Últimas Notícias:
×

UH-60 Black Hawk da FAP passa a estar disponível 24 horas por dia para transporte de doentes


 

A partir desta quinta-feira, a Força Aérea Portuguesa tem disponível mais um helicóptero 24 horas por dia para o transporte de doentes, trata-se de um UH-60 Black Hawk.

São assim quatro, agora, os aparelhos deste ramo das Forças Armadas operacionais para a missão. Quanto ao facto de algumas destas aeronaves não poderem aterrar em heliportos hospitalares, o ministro da Defesa, Nuno Melo, afirma tratar-se de um problema de “infraestruturas que, a seu tempo, terão que ser dimensionadas”.

A entrada desta aeronave em operação estava dependente da chegada dos Estado Unidos do KIT sanitário (conheça mais AQUI) para o transporte de doentes.

Este que é o segundo helicóptero da Força Aérea destacado para a emergência médica fica posicionado em Ovar. Passam a ser quatro os aparelhos disponíveis: dois helicópteros, Black Hawk e Merlin EH-101, e dois aviões.

Nuno Melo refere que a impossibilidade de alguns helicópteros militares aterrarem em heliportos hospitalares, o governante situou o problema em “infraestruturas que, a seu tempo, terão que ser dimensionadas para ações de emergência que podem bem ser necessárias”.

“Porque, se Portugal de repente tiver uma catástrofe, os transportes têm que ser feitos em helicópteros pesados, não são feitos em helicópteros ligeiros. E se os nossos hospitais, os nossos estabelecimentos ao nível de socorro, não estiverem dotados – e eu acredito que estarão a breve trecho porque o Governo está normalmente atento a tudo – de infraestruturas que permitam receber todo o tipo de aeronaves que prestam socorro, o problema não é das aeronaves, o problema é mesmo dessa capacidade que é muito fundamental”, sustentou.
“Não estava lá mais ninguém”

Esta quinta-feira também um AW119 Koala da Força Aérea Portuguesa esteve em testes nos Hospitais da Universidade de Coimbra:

E um UH-60 Black Hawk também, esta tarde, em testes no Hospital de Bragança:

Seleccione um ponto de entrega