Últimas Notícias:
×

Aviões da família A320 parados para atualização de software


 

A Airbus ordenou que cerca de 6000 aviões da família A320 realizassem uma atualização devido a um defeito no ‘software’ de controlo de voo que pode “causar perturbações a curto prazo” e, por isso, deve ser atualizado e revisto para que a segurança de quem voa nestes aviões esteja garantida.

As atualizações de software demoram algumas horas. A TAP é apenas uma, entre várias, companhias aéreas afetadas, mas assegura que não haverá cancelamento de voos.

A Airbus emitiu esta sexta-feira um alerta para as companhias:

A Airbus identificou, consequentemente, um número significativo de aeronaves da família A320 atualmente em serviço que poderão ser afetadas.

A Airbus trabalhou de forma proativa com as autoridades de aviação para solicitar aos operadores, através de uma Alert Operators Transmission (AOT), a adoção imediata de medidas de precaução, de modo a implementar a proteção de software e/ou hardware disponível e garantir que a frota está segura para voar. Esta AOT será refletida numa Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

A Airbus reconhece que estas recomendações provocarão perturbações operacionais para passageiros e clientes. Pedimos desculpa pelo incómodo causado e trabalharemos em estreita colaboração com os operadores, mantendo a segurança como a nossa principal e absoluta prioridade.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação e a Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos apelaram às companhias aéreas que tenham estes aviões para resolverem o problema.

TAP é apenas uma, entre várias, companhias afetadas, com 55 aviões A320, mas não haverá cancelamento de voos, assegurou a companhia.

Air France, uma das maiores companhias aéreas da Europa, cancelou 35 voos devido aos problemas de ‘software’ detetados pela Airbus nos aviões A320, causados pela exposição à radiação solar.

American Airlines opera cerca de 480 aviões da família A320 e menos de metade (209) foram afetados. A companhia aérea afirma que “a correção deverá demorar cerca de duas horas por avião, devendo a grande maioria ter sido atualizada na sexta-feira e um pequeno número no sábado”, prevendo-se alguns atrasos mas evitando cancelamentos, apesar de frisar que a segurança continua a ser a sua principal prioridade.

Já a easyJet avisou os passageiros de possíveis atrasos, por estar em curso a mudança de ‘software’ nos aviões A320, e ficou de informar os clientes se houvesse alguma alteração de voo.

A Air India revelou que os engenheiros da companhia aérea já tinham atualizado o ‘software’ em mais de 40% dos aviões que precisam de o fazer e que não tinham sido registados cancelamentos.

A Wizair assegurou que realizou as atualizações durante a noite de sexta-feira para sábado.

Esta atualização surge na sequência do incidente de 30 de outubro, num voo de Cancún, no México, para Newark, em Nova Jérsia, no qual pelo menos 15 passageiros da JetBlue ficaram feridos e foram levados para o hospital, que despertou o aviso. O avião foi desviado para Tampa, na Florida.

Seleccione um ponto de entrega