Últimas Notícias:
×

easyJet anunciou um crescimento de 9% em 2025 com 665 milhões de libras de lucro


A easyJet apresentou esta terça-feira os resultados do exercício fiscal terminado em setembro, revelando uma melhoria sólida nos principais indicadores financeiros e um reforço estratégico na sua área de pacotes de férias, easyJet Holidays.

A companhia aérea registou um lucro antes de impostos de 665 milhões de libras, um crescimento de cerca de 9% face ao ano anterior. A receita total subiu para 10,11 mil milhões de libras, impulsionada pela forte procura durante o verão e pelo aumento da capacidade em rotas de maior rentabilidade.

Um dos destaques do relatório é o desempenho da divisão de férias, que atingiu 250 milhões de libras de lucro, superando as metas intermédias definidas pela empresa. Com este resultado, a easyJet elevou a fasquia e passou a apontar para 450 milhões de libras de lucro anual até 2030, reforçando a aposta num segmento que tem crescido rapidamente perante a procura por pacotes completos e protegidos.

Ao longo do último ano fiscal, a companhia transportou 93,4 milhões de passageiros, um aumento face ao período anterior, apoiado pela recuperação contínua do setor da aviação europeia.

Kenton Jarvis, CEO da easyJet, comenta os resultados: Desde que estabelecemos os nossos objetivos a médio prazo em 2023, fizemos progressos significativos, com o resultado antes de impostos a crescer 46% no total, dos quais 9% foram alcançados este ano através da execução contínua e bem-sucedida da nossa estratégia. A easyJet holidays está hoje a lançar um objetivo ainda mais ambicioso, após ter alcançado antecipadamente a sua meta.

O nosso foco em investir nas operações e em melhorar a experiência do cliente, proporcionando a melhor experiência de viagem, traduziu-se em melhor pontualidade, maior satisfação dos clientes e eficiências de custos este ano.

Tendo celebrado recentemente o nosso 30.º aniversário, estou orgulhoso do que a easyJet alcançou. Muito poucas empresas permanecem tão fiéis às suas raízes como a easyJet – tornando as viagens fáceis e acessíveis, ao mesmo tempo que contribuímos significativamente para o crescimento económico através do aumento da conectividade, da escolha do consumidor e da criação de emprego.

A empresa está bem posicionada para aproveitar as oportunidades significativas que se avizinham, e estamos confiantes na concretização do nosso objetivo a médio prazo de superar mil milhões de libras de lucros antes de impostos.

A easyJet sublinhou ainda que continuará a investir na renovação da frota e na expansão de destinos, mantendo a estratégia de crescimento sustentado e otimização de custos.

Terceiro ano consecutivo de crescimentos dos lucros

EBIT do ano fiscal de 2025 de £703 milhões, mais 18% (£106 milhões) em comparação com o ano anterior (Companhia Aérea +£50m, Holidays +£56m)

Lucro antes de impostos de £665 milhões no FY25, mais 9% (£55 milhões) em relação ao ano anterior (declarado lucro antes de imposto de £658 milhões)

A Companhia Aérea registou £415 milhões de lucros antes de impostos.

Capacidade ASK: mais 9% em relação ao ano anterior (Lugares: mais 4%)

Receitas do RASK: redução de 3% em relação ao ano anterior (com redução de 1% no 2.º semestre de 2025)

CASK: aumento de 3% em relação ao ano anterior (CASK ex fuel[4] melhorou 1% e CASK de combustível melhorou 7%)

easyJet holidays registou £250 milhões de resultado antes de impostos, alcançando antecipadamente o seu objetivo a médio prazo

ROCE de 18% no FY25, mais 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, em linha com o objetivo de entregar high-teen ROCE (um ROCE elevado, na faixa dos 13 a 19% indica que uma empresa está a rentabilizar o seu capital de forma eficaz).

Progressos significativos na realização dos objetivos a médio prazo

Balanço reforçado: caixa líquida de £602 milhões, mais £421 milhões em relação ao ano anterior

easyJet holidays alcançou e atualizou o seu objetivo para £450 milhões de lucros antes de impostos até 2030

A renovação da frota com aeronaves de maior capacidade prossegue conforme previsto, com 17 entregas de aviões no FY26, aumentando para 30 no FY27 e 43 no FY28

Estão a ser realizados investimentos estruturais na capacidade de inverno para reforçar a oferta aos clientes e impulsionar melhorias de produtividade e utilização – os benefícios da maturidade das receitas estão a ser registados, ainda que num período superior ao inicialmente previsto

A empresa mantém oportunidades de otimização adicional da eficiência e desempenho

O forte desempenho operacional estabelece as bases para melhorias contínuas

Seleccione um ponto de entrega