Um clássico que tem voado muito ultimamente, sem dúvida, na ajuda no transporte de material contra o Covid-19.
Neste momento a aeronave encontra-se a realizar o transporte de material para o Brasil, mas 2020 o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa recebeu a sua visita.
Tratou-se de um voo humanitário, devido à crise do coronavírus, operado por este Ilyushin IL-62, sendo a única versão cargueiro atualmente em operação.
O spotter Leandro Fernandes, por motivos profissionais, teve a oportunidade de estar perto desta máquina e capturou através da sua objetiva vários ângulos.
O Ilyushin IL-62 é um quadri-jato de longo alcance soviético concebido em 1960 pela Ilyushin.
Este modelo foi o sucessor do popular turboélice Il-18, com uma capacidade para quase 200 passageiros, o Il-62 foi o maior avião a jato do mundo quando voou pela primeira vez em 1963.
O Ilyushin IL-62, com a matrícula EW-450TR (número de série 4546257) pertence à companhia aérea bielorrussa Rada Airlines que é especializada no transporte de carga no continente africano.
O modelo tem 34 anos e 4 meses, tendo sido fabricado e entregue em dezembro de 1985 à companhia aérea estatal da Alemanha Oriental Interflug, tendo posteriormente sido transferido para a Aeroflot.
Em 2006, o EW-450TR comprado e convertido em avião de carga pela Kazan Aircraft Production Association, para o transporte de componentes aeronáuticos para a montagem de aeronaves como o Tupolev Tu-204.
A título de curiosidade, a 16 de agosto de 2018, quando o IL-62 fazia um voo entre o Cairo e Cartum, no Sudão, saiu da pista durante a aterragem.
Segundo os relatos da altura, no momento da aterragem chovia com muita itensidade e, segundo os pilotos, a pista estava bastante escorregadia.
A bordo seguiam 9 tripulantes, não tendo havido registo de feridos do acidente.
Depois de muitos meses parado, o IL-62 voltou aos céus.