
Esta terça-feira, 5 de agosto, a Boeing anunciou que descolou um quinto B777-9 de Paine Field no Everett, Washington, para mais uma série de testes de certificação e eventual entrada em serviço comercial.
O voo teve aos comandos o Comandante Ted Grady, o Piloto-chefe do B777X, e o Comandante Mark Brown, piloto do projeto 777-9, e realizaram um voo de 2 horas e 27 minutos para validar o desempenho da aeronave.
Durante o voo, Grady e Brown navegaram numa rota sobre Washington, atingindo uma altitude de 39.000 pés (11.887 metros) e uma velocidade de Mach 0,84 (511 nós), o que é típico para um primeiro voo.
Fizeram parte da tripulação Zach Lewis e Joel Conard, operadores de sistemas, Cody Bruinsma e Mike Deutsch, analistas de voo.
A aeronave regressou em segurança ao Paine Field às 13h30 (hora local).
“O 777-9 voa lindamente e este avião teve o desempenho que esperávamos”, disse Grady. “Agradecemos o trabalho árduo de nossas equipas que projetaram, construíram e prepararam este avião para o voo e continuamos focados em certificar o 777-9 e incluí-lo nas frotas dos nossos clientes.”
A Boeing refere que, desde que o avião saiu da fábrica no mês passado, as equipas trabalharam para abastecer o 777-9, realizar testes de motor e concluir testes de táxi.
Michael Kellner coordenou todas as disciplinas de engenharia para dar suporte à equipa de produção enquanto eles concluíam o avião e o preparavam para o voo.
“Nós importamo-nos com estes aviões; para nós são como filhos”, disse Kellner, que ingressou na Boeing como estagiário de engenharia há mais de 16 anos. “Investimos muito trabalho duro para preparar este avião e aproximar ainda mais da entrega do 777-9. É simplesmente uma imensa onda de orgulho e entusiasmo ver o nosso avião a descolar.”
Teste contínuo: O avião, que apresenta uma configuração de produção, passará por uma série definida de testes em solo e voo.
Esses testes se concentrarão em demonstrar a conformidade com os requisitos de resiliência contra interferência eletromagnética e raios.
De referir que a equipa ultrapassou recentemente 4.000 horas de testes de voo na frota de testes dedicada do 777-9, submetendo o 777-9 a uma variedade de testes e condições para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto do avião.
A Boeing sublinha que está a trabalhar para entregar o primeiro 777-9 em 2026 e que tem mais de 550 aviões 777X encomendados.

