
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou que reforçou novamente o Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM), com a entrada em funcionamento em regime contínuo, 24 horas por dia, do helicóptero sediado em Macedo de Cavaleiros.
Este reforço segue-se à recente transição para operação 24 horas das bases de Évora e Loulé, concretizada a 20 de outubro, representando mais um passo na expansão da capacidade de resposta aérea do INEM em todo o território continental.
A extensão do regime noturno a Macedo de Cavaleiros foi precedida de um período de preparação e treino adicional das equipas de pilotos, atendendo às especificidades orográficas da região Norte, que exigem condições de segurança reforçadas para o voo noturno.
Com este alargamento, o INEM aproxima-se da conclusão da implementação do regime 24H em todas as bases do SHEM, prevista para 1 de novembro, assegurando a operação de quatro helicópteros de tipologia média e com capacidade para transporte de incubadoras.
O reforço do SHEM traduz um aumento significativo da prontidão e eficácia da resposta aérea do INEM, permitindo uma assistência médica mais rápida em situações de emergência, independentemente da hora ou localização.
As equipas envolvidas têm destacado o desempenho positivo das aeronaves, sublinhando a fiabilidade, estabilidade e conforto que proporcionam condições ideais para a prestação de cuidados de emergência em voo.
O SHEM é atualmente operado pela Gulf Med Aviation Services, numa operação complementada pela Força Aérea Portuguesa.
O INEM sublinha que reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de emergência médica, garantindo que os meios aéreos disponíveis operam com os mais elevados padrões de segurança, qualidade e eficiência.

























