Últimas Notícias:
×

Empresa de handling do Grupo IAG em 1º no concurso da ANAC para prestar assistência em Portugal


 

A South Europe Ground Services ficou em primeiro lugar no concurso para assistência em escala nos aeroportos portugueses, foi fundada em maio de 2024 pela Iberia, após uma sua anterior empresa ter perdido licenças em quatro dos cinco maiores aeroportos espanhóis.

A nova filial de handling é detida a 100% pelo grupo de aviação IAG (formado pela Iberia, British Airways e Aer Lingus, entre outros), tem 7.000 trabalhadores e opera em 38 aeroportos espanhóis, fornecendo serviços diversos a 150 companhias aéreas, incluindo às do grupo em que se insere.

A proposta do consórcio espanhol, detido pelo empresário e presidente do Real Madrid Florentino Perez, foi a melhor classificada pelo júri do concurso da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil para prestar assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, remetendo a da Menzies/SPdh (antiga Groundforce) para o segundo lugar.

Mas a única infraestrutura aeroportuária de grande dimensão operada pela South, com uma licença de assistência em escala, é o aeroporto de Madrid-Barajas.

A anterior empresa de handling da Iberia, a Iberia Airport Services, perdeu em setembro de 2023 as licenças que detinha em quatro dos cinco maiores aeroportos nacionais, para as empresas concorrentes Aviapartner, Groundforce/Globalia, Menzies y Swissport.

No total, foram oito as licenças não renovadas à Iberia Airport Services, nos aeroportos de Barcelona, Bilbao, Málaga, Alicante, Palma de Maiorca, Ibiza, Barcelona, Las Palmas, e Tenerife Sul.

Na altura, os responsáveis da Iberia declararam-se “perplexos” com os resultados do concurso da Aena, a gestora das infraestruturas aeroportuárias em Espanha.

Em janeiro de 2024, o grupo Iberia garantiu aos sindicatos que iria criar uma nova empresa para dar continuidade aos serviços nos aeroportos geridos pela Ibéria Airport Services, integrando a maioria dos seus trabalhadores. A South começou a operar em maio do ano passado.

Na quinta-feira, dia 16, o júri do concurso aberto pela ANAC considerou que a proposta do consórcio Clece/South garantia uma melhor afetação de meios humanos e materiais à operação nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro do que a da Menzies.

O Sintac e o Sitava, sindicatos do setor da aviação, alertaram já para “os riscos” da escolha do consórcio Clece/South, e para as consequências que a perda das licenças da Menzies pode vir a ter para os trabalhadores do setor.

Seleccione um ponto de entrega