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United considera fazer novo pedido de A321neo enquanto certificação do 737 Max 10 não avança


 

O presidente-executivo da United Airlines, Scott Kirby, reconhece que a transportadora norte-americana está a considera um novo pedido de Airbus A321neos para substituir Boeing 737 Max 10 encomendados anteriormente – cuja certificação permanece no limbo.

Durante a Conferência JP Morgan Industrials, Kirby disse que a mudança para A321neos é possível – mas apenas se “conseguirmos um acordo onde a economia funcione”.

Ele diz que a United está a considerar essa opção devido a atrasos na certificação do 737 Max 10 e aos problemas de produção e qualidade relacionados da Boeing.

“Por mais que eu gostasse dessas entregas, este não é um problema de 12 meses”, acrescenta Kirby sobre a Boeing. “Esta é uma questão de duas décadas.”

A transportadora tem atualmente seis A321neos em serviço e mais 174 encomendados, segundo dados da Cirium Fleets. A companhia tem pedidos de quase 350 737 Max.

Os acordos da United com a Boeing prevê em 80 entregas do 737 Max 10 este ano, 71 em 2025 e 126 nos anos seguintes até 2033. Mas com a certificação da maior variante de fuselagem estreita da próxima geração da Boeing provavelmente adiada para 2025, a United recentemente removeu essas aeronaves de seu plano de frota.

“Pedimos à Boeing que pare de construir Max 10 para nós e construa Max 9”, diz Kirby. “Se e quando o Max 10 for certificado, iremos convertê-los novamente para Max 10s.”

“O Max 10 está disponível para nós até que seja certificado.”

A United espera menos 100 entregas de aeronaves Boeing em 2024 do que o acordado contratualmente. Num documento regulatório de 29 de fevereiro, a companhia disse que espera que a Boeing entregue 63 aeronaves em 2024, em vez das 165 com as quais contava anteriormente.