Últimas Notícias:
×

Governo compra dois ‘kits’ para aeronaves militares C130 para combate a incêndios


 

O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou que o governo decidiu adquirir dois ‘kits’ de combate aos incêndios para equipar aeronaves militares C130 que estiveram em manutenção, para terem melhor operacionalidade.

“Nós temos a obrigação de, todos os dias, podermos aprimorar as respostas e poder ir mais longe, e foi isso que fizemos com a decisão que hoje tomámos de adquirir dois ‘kits’ que vão dotar as aeronaves C130 com a possibilidade de também colaborarem no combate a incêndios florestais”, anunciou Luís Montenegro.

O primeiro-ministro afirmou que se tratam de “aeronaves que ainda estão com toda a plenitude da sua utilização, algumas delas saíram mesmo das oficinas gerais de aeronáutica com redobrada capacidade, por terem tido precisamente operações de manutenção e de revitalização que lhes deram melhores condições de operacionalidade”.

“E continuaremos a fazer e a tomar todas as medidas que possam reforçar todo o dispositivo, quer do ponto de vista humano quer do ponto de vista técnico e operacional”, acrescentou.

Os kits permitirão às aeronaves transportarem até 12 toneladas de água, com possibilidade de descargas em grandes volumes de uma só vez ou de forma parcelar — significativamente superior à capacidade dos helicópteros atualmente disponíveis. O objetivo é capacitar estas unidades com maior rapidez, embora o ministro tenha destacado que isso só será possível após a adaptação das aeronaves e formação das equipas, processo que não será concluído ainda este ano.

Além desta medida, em 2026 entrarão em operação nove helicópteros Black Hawk destinados ao combate a incêndios, e que está prevista para 2030 a entrega de dois aviões Canadair.

Seleccione um ponto de entrega