O Conselho de Ministros aprovou, na quinta-feira, a realização de despesa referente à adjudicação da prestação de serviços aéreos regulares, em regime de concessão, na rota que liga Bragança, Vila Real, Viseu, Tires e Portimão, pelo período de quatro anos. A atual concessão termina a 28 de fevereiro.
Assim sendo, vai ser lançado o concurso público internacional para a concessão e está a trabalhar para acautelar que a rota não seja interrompida, uma vez que a atual concessão termina a 28 de fevereiro.
A este concurso pode candidatar-se qualquer transportadora aérea da União Europeia.
De recordar que em dezembro, numa entrevista à Lusa, o diretor de voos da Sevenair, empresa concessionária, disse que a carreira aérea podia estar em risco, lembrando que a concessão terminaria no final de fevereiro.
Segundo o responsável: “não dizemos isso com agrado nenhum, até porque acreditamos e sabemos que é uma linha com real interesse para o país”.
Além disso, se os valores apresentados pelo Governo como indemnização compensatória pela prestação do serviço se mantiverem nos moldes atuais, que têm sido de 2,4 milhões de euros por ano, e mesmo que seja proposto um ajuste direto até à conclusão de um futuro concurso, a empresa disse que não tem “nem interesse, nem condições” para continuar a operação.
A esta medida compensatória dada pelo Estado, junta-se a venda de bilhetes como receita. Mas o valor angariado tem sido insuficiente.
“Já está a dar prejuízo há algum tempo. Neste último concurso foi notório. Anualmente, só no combustível, face àquilo que apresentámos inicialmente na nossa proposta há quatro anos, tivemos aumentos [das despesas] para mais do dobro. Tivemos prejuízos só nessa vertente, a nível anual, de cerca de 300 mil euros”, detalhou Sérgio Leal, referindo ainda subidas substanciais com a manutenção das aeronaves.
“Desde 2009, nunca houve um ajuste de valores. E em 2015 acrescentámos duas rotas: Viseu e Portimão”, lamentou Sérgio Leal, que vincou que já fizeram chegar a preocupação ao Governo e à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).