
A Airbus anunciou que a Air China Cargo assinou um contrato para a compra de seis aeronaves A350F, tornando-se a primeira cliente na China continental a encomendar o novíssimo A350F.
“A introdução do A350F à nossa frota de carga existente contribui para a eficiência operacional e de manutenção. O A350F aumentará a capacidade da Air China Cargo de suportar riscos na sua operação estável a longo prazo”, disse Wang Hongyan, vice-presidente da Air China Cargo.
“Estamos muito satisfeitos em receber a Air China Cargo como a mais nova cliente do A350F. O A350F trará eficiência e desempenho de nova geração, bem como novos níveis de capacidade e flexibilidade de carregamento sem precedentes. Esperamos garantir uma integração perfeita às operações da Air China Cargo”, disse Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas da divisão de aeronaves comerciais da Airbus.
A Air China Cargo, com sede em Pequim, é a única companhia aérea de carga da China que ostenta a bandeira nacional. Desde junho de 2025, a companhia aérea opera exclusivamente aeronaves de carga no norte, leste, sul e sudoeste da China. A companhia também inaugurou 25 rotas dedicadas ao transporte de carga para as principais regiões e cidades do mundo, incluindo Ásia-Pacífico, Europa, Américas e Médio Oriente. A rede de aeronaves de carga e passageiros da companhia é complementada por mais de 1.500 rotas globais de transporte terrestre.
Projetado como a aeronave cargueira mais avançada do mundo, o A350F foi concebido para responder às necessidades em constante evolução do mercado global de carga aérea (expressa, carga geral, carga especial, etc.). Com capacidade para até 111 toneladas e alcance de 8.700 km, o A350F, equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB-97, oferece uma redução de até 40% no consumo de combustível e nas emissões de CO₂ em comparação com aeronaves da geração anterior.
Fabricado com mais de 70% de materiais avançados, o A350F será 46 toneladas mais leve que os seus concorrentes e contará com a maior porta de carga do convés principal da indústria. É o único cargueiro que responde integralmente aos padrões de CO₂ da OACI para 2027 e, quando entrar em serviço, terá capacidade de emissão de CO₂ de 50%, com a meta de atingir 100% até 2030.
Atualmente, a montagem das aeronaves de teste está a decorrer em Toulouse.
No final de outubro de 2025, a Airbus tinha 74 encomendas do novíssimo A350F de 12 clientes.

























