
A KLM anunciou que está a dar o próximo passo na renovação da sua frota, com o primeiro avião Boeing 737-800, matrícula PH-BXK, a realizar o seu derradeiro voo com destino ao Aeroporto de Twente para ser desmontado e reciclado.
Após desembarcar os seus últimos passageiros em Amesterdão-Schiphol, o PH-BXK partiu para um curto voo até ao Aeroporto de Twente, onde foi entregue à AELS, empresa especializada no desmantelamento e reciclagem de aeronaves.
Os motores e a unidade de potência auxiliar (APU) foram removidos pela KLM Engenharia & Manutenção para reutilização na própria frota da KLM. Outras peças hão de ganhar uma segunda vida útil através da AELS em outras companhias aéreas ou serão recicladas.
A KLM refere que a desativação deste Boeing 737-800 faz parte do investimento de 7 mil milhões de euros da companhia na renovação da frota. Os Boeing 737 que operam atualmente em rotas europeias serão gradualmente substituídos pelo Airbus A321neo, que produz menos ruído e CO₂ do que o Boeing 737, contribuindo para um futuro mais limpo e silencioso.
Em janeiro de 2026, o segundo Boeing 737-800 seguirá também para o Aeroporto de Twente.
A KLM está a investir fortemente na modernização da sua frota: nas rotas europeias, os aviões A320neo e A321neo vão substituir o Boeing 737. Na KLM Cityhopper, os novos modelos E195-E2 estão a substituir os antigos Embraer 190. Nos voos intercontinentais, foram recentemente adicionados quatro Boeing 787-10, estando o último previsto para o início de 2026. No próximo ano, o Airbus A350-900 juntar-se-á à frota, substituindo os antigos Boeing 777 e A330.
As operações de carga estão igualmente a ser renovadas: foram encomendados três A350F para substituir os cargueiros 747.

























