Últimas Notícias:

Equipa técnica do Qatar a bordo do primeiro voo a aterrar no aeroporto de Cabul


De acordo com vários órgãos de comunicação social alguns países têm discutido com os Talibãs uma forma de serem retomadas as operações no lado civil do aeroporto de Cabul.

Segundo o Doha News, uma equipa técnica do Qatar chegou ao aeroporto internacional Hamid Karzai de Cabul esta quarta-feira.

Um vídeo que está a circular nas redes sociais mostra os momentos em que um avião da Qatar Amiri Flight aterrou no aeroporto de Cabul – a primeira aeronave a chegar às instalações após a retirada das tropas em 31 de agosto.

A aeronave transportava uma equipa técnica para discutir a retomada das operações no aeroporto, no mesmo grupo ia também uma equipa turca. Segundo as informações, não foi alcançado para já nenhum acordo mas as negociações ainda estão em andamento no nível de segurança e operação.

Relatórios anteriores, citando várias autoridades dos Talibãs, disseram que conversas entre os Talibãs, Qatar e Turquia estão em andamento sobre o fornecimento de suporte técnico no aeroporto. Isso também ocorreu quando um porta-voz do Taleban confirmou à Al Araby TV que o grupo pediu oficialmente ajuda do Catar na ajuda a operar o aeroporto “o mais rápido possível”.

Em declarações, o porta-voz dos Talibãs, Zabihullah Mujahid, confirmou à Novosti que a maior parte do equipamento restante do aeroporto de Cabul foi deixado destruído e que a equipa está lá para ajudar a reparar os danos.