilhas Canárias, Espanha), Palma de Maiorca (Ilhas Baleares, Espanha), Tânger (Marrocos), Faro (Portugal), Djerba (Tunísia) e Cracóvia (Polónia) serão também continuadas no inverno de 2021.

Os horários e preços estão disponíveis em airfrance.pt, mantendo-se naturalmente sujeitos a alterações dependendo das restrições de viagem. Antes de qualquer viagem, a Air France convida os seus clientes a verificar as condições de entrada e os documentos exigidos na chegada ao destino. Para obter mais informações, visite airfrance.traveldoc.aero.

Avião da Azul com pintura da Disney realizou primeiro voo de testes

 

A primeira aeronave da Azul a receber uma pintura especial relacionada com a Disney realizou hoje o seu primeiro voo de teste.

Trata-se do futuro A320neo PR-YSH, com o número de série 10582 e matrícula de testes F-WWOT.

A Azul anunciou recentemente que os seus clientes teriam a oportunidade de embarcar num avião especial do Rato Mickey, personagem amada da Disney.

O Airbus A320, que foi  pintado de vermelho, amarelo e preto, pode transportar até 174 passageiros e vai passar por aeroportos de mais de 40 cidades brasileiras, incluindo o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A companhia refere que vai ter  outras aeronaves temáticas da intitulada “A Frota Mais Mágica do Mundo” até 2022, durante as comemorações dos 50 anos do Walt Disney World Resort na Flórida.

Voo de regresso: TAP realiza voo charter entre a cidade do Porto e St. Maarten (com vídeo)

 

A TAP Air Portugal operou esta madrugada o segundo voo charter, desta vez entre a cidade do Porto e St. Maarten. O primeiro voo foi operado no dia 24 de julho, no sentido inverso.

Este segundo voo tratou-se do voo de regresso dos portugueses que vieram passar férias ao norte do país.

Este voo TP9130 foi operado pelo A330-900 CS-TUI, tendo descolado da cidade do Porto pelas 11h19 (hora local) e aterrado em St. Maarten às 13h32 (hora local).

Com este voo é possível encurtar para mais de metade, 8 horas, o número de horas necessárias para chegar ao destino.

De recordar que esta operação foi realizada no ano passado pela HiFly e muito se falou o porquê de não ser a TAP a realizar.

De barco até St. Maarten

Quase metade da população da ilha francesa de S. Bartolomeu são emigrantes portugueses.

Num curto espaço de 24 quilómetros quadrados vivem cerca de 2750 nortenhos e que, numa ilha sem aeroporto, tem de realizar a viagem de barco até à ilha vizinha de S. Martinho (Saint Maarten), pertencente à Holanda.

Os portugueses passaram a emigrar para as Caraíbas há pouco mais de 20 anos, trabalhando essencialmente nas áreas da construção civil e do turismo. Nos últimos anos, no entanto, começaram a emigrar para a ilha, território pertencente à França, jovens com formação superior em enfermagem e arquitetura. Nas contagens mais recentes, S. Bartolomeu tinha 9279 habitantes, sendo que a maioria são cidadãos franceses.

A título de curiosidade, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana localiza-se na ilha tropical de São Martinho, nas Antilhas Neerlandesas e é o segundo aeroporto com maior movimento nas Caraíbas.

O aeroporto recebeu este nome em homenagem à então princesa herdeira Juliana dos Países Baixos.

É considerada uma das aproximações mais difíceis de todo o mundo, onde os aviões passam por cima da Praia Maho a 10 metros dos banhistas para o procedimento de aterragem. No momento das descolagens feitas pela cabeceira 10, os banhistas são “lançados” para o mar com muita força, especialmente pelos aviões de grande porte (Boeing 747 e Airbus A340).

Jet2.com orders 36 A321neos, becoming a new Airbus customer

 

Jet2.com has placed an initial order for 36 A321neos making the airline based in Leeds, United Kingdom, a new Airbus customer and a new Airbus A320neo Family operator. The order reflects Jet2.com’s ambitious fleet expansion and renewal plans. Engine selection will be made at a later date.

Philip Meeson, Jet2.com Executive Chairman said, “Jet2.com will be proud to  operate the Airbus A321neo in the years ahead.  This aircraft  is, in our opinion,  the most efficient and environmentally friendly aircraft in its class today – it will give our holiday customers a wonderfully comfortable and enjoyable experience as they travel with us for their well deserved Jet2holiday.”

The aircraft will be configured for 232 seats with an Airspace cabin featuring innovative lighting, new seating products and 60 percent larger overhead baggage bins for added personal storage.

“We very much welcome Jet2.com’s decision. Traditionally having been operating non fly-by-wire aircraft, we note with great satisfaction that after having tested a couple of leased A321s and run a comprehensive evaluation, Jet2.com is forward looking and investing in modern and future proof Airbus fly-by-wire technology. This is a testimony to Jet2.com’s vision of efficiency, quality, performance and environmentally friendly flying,” said Christian Scherer, Chief Commercial Officer and Head of Airbus International.

The A320neo Family incorporates the latest technologies, including new generation engines and Sharklets, delivering a 20 per cent reduction in fuel consumption per seat. With an additional range of up to 500 nautical miles/900 km. or two tonnes of extra payload, the A321neo will deliver Jet2.com with additional revenue potential.

At the end of July 2021, the A320neo Family had won over 7,400 firm orders from over 120 customers worldwide.

Jet2.com encomenda 36 A321neos, tornando-se um novo cliente da Airbus

A Airbus anunciou que a Jet2.com fez um pedido inicial de 36 A321neos, tornando a companhia aérea com sede em Leeds, Reino Unido, um novo cliente da Airbus e uma nova operadora da família Airbus A320neo.

O pedido reflete os planos ambiciosos de expansão e renovação da frota da Jet2.com. De acordo com a Airbus a seleção do motor será feita posteriormente.

Philip Meeson, presidente executivo da Jet2.com disse: “A Jet2.com terá orgulho em operar o Airbus A321neo nos próximos anos. Esta aeronave é, em nossa opinião, a aeronave mais eficiente e ecologicamente correta na sua classe actualmente – ela proporcionará aos nossos clientes uma experiência maravilhosamente confortável e agradável enquanto viajam connosco para o seu merecido Jet2holiday. ”

A aeronave será configurada para 232 assentos com uma cabine Airspace com iluminação inovadora, novos produtos de assentos e 60% mais bagageiros superiores para armazenamento pessoal adicional.

“Congratulamo-nos com a decisão da Jet2.com. Por tradicionalmente ter operado aeronaves não fly-by-wire, notamos com grande satisfação que, depois de testar alguns A321s alugados e executar uma avaliação abrangente, a Jet2.com está a olhar para o futuro e investindo em aeronaves fly-by- modernas. Este é um testemunho da visão da Jet2.com de eficiência, qualidade, desempenho e voo ecologicamente correto ”, disse Christian Scherer, Diretor Comercial e Diretor da Airbus International.

A família A320neo incorpora as tecnologias mais recentes, incluindo motores de nova geração e Sharklets, proporcionando uma redução de 20 por cento no consumo de combustível por assento. Com alcance adicional de até 500 milhas náuticas / 900 km ou duas toneladas de carga útil extra, o A321neo vai oferecer à Jet2.com uma potencial receita adicional.

No final de julho de 2021, a família A320neo conquistou mais de 7.400 pedidos firmes de mais de 120 clientes em todo o mundo.

TAAG pretende retomar os voos entre Luanda e o Porto

 

A TAAG indicou que está a trabalhar no process de reforçar os seus voos entre Lisboa e Luanda e retomar a sua ligação entre a capital angolana e a cidade do Porto.

Apesar do anuncio, para já, não são conhecidas datas.

O anúncio foi feito pelo director de comunicação da TAAG, Carlos Vicente, depois do ministro angolano dos Transportes, Ricardo de Abreu, ter anunciado o reforço dos voos de Lisboa e o regresso das ligações ao Porto, por forma a dar resposta a procura por parte dos passageiros.

De referir que a TAAG suspendeu em abril de 2020 os voos com destino à cidade do Porto, devido ao aumento de contágio provocado pelo Covid19 na região norte de Portugal.

Ryanair accuses TAP of blocking slots at Lisbon airport preventing competition

 

The president of Ryanair on Tuesday accused TAP of blocking ‘slots’ at Lisbon airport, preventing the growth of other airlines, and announced the launch of 26 new routes from Portugal for the winter.

At a press conference, Michael O’Leary, said Ryanair is focusing on Portugal while TAP is “cutting jobs, cutting routes” and said more could be done if TAP did not block ‘slots’ (time slots at an airport for an airline to land and take off planes).

“TAP prevents other airlines from investing in Lisbon by artificially blocking ‘slots’ at Portela airport (which it only unblocks every week) that could be used by other airlines to bring more routes, more traffic,” he said at a press conference at a hotel in Lisbon.

If TAP freed slots at Lisbon, Ryanair could already have 200 slots a week. In Porto and Faro there is no slot limitation.

“We could put more planes in Lisbon, create more jobs, help Portugal grow and recover from the Covid-19 crisis faster,” he added.

Ryanair today announced 26 new routes from Lisbon, Porto and Faro and that three more planes will be based at Lisbon airport, bringing the total to seven planes in Lisbon, in a total investment of US$300 million (almost €256 million at the current exchange rate).

He also said that it will create 300 new jobs (among pilots, cabin crew and engineers), with Michael O’Leary replying to journalists that they will be “well paid jobs”.

He also stated several times that the investment Ryanair is making in Portugal is happening without any State aid, while TAP will receive 3 billion euros.

Asked about the money Rynair receives from public entities, Michael O’Leary did not give a precise answer or exact figures.

He said that he does not receive any State aid and that the money he does receive comes from tourism bodies, but that they are “very small” sums, stating that in a campaign to promote destinations worth three or four million euros, he receives support from the bodies of each region, but that in exchange, the company invests much more in promoting destinations than it receives and has discounted tickets.

In the middle of this month, Ryanair filed a new complaint with the Court of Justice of the European Union due to the 462 million euros put by the government into TAP, authorised by the European Commission, an official source from the Irish airline told Público newspaper.

This is the second front in the legal battle opened by Ryanair against TAP, after the company filed a complaint last year regarding the 1.2 billion loan approved by Brussels, and which initiated the restructuring plan at the Portuguese airline.

In May, the Court of Justice of the European Union (EU) annulled the European Commission’s decision approving the €1.2 billion state aid to TAP, as it considered it “insufficiently founded”, but not yet obliging the return of that amount pending a new decision.

In June, Michael O’Leary, argued that state support for TAP is not an investment, but taxes collected from taxpayers and “flushed down the toilet” of the airline, an expression referred to today at a press conference.

Criticism of state support has led to an exchange of accusations between O’Leary and minister Pedro Nuno Santos.

Today, at the press conference, Ryanair’s chairman was asked whether the immediate aim of this second complaint in Brussels is to force the unlocking of slots, stating that the immediate aim is “not to waste taxpayers’ money” and “not to limit competition”, but admitting that he wants pressure on TAP to unlock the slots at Portela that it already knows it will not use this winter.

The Portuguese government has rejected “meddling and lessons” from Ryanair, stressing that investment in TAP is “structural” and regretted that the Irish company is taking advantage of a “difficult situation”.

Asked whether Ryanair would be interested in TAP, the manager said he had no interest in the Portuguese airline: “If they offered it to us for free, we would say ‘no thanks’,” said O’Leary.

In 2020, TAP was returned to the control of the Portuguese state, which now owns 72.5% of its capital, after the company was severely affected by the Covid-19 pandemic and the European Commission authorised state aid of 1.2 billion euros.

This year, at the end of April, the European Commission approved a new and interim state aid from Portugal to TAP, amounting to 462 million euros, to again compensate losses from the pandemic and, according to the airline, ensure liquidity until the restructuring plan is approved by Brussels.

Este sábado um C-295M da FAP transportou mais 19 refugiados afegãos

 

Este sábado, 28 de agosto, aterrou no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, uma aeronave C-295M com um grupo de 19 afegãos.

Este foi o segundo transporte no espaço de 24 horas realizado pela Força Aérea Portuguesa, depois de o C-130H ter transportado, na sexta-feira, 27 de agosto,  um grupo com 24 afegãos, a partir de Madrid.

De acordo com a Força Aérea Portuguesa, a aeronave saiu durante a madrugada de Figo Maduro, rumo a Paris, onde o grupo de afegãos embarcou e voltou a Figo Maduro.

Foto: FAP

A título de curiosidade o EADS C-295M é um avião de construção metálica, de asa alta, com um grupo propulsor constituído por dois turbo-prop, fuselagem e cabine de voo pressurizadas e trem de aterragem retrátil.

O C-295M foi desenhado e construído com a finalidade de transporte militar de médio e curto alcance, com a parte traseira da fuselagem equipada com uma rampa/porta hidráulica que proporciona uma diversa variedade de missões, tal como o transporte de tropas e carga, evacuações médicas, vigilância e lançamento de cargas.

O C-295M é certificado para operações em quaisquer condições meteorológicas, em condições de regras de voo visual (VFR) e em regras de voo por instrumentos (IFR).

Militares portugueses iniciam operações aéreas no Mali

 

As Forças Armadas Portuguesas informou que a segunda rotação do Destacamento da Força Aérea Portuguesa, integrado na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), com uma aeronave C295-M da Esquadra 502 Elefantes, já iniciou operações aéreas naquele teatro de operações.

Após sete dias de intensa preparação e três dias antes do previsto, o contingente português realizou o primeiro voo de Transporte Aéreo Tático, demostrando a capacidade e a prontidão dos militares nacionais.

Portugal contribui para a segurança e estabilidade regional do Mali, desde 2014, na missão de paz das Nações Unidas, com várias forças nacionais destacadas da Força Aérea, aeronaves C-130H e C-295M, respetiva tripulação e pessoal de apoio.

Passados 6 anos TAP regressa ao Faial com voo charter

 

Passados 6 anos em que realizou o seu último voo comercial, a TAP regressou hoje à ilha do Faial para a realização de um voo charter.

O voo charter TP9351 aterrou no aeroporto do Faial pelas 11h19 (hora local) e foi operado pelo Embraer 190 da TAP Express CS-TPW batizado com o nome “Coimbra”.

Posteriormente a aeronave seguiu para a cidade do Porto com o número de voo TP9092.

Na página ASAS dos Açores é possível encontrar várias fotografias e vídeos da chegada da aeronave.

De referir que a TAP deixou de voar para o Faial e o Pico, nos Açores, a partir do final de março de 2015, tendo as ligações sido asseguradas pela SATA Azores Airlines.

C-130H transporta 24 afegãos para Portugal

 

A Força Aérea Portuguesa anunciou que aterrou esta sexta-feira, 27 de agosto, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, 24 afegãos, o primeiro grupo de refugiados a viajar para Portugal, juntamente com os quatro militares do Exército Português que se encontravam desde a passada quarta-feira, no Afeganistão, empenhados na missão de retirada de cidadãos afegãos de Cabul.

O C-130H, da Esquadra 501 – “Bisontes”, aterrou no AT1 pelas 21H30.

Na receção aos militares estiveram presentes o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, entre outras entidades que estiveram presentes no local.

A titulo de curiosidade o C-130H é um avião quadrimotor, turbo-hélice, de asa alta e trem retrátil.

O acesso ao compartimento de carga na fuselagem é feito pela parte traseira do avião, que se abre em rampa, facilitando, desta forma, não só as operações de carga e descarga, mas também o transporte de cargas volumosas (viaturas pesadas), o lançamento de carga em paraquedas ou por extração a baixa altitude e ainda, o lançamento de paraquedistas.

Na configuração sanitária o C-130H pode transportar até 74 macas e, na versão C-130H-30, poderão ser evacuados até 97 feridos ou doentes.

As suas excecionais características operacionais (robustez, versatilidade, capacidade, raio de ação e autonomia), garantem à Força Aérea Portuguesa a capacidade para a realização de missões de transporte aéreo tático e transporte aéreo geral, de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento, apoio logístico às Forças Armadas Portuguesas e Forças NATO, e também operações de combate a incêndios florestais.

A Força Aérea Portuguesa possui três C-130H-30, versão que resulta do alongamento do C-130H, pela introdução na fuselagem de dois anéis, que aumentam o comprimento total da aeronave em 4,572 m, o que lhe confere maior capacidade volumétrica sem lhe alterar significativamente a “perfomance” básica.