
Em abril, a Base das Lajes, na ilha Terceira, Açores, serviu de escala técnica para, pelo menos, três caças furtivos F-35 vendidos pelos EUA a Israel.
Na altura, o canal “Spotter Island Aviation Terceira” partilhou vídeos que registavam a chegada e partida destas aeronaves, acompanhadas por dois reabastecedores norte-americanos KC-135.
A recente divulgação desta situação está a gerar forte controvérsia e já motivou pedidos de demissão do ministro da Defesa, Nuno Melo.
Segundo o jornal El País, a escala na Base das Lajes terá envolvido pelo menos seis aeronaves enviadas para Israel pela administração de Donald Trump.
Segundo o mesmo jornal, três dias depois, a 27 de abril, a revista israelita especializada em assuntos militares Israel Defense, escrevia que a sua Força Aérea tinha recebido estes três F-35 e que os mesmos tinham feito uma escala na Europa.
Revela o mesmo jornal que outros três F-35 terão também passado pela ilha Terceira em março, apesar de não ser possível confirmar este movimento.

