
A LATAM Airlines Group S.A. e filiais anunciaram hoje um acordo com a Embraer e planos para expandir a conectividade na América do Sul, através da aquisição de até 74 aviões Embraer E195-E2 de corredor único. O pedido inclui 24 entregas firmes e 50 opções de compra.
As entregas dos 24 aviões terão lugar no segundo semestre de 2026, inicialmente para a LATAM Airlines Brasil e, posteriormente, com o potencial de incluir outras filiais do grupo.
A iniciativa reforça o investimento contínuo do grupo LATAM no fortalecimento das operações domésticas e regionais, apoiando-se no crescimento constante e com rentabilidade alcançado nos últimos quatro anos. A nova frota aumentará a flexibilidade nos hubs do grupo LATAM, permitindo ao grupo chegar a novos destinos e ampliar as opções de viagem dos clientes. O pedido firme dos 24 aviões está avaliado em aproximadamente US$2,1 bilhões (preço de tabela).
Conforme declarado na divulgação dos resultados do grupo LATAM no exercício de 2024, a companhia possui uma política financeira com métricas que incluem alavancagem e liquidez. Este novo investimento na frota está em conformidade com a atual Política Financeira, sem expectativa de mudanças na mesma.

“Nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem-se concentrado na expansão de sua rede aérea doméstica e regional, criando uma forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul. A decisão do grupo é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e da sua versatilidade, que nos permitirão continuar a crescer com rentabilidade, ampliando a conectividade através da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando igualmente o desenvolvimento económico e social”, afirma Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
“Esta parceria estratégica com o grupo LATAM reflete a necessidade da companhia aérea em selecionar o modelo mais eficiente e adequado para complementar a frota e apoiar o próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as filiais da LATAM liguem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente orgulhosos de que o grupo LATAM tenha feito a melhor escolha para avançar na conectividade da região e para o futuro que construiremos juntos”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
Equipado com tecnologia de ponta, o Embraer E195-E2 combina custo competitivo por assento, maior eficiência no consumo de combustível e mais conforto aos passageiros graças à sua configuração 2-2. Movido por motores Pratt & Whitney GTF e com aerodinâmica avançada e a mais recente tecnologia fly-by-wire, o avião proporciona até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação com modelos da geração anterior.
Os E195-E2 integrarão a frota do grupo LATAM, que atualmente é composta por 362 aviões: 283 Airbus narrow-bodies, 3 Airbus wide-bodies em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing. Desde 2021, que o grupo LATAM está a ampliar a sua rede aérea de 129 para 160 destinos de passageiros – um aumento de 24% – reforçando um investimento contínuo no fortalecimento das operações em toda a região.



 
  
  
  
  
  
  
 




















 
 