
A Lufthansa comemora em 2026 o 100.º aniversário da fundação da primeira Lufthansa, a companhia aérea vai fazer descolar uma série de aviões com pinturas especiais. Ao todo, seis aeronaves de diferentes sub-frotas receberão um design próprio de aniversário, que combina tradição e modernidade de uma forma renovada.
O primeiro será o Boeing 787-9 com a matrícula D-ABPU, cuja chegada a Frankfurt está prevista para dezembro.
O Dreamliner terá uma fuselagem azul-escura, sobre a qual se destaca um grande grou branco. As asas amplas do pássaro prolongam-se visualmente até às próprias asas da aeronave – um símbolo que, segundo a Lufthansa, representa movimento, elegância e a ponte entre passado e futuro. No lado esquerdo da fuselagem surge de forma destacada o número 100, e no lado direito a inscrição 1926 / 2026. Na parte inferior encontra-se igualmente um grande «100».

Após o Dreamliner, seguem-se o Airbus A380, A350, A320 e um Boeing 747-8
Além do Dreamliner, outros modelos serão pintados progressivamente com este design: um Airbus A380, um A350-1000, um A350-900, um A320 e um Boeing 747-8. Cada sub-frota terá assim o seu próprio avião comemorativo. Até ao outono de 2026, toda a frota especial deverá estar em operação – gerando atenção mundial para o ano do centenário.
Para a Lufthansa, o projeto é muito mais do que uma experiência de design. O grou, desenhado em 1918 por Otto Firle, é um dos mais antigos e conhecidos símbolos da aviação. «Representa segurança, espírito pioneiro e fiabilidade», destaca o diretor da Lufthansa Airlines, Jens Ritter. As pinturas especiais pretendem tornar visíveis estes valores e, simultaneamente, homenagear as pessoas da empresa que sustentaram a companhia ao longo de um século de história da aviação.
Novo centro de visitantes para o 100.º aniversário da Lufthansa
Para assinalar o aniversário, está também a ser criado em Frankfurt um novo centro de visitantes, diretamente ao lado da sede do grupo. Ali serão apresentadas uma Lockheed Super Star e uma Junkers Ju-52. Embora o 100.º aniversário seja celebrado no próximo ano, a Lufthansa atual faz questão de sublinhar que não é sucessora jurídica da Lufthansa de 1926, cuja história inclui também as atrocidades do nacional-socialismo. A Lufthansa moderna nasceu de uma refundação em 1953 e iniciou operações aéreas em 1955.

























