Últimas Notícias:
×

Airbus e AED Cluster Portugal assinam acordo de cooperação no âmbito do programa Eurofighter


 

A Airbus Defence and Space e o Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster Portugal) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação no âmbito da futura substituição da frota de caças em Portugal.

Ao abrigo deste acordo, a Airbus e o AED Cluster Portugal estabeleceram as bases para iniciar um conjunto de pesquisas com o objetivo de desenvolver uma proposta industrial de valor para a substituição da atual frota portuguesa de F-16 por uma solução verdadeiramente europeia: o programa Eurofighter.

Num momento em que a soberania europeia e a autonomia industrial estão no centro da nossa estratégia, a Airbus acredita firmemente que o Eurofighter é a melhor opção para esta substituição”, afirmou José Luis de Miguel, Head of Region Europe da Airbus Defence and Space. “A nossa ligação com Portugal baseia-se em décadas de cooperação, não apenas no setor civil, mas também no militar, através do programa C295 de Transporte Tático Médio, e a nossa intenção é continuar a fortalecer esta relação de confiança mútua.

“A Airbus é um parceiro internacional de referência, com uma relação de longa data com o AED Cluster Portugal”, afirma José Neves, presidente desta organização. “Este Memorando de Entendimento reforça a cooperação internacional e posiciona a indústria portuguesa nas cadeias de valor globais, promovendo um setor mais colaborativo e inovador, preparado para programas tecnologicamente exigentes. Com esta parceria, o Cluster reafirma o seu compromisso em criar pontes entre Portugal e os principais players internacionais, gerando valor económico, científico e estratégico para o país.”

Nos últimos anos a Airbus tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da cadeia de valor aeroespacial em Portugal, através de um trabalho colaborativo e com resultados demonstrados, promovendo oportunidades de inovação e crescimento em parcerias firmadas com mais de 30 empresas portuguesas e criando, até ao momento, 1.500 empregos altamente qualificados no país. Esta colaboração tem permitido à indústria nacional aproximar-se de projetos aeroespaciais internacionais, servindo os interesses estratégicos de Portugal e reforçando a base industrial europeia comum de defesa.

Sendo o maior programa europeu de Defesa, e que reúne países parceiros na NATO (Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido), o Eurofighter representa não apenas uma garantia de segurança, mas também um motor de crescimento económico e de criação de emprego. Importa referir que o programa Eurofighter assegura mais de 100.000 postos de trabalho em toda a Europa. Até ao momento, foram já encomendadas mais de 740 aeronaves Eurofighter por nove países – Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Áustria, Arábia Saudita, Omã, Kuwait e Qatar — tornando o Eurofighter o programa europeu de aviões de combate mais bem-sucedido em termos de produção. O Eurofighter manter-se-á operacional para além de 2060, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento e validação de novas tecnologias para a próxima geração de aeronaves de combate.

Seleccione um ponto de entrega