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Voo da TAAG operado pela HiFly atravessou uma área de turbulência severa


 

Na passada quinta-feira, 23 de março, o voo DT652 da TAAG entre Luanda e Lisboa operado pelo Airbus A330-300 da HiFly, com a matrícula 9H-HFA, provocou ferimentos em 10 pessoas, oito passageiros e dois membros da tripulação.

De acordo com as informações a aeronave atravessou uma zona de turbulência severa em céu aberto, sendo este tipo de turbulência não detetável pelos instrumentos.

Após a turbulência, as pessoas com lesões ligeiras receberam os primeiros socorros a bordo pelos Tripulantes de Cabine e dadas as condições de segurança o comandante tomou a decisão indicada em protocolo de seguir viagem, dentro do plano de voo inicial.

À chegada a Lisboa a aeronave foi recebida pelos serviços de emergência em terra no aeroporto Humberto Delgado. Segundo a companhia aérea, após a observação e avaliação feita pela equipa médica, dois passageiros e um membro da tripulação foram encaminhados ao hospital.

Os restantes passageiros desembarcaram normalmente.

O sindicato dos pilotos angolanos manifestou-se solidário com a decisão de continuar viagem do comandante. O presidente do Sindicato dos Pilotos de Angola, Miguel Prata, que também estava a bordo do avião, como passageiro, referiu que durante cerca de duas horas após a descolagem, a aeronave passou por uma zona de turbulência severa, quando se estava a finalizar o serviço à bordo, havendo uma variação de altitude.

“E que, infelizmente, embora os [indicadores para os] cintos estivessem ligados, provavelmente alguns passageiros e alguns tripulantes podiam não estar com os cintos amarrados, por isso a nossa recomendação, muitas vezes, de manter sempre que estiverem sentados os cintos apertados, porque isto são fenómenos de natureza que nem sempre se pode prever”, disse.

O comandante e a tripulação, após avaliarem as condições dos feridos que tinha a bordo e de navegabilidade da aeronave, optaram por “continuar viagem”, que Miguel Prata acredita ter sido a decisão mais correta.