Últimas Notícias:

Turkish Airlines estará interessada na compra da TAP


 

De acordo com o “Jornal de Negócios” desta segunda-feira, a Turkish Airlines, está a estudar a aquisição da transportadora aérea portuguesa, uma oferta deverá rondar os 1,9 mil milhões de euros.

A TAP está na mira da Turkish Airlines, noticia em manchete o “Jornal de Negócios” desta segunda-feira, com uma proposta que, a ser feita, deverá rondar os 1,9 mil milhões de euros. Porém, a oferta em estudo só será feita se for possível à companhia aérea turca obter uma posição maioritária no capital da transportadora portuguesa, atualmente num processo de reestruturação que implica difíceis negociações entre o Estado português e a Comissão Europeia.

As démarches da Turkish Airlines, detida a 49% pelo Estado turco, pela recentemente resgatada TAP estão a ser feitas através de vias diplomáticas, esclarece o jornal, apesar do Governo não ter sido informado da intenção de compra. Só depois das eleições é que a Turkish negociará com o Executivo que delas sair, já que o atual liderado por António Costa prefere manter a maioria do capital nas mãos do Estado.

A oferta supera a diferença entre o dinheiro que será injetado na TAP pelo Estado, a rondar os 2 mil milhões de euros, e os 3,7 mil milhões de euros que a transportadora aérea portuguesa necessitará na pior estimativa da reestruturação. O objetivo é as duas companhias trabalharem em complementaridade, cada uma com a sua área de influência, repartida entre Oriente e Ocidente.

Segundo aquele jornal, a Turkish Airlines — detida em 49% pelo Estado turco — manifestou o seu interesse na TAP por vias diplomáticas. O objetivo seria criar uma parceria estratégica que permitisse às duas companhias aéreas funcionar complementarmente ao nível de plataformas, agilizando as ligações entre o espaço aéreo mais ocidental — a partir de Portugal — e o Oriente.

A companhia turca está, assim, disposta a investir 1.900 milhões de euros neste negócio, um valor que tem por base os valores previstos no plano de restruturação da TAP. A companhia portuguesa já recebeu 1.662 milhões de euros do Estado, sendo que, no pior cenário, poderá vir a precisar de até 3.700 milhões de euros. Ora, a proposta da Turkish Airlines cobre a diferença até esse limite.

A empresa, em reação às notícias, emitiu um comunicado onde sublinha que “de momento” não está a contemplar qualquer aquisição de uma companhia aérea internacional. “Não temos qualquer iniciativa em curso para investir numa companhia aérea internacional, mas estamos sempre abertos a avaliar investimentos estratégicos”, explica a empresa.

A Lufthansa e a Air France são outras possíveis concorrentes na futura reprivatização da TAP, que por sua vez reduziu os prejuízos nos nove meses de 2021 face ao período homólogo, beneficiada pelo regresso do turismo.