
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) divulgou esta semana o relatório final sobre o trágico acidente ocorrido durante o Beja AirShow de 2024, que vitimou um dos pilotos da equipa acrobática Yakstars e levou à suspensão imediata das demonstrações aéreas naquele dia.
De acordo com as conclusões do relatório, o acidente foi provocado pelo facto de o piloto da aeronave YAK 04 ter executado a manobra de transição, para a sua sequência de manobras a solo, sem ter garantido a separação/clearance em relação aos restantes elementos da formação, devido a perda de Situational Awareness.
O GPIAAF aponta ainda outros motivos para o acidente tais como:
O posicionamento da Patrulha Acrobática YAKSTARS, relativamente mais próximo da DATUM line, e mais a SUL, na fase de transição da manobra YAKER PASS para a manobra FINAL BREAK (em comparação com o executado no dia anterior);
A falta de treino suficiente da Patrulha Acrobática YAKSTARS na configuração apresentada no BAS24, e;
A ausência de um programa de treino, e respetivo registo sistemático, na Patrulha Acrobática YAKSTARS.
O GPIAAF sublinha que não houve falhas mecânicas detetadas nas aeronaves envolvidas. As inspeções revelaram que os motores e controlos estavam em conformidade com as normas técnicas e de manutenção.
O piloto que perdeu a vida era um dos membros mais experientes da formação, com centenas de horas de voo em aeronaves Yakovlev. O relatório salienta o “profissionalismo e espírito de equipa” demonstrados pelos restantes pilotos na gestão da emergência e aterragem subsequente.
Poderá ler o relatório completo AQUI

