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Azul utiliza sistema que reduz consumo de combustível e emissão de CO₂ nas descolagens


 

A Azul anunciou que está a completar, este mês, um ano e meio a utilização do sistema operacional OptiClimb, tecnologia que reduz o consumo de combustível e emissões de CO₂ durante as descolagens dos aviões. O sistema começou a ser utilizado na frota de Airbus A320 e foi implementada gradualmente nas outras aeronaves da Companhia.

Criado pela SITA, empresa global de tecnologia para aviação, o sistema OptiClimb é usado nas aeronaves Embraer, Airbus A320, A321 e A330 da Companhia. Antes da descolagem, os pilotos inserem dados do voo, como peso, rota e condições meteorológicas e o sistema calcula o perfil de subida mais eficiente, ajudando a reduzir o consumo de combustível nessa fase inicial do voo.

Em voos com aeronaves Embraer, a economia média é de 36 quilos de querosene de aviação (QAV) por descolagem. Já nos Airbus A320, o ganho chega a 77 quilos por operação. Considerando toda a rede aérea da Azul, o uso do sistema tem representado uma significativa economia mensal em combustível, além de redução na emissão de CO₂ em cerca de 3 mil toneladas por mês.

A Azul refere que a redução de gases vai ao encontro da proposta da companhia e traz ganhos ambientais. Num ano e meio, foi evitada a emissão de 28 milhões de toneladas em CO₂.

“Em uma indústria em que a eficiência operacional anda lado a lado com a sustentabilidade, ferramentas como o OptiClimb fazem a diferença. É uma tecnologia que nos ajuda a voar de forma mais consciente, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, afirma Daniel Tkacz Vice-Presidente de Operações da Azul.

Com o OptiClimb, a Azul reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade, ao investir em soluções que contribuem diretamente para a redução do impacto ambiental da aviação. A adoção do sistema reflete uma estratégia em procurar constantemente tecnologias que melhorem a operação, tornem os voos mais eficientes e ofereçam mais comodidade aos Clientes, ao mesmo tempo em que reduzem custos operacionais.

“A parceria com a Azul na implementação do OptiClimb é um exemplo concreto de como a tecnologia pode transformar a aviação de maneira sustentável e eficiente. Estamos orgulhosos de ver resultados tão expressivos. Essa conquista reforça o compromisso da SITA em apoiar o setor na busca por operações mais inteligentes, sustentáveis e fluidas”, destaca Shawn Gregor, Presidente da SITA nas Américas.

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