A Transavia foi a primeira companhia aérea a retomar a operação no aeroporto de Paris-Orly hoje, com um primeiro voo para o Porto esta madrugada. De forma simbólica, a companhia aérea low-cost do grupo Air-France-KLM reiniciou o serviço no seu hub da capital francesa pela rota histórica Porto-Paris-Orly – o primeiro voo na história da Transavia France aconteceu a 12 de maio de 2007.
La tradition est que les grands événements sur un aéroport @ParisAeroport soient marqués d’un « water salute » . C était le cas à 6h ce matin pour le premier vol à #Orly, après 13 semaines de fermeture, de @transaviaFR . pic.twitter.com/La3GqU0mpS
— Augustin de Romanet (@Romanet) June 26, 2020
Ao longo dos anos, essa rota estabeleceu-se como a primeira da companhia em número de passageiros. Nos próximos dias, a Transavia retoma também progressivamente o seu programa de voos entre Paris-Orly e Faro, Lisboa e Funchal.
Igualmente a partir de hoje, a Transavia inicia a sua operação de/para a vibrante e histórica cidade do sul de França, Montpellier, com várias novas rotas, incluindo Faro-Montpellier (a partir de hoje; 2 voos/semana), Porto-Montpellier (2 voos/semana) e Lisboa-Montpellier (3 voos/semana), ligações a serem operadas em julho e agosto.
Estes anúncios estão naturalmente sujeitos à evolução da atual situação sanitária.
Nathalie Stubler, CEO da Transavia France, afirmou: “A reabertura de Orly é um símbolo do regresso de turistas e dos reencontros amicais e familiares, mas também de retoma da atividade económica em toda uma região. Para festejar este reinício, decidimos efetuar o primeiro voo de Orly na nossa primeira rota histórica Paris – Porto. Hoje, estamos orgulhosos de ser a primeira companhia a propor metade dos destinos com partida de Paris-Orly. Agradecemos ainda às autoridades e a todas as equipas do Aeroporto Paris e da Transavia que trabalharam para a reabertura de Orly e que vão permitir aos passageiros viajar com toda a segurança.”
Após reabrir as suas primeiras ligações de Lyon e Nantes para Portugal (Faro, Lisboa e Porto) a 15 de junho passado, desde aí e até hoje o único mercado de operação de/para França, novos destinos e rotas estão a ser retomados e oferecidos em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Croácia, Irlanda e Islândia, agora também de/para os aeroportos de Paris-Orly e Montpellier. A Transavia planeia realizar 25% do seu programa de voos e, este verão, em França, vai servir a mais de 50 destinos de Paris-Orly – ou 80% dos destinos planeados no seu programa inicial.